O contrato de concessão da BR-040, no trecho que vai de Juiz de Fora ao estado do Rio de Janeiro, foi assinado pelo Consórcio Elovias nesta quinta-feira (2). Com investimento de R$ 8,8 bilhões, a expectativa é que melhorias sejam realizadas no percurso onde quase 50 mil motoristas trafegam diariamente. A cerimônia de assinatura do documento foi realizada em Petrópolis (RJ), com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, e do ministro dos Transportes, Renan Filho.
De acordo com o edital, a nova concessionária tem o prazo de até 30 dias para assumir o trecho, que estava sob administração da Concer desde 1996. Entre as melhorias previstas pela Elovias estão a duplicação da Serra de Petrópolis, demanda antiga da população. Com as obras, ao invés das 4 faixas atuais, a estrada contará com 6 pistas.
As escavações de um túnel no trecho de subida da serra, interrompidas em 2016, também devem ser retomadas. O túnel irá reduzir em cinco quilômetros a distância entre o Rio de Janeiro e Petrópolis, além de desviar o tráfego de grandes veículos. Duplicações, faixas adicionais, vias marginais, túneis, passarelas, ciclovias, pontos de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para motoristas profissionais estão entre outras alterações previstas.
O contrato tem duração de 30 anos. A expectativa é que as obras gerem cerca de 72 mil empregos diretos e indiretos, dinamizando a economia de Juiz de Fora, Três Rios, Petrópolis, Duque de Caxias e o próprio Rio de Janeiro. “Estamos empenhados em cumprir o contrato de forma célere e trazer maior segurança e comodidade para os motoristas. Esse é o nosso compromisso”, disse o presidente do Conselho Elovias, Roberto Ribeiro Capobianco.
O trecho tem 218,9 quilômetros de extensão e é considerado um dos principais corredores rodoviários do Brasil, por onde passa toda a carga que vai para Minas Gerais e o Centro-Oeste. Também é apontado como estratégico para o turismo da região serrana do Rio de Janeiro. “Agora vamos começar a ver as obras de fato sendo executadas e as mudanças na rodovia acontecendo. Isso vai contribuir muito para o desenvolvimento econômico e turístico de Petrópolis e municípios vizinhos, além de impactar no dia a dia de todos que utilizam a serra”, afirmou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.
“No Rio de Janeiro, os três principais conjuntos de obras estavam parados, mas nessa gestão, todos estão andando. As obras da subida da Serra das Araras, já estão com mais de 50% de execução. O Contorno em Magé-Manilha também avança em ritmo acelerado. E hoje anunciamos a retomada das intervenções na BR-040, que vão impulsionar o desenvolvimento do estado e devolver qualidade de vida a todos que utilizam a rodovia”, destacou Renan Filho.
Estrada histórica
Inaugurada em 1861 por Dom Pedro II e batizada como Estrada União e Indústria, a BR-040 foi a principal rota dos barões do café e dos comerciantes, ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis, cidade serrana que servia de refúgio à família imperial durante longas temporadas de verão.
A Serra de Petrópolis está encravada na Serra do Mar, que é marcada por relevos íngremes e vales profundos, e sempre foi um obstáculo natural entre o litoral do Rio de Janeiro e o interior de Minas Gerais.
O trecho Rio-Petrópolis da rodovia foi o primeiro a ser pavimentado no Brasil, em 1928, por determinação do então presidente Washington Luís. Nos anos seguintes, a infraestrutura foi estendida até Juiz de Fora e, durante o governo de Juscelino Kubitschek, consolidou-se como uma das principais ligações com Brasília, a nova capital federal.
Os novos aportes irão contribuir para o desenvolvimento regional e a mobilidade, além de reduzir custos logísticos e atrair novos empreendimentos para a região. A geração de renda é outra externalidade positiva, uma vez que se espera a criação de mais de 72 mil postos de trabalho.
“Após os primeiros 100 dias do contrato, contando a partir de hoje, nós vamos voltar aqui para prestar conta à sociedade e dizer o que foi feito, o que mudou. É uma nova fase para essa rodovia”, finalizou Renan Filho.