Ícone do site Tribuna de Minas

CNU: veja o que pode levar ou não no dia da prova

cab6a787 c8c8 46bd ad5c 2b51b4818be8

(Foto: Agência Brasil)

concursos-imagem1473707003
Prova do CNU será aplicada neste domingo, inclusive em Juiz de Fora (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado neste domingo (5), em dois turnos, para os 2,1 milhões de inscritos — maior número de candidatos em concurso já realizado no Brasil. A prova será disponibilizada em 288 municípios, inclusive Juiz de Fora, com resultados previstos para 30 de julho e convocação no dia 5 de agosto. São 6.640 vagas com salários que podem chegar a R$ 20 mil.

A prova será aplicada em dois turnos. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, com início de aplicação às 9h e 2h30 de duração. À tarde, os portões abrirão às 13h e serão fechados às 14h, e as provas serão aplicadas a partir de 14h30, com 3h30 de duração. De acordo com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), o candidato terá de apresentar na prova o documento de identidade original com foto. Os aplicadores não aceitarão cópias de identidade. 

PUBLICIDADE

Caso o documento de identidade seja digital, o concursante deverá acessar o aplicativo apenas na entrada da sala. Por isso, é importante que já tenha o aplicativo baixado no seu celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.

PUBLICIDADE

Apesar de não ser obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recomenda levar o cartão de confirmação no dia da realização da prova. Este cartão traz informações do número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa inscrita terá direito a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. 

Caneta: só preta e transparente

A prova deverá ser realizada com caneta preta transparente. Caneta azul não será aceita. Caso esqueça a caneta preta, não pode pedir ao concorrente uma emprestada, pois não é permitido se comunicar durante as provas. Por isso, também é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.

PUBLICIDADE

Objetos proibidos no CNU 

O edital menciona que caso o candidato seja pego em uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro será automaticamente eliminado. Entre os objetos proibidos estão: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares e microcomputadores portáteis.

Além disso, os estudantes terão que guardar todos os itens, como celulares (que deverá ficar desligado durante toda prova. Atenção! Lembre-se de desativar alarmes!) e eventuais aparelhos, nos envelopes de porta-objetos na entrada da sala de prova.  Os envelopes serão lacrados e identificados pelo aplicador antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas e deverão ser guardados embaixo da carteira. 

PUBLICIDADE

Os candidatos só poderão abrir os envelopes com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizarem as provas e estiverem do lado de fora dos locais de prova.

Os candidatos também serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações.

Alimentos e roupas permitidos 

Em relação à alimentação, o candidato poderá levar alimento e água no dia prova, mas as embalagens devem estar lacradas, e as garrafas precisam ser transparentes.

PUBLICIDADE

É recomendado que os estudantes utilizem roupas e sapatos confortáveis, mas não será permitido uso de relógio, óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

Caderno de provas e o tempo 

Para reforçar a segurança do Concurso Nacional, os candidatos não poderão levar o caderno de provas, em nenhum dos turnos, segundo o MGI.

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos é de duas horas. Caso termine antes do tempo, aproveite para revisar as questões. Caso o inscrito saia antes, será eliminado do concurso.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile