Campanhas de Natal 2017: saiba como ajudar

Instituições públicas, organizações não-governamentais, empresas privadas, grupos e cidadãos isolados se mobilizam para ajudar a quem precisa

Por Tribuna

13/11/2017 às 14h36 - Atualizada 14/12/2017 às 12h17

O final do ano aflora a solidariedade nos cidadãos, inclusive naqueles que não têm o costume de realizar ações voluntárias ao longo do ano. É uma oportunidade para colocar em dia o espírito solidário, conhecer instituições, empresas, grupos ou pessoas isoladas que buscam ajudar a quem precisa. E, quem sabe, até se juntar a uma causa social. A Tribuna reúne abaixo algumas campanhas natalinas em Juiz de Fora. Saiba como ajudar:

Natal Solidário Unimed

A Unimed Juiz de Fora está arrecadando alimentos não perecíveis, brinquedos, material escolar e livros infantis para serem doados à crianças e famílias carentes assistidas por entidades de apoio cadastradas na Unimed. As doações podem ser feitas até o dia 22 de dezembro nos seguintes locais: Sede da Unimed JF, na Avenida Rio Branco, 2.540, Centro, no Espaço Viver Bem, Avenida Presidente Itamar Franco, 1.442, Centro, Unimed Pleno (APS), na Rua Francisco Brandi, 137, São Mateus, no Núcleo de Atendimento Unimed, Rua Fernando Lobo, 102, 11° e 12° andares, Centro, e na Unidade Benfica, Rua Marília, 510, no 3° andar do Benfica Shopping.

Campanha Praça CEU/Zona Norte

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU/Zona Norte) está realizando campanha para arrecadação de brinquedos e livros, novos ou usados em bom estado de conservação. Os objetos a serão doados para crianças da região norte da cidade, que apresentam situação de vulnerabilidade social, além de creches e abrigos. A doação pode ser feita até o dia 19, na secretaria do local, situado na Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899, Bairro Benfica. A iniciativa acontece em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) em funcionamento nas dependências da Praça, e tem como objetivo promover o fortalecimento de vínculos e resgate da autoestima dos assistidos.

Mais informações:
(32) 3690-7044

Praça Cultural

Durante a edição de dezembro da Praça Cultural em Juiz de Fora, os organizadores promoverão uma campanha de arrecadação de brinquedos. A Praça Cultural acontece nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 10h às 22h, na Praça da Estação. Além das atrações de costume da festa, como artesanato, música, food truck, cervejarias e espaço kids, a edição natalina terá um espaço para a arrecadação de brinquedos. Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação. As doações serão distribuídas no próprio sábado (9), pela Mamãe Noel.

 

Funalfa

(Foto: Gil Veloso)

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) está promovendo uma ação solidária  em prol da Casa São Camilo de Lélis, que atende a população em situação de rua. Durante todo o mês de dezembro, os produtos culturais financiados pela Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes serão trocados por itens de higiene pessoal, como barbeadores, desodorantes roll-on, hidratantes, sabonetes e pastas de dente.  Todo o material arrecadado será doado para os atendidos na instituição.

Mais informações:
3690-7044 – Assessoria de Comunicação da Funalfa

 

Natal Solidário Alameda

Foto: Divulgação/Layla Campos

Com o objetivo de “dar futuro de presente”, a campanha deste ano do Shopping Alameda busca apoiar o projeto “Jovens para o futuro”, do 27º Batalhão de Polícia Militar. A ação promove o apoio necessário para que o projeto se edifique, por meio da arrecadação de material escolar, quimono, flauta e violão. Há ainda sugestões de presentes para as crianças atendidas. Os pedidos se encontram nas bolinhas da árvore de natal especial montada no stand do shopping. Os presentes podem ser entregues no próprio stand, até dia 15 de dezembro. E é importante ressaltar que, exceto  materiais escolares, todas as doações podem ser reutilizadas. A árvore solidária funciona de quarta a sexta, das 14h às 20h, e terça, sábado e domingo, das 12h às 18h. O projeto “Jovens para o futuro” existe desde 2009 e atende a 80 crianças dos bairros Ipiranga e São Mateus, dando assistência disciplinar, escolar, cultural e de lazer. São aulas gratuitas, ministradas semanalmente por civis e militares, buscando transformar o futuro dos jovens por meio do esporte, música, teatro, artesanato, reforço escolar e línguas.

Mais informações:
Página do Shopping Alameda do Facebook.

 

 

 Projeto Cristo Ajuda

O Projeto Cristo Ajuda, criado há um ano, está realizando a campanha de Natal que busca arrecadar brinquedos, roupas e sapatos, novos ou usados. As instituições atendidas ainda não foram definidas, e serão escolhidas após a contagem das arrecadações. As doações podem ser deixadas na padaria Bom Brasileiro, na Rua Braz Bernardino, loja 97, Centro, ou na Boutique Márcia Salomão, na Avenida Rui Barbosa, 881, Santa Terezinha, até o dia 8 de dezembro.

Mais informações:
Página do projeto Cristo Ajuda no Facebook ou Instagram: @projetocristoajuda

 

Campanha de Natal do Crea Jr

O Crea Jr núcleo Juiz de Fora está arrecadando suprimentos como materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas, alimentos não perecíveis e cobertores para doarem aos idosos assistidos pelo Lar Santa Luiza de Marilac, no Bairro Furtado de Menezes. As doações devem ser deixadas no centro de vivência da rede de Ensino Doctum, na Estrada Dom Orione, s/n, Bairro Dom Bosco, na portaria do Instituto Granbery, Rua Batista de Oliveira, 1145, Bairro Granbery, na central de atendimento da UFJF ou no Cacem – Empresa Jr Fonte, no Ifet, Rua Bernardo Mascarenhas, 1283, Bairro Fábrica, até o dia 17 de dezembro.

Mais informações:
(32) 9 9139-3818 (Pedro Antônio)

 Associação dos Médicos do Barulho

A Associação dos Médicos do Barulho está realizando a campanha Natal do Barulho que busca arrecadar itens para serem distribuídos durante as visitas aos hospitais ou instituições. Para doar, os interessados devem entrar em contato com os responsáveis pelo número (32) 99832-1203 até o dia 15 de dezembro. Estão arrecadando: brinquedos novos, biscoitos, leite, café, açúcar, sabonetes, pasta de dente, escovas de dente, fraldas (qualquer tamanho), toalhas de rosto e banho, canecas de plástico, meias para adultos ou crianças e outros itens de utilidade pessoal.

A Associação dos Médicos do Barulho é uma ONG sem fins lucrativos, formada por mais de 100 voluntários, entre atores, palhaços, recreadores e profissionais de outras áreas. O projeto leva alegria a quem precisa e para isso desenvolve visitações culturais em espaços alternativos como os hospitais.

Obra Social Padre Nilton Fagundes Hauck

A Obra Social Padre Nilton Fagundes Hauck e a Biblioteca Redentorista estão com uma campanha de apadrinhamento de cartinhas. São 80 cartas de crianças e adolescentes aguardando o apadrinhamento na Biblioteca Redentorista (Avenida dos Andradas, 855, Morro da Glória). A Congregação Redentorista inaugurou, no dia 7 de agosto de 2010, a Obra Social Padre Nilton Fagundes Hauck, que está sediada no Bairro Retiro, e desenvolve um trabalho social com 80 crianças e adolescentes da região.

Mais informações:
3215-2987 (Meiry ou Mariana)

 

O conteúdo continua após o anúncio

Mamãe Noel

Foto: Fernando Priamo

A aposentada Margarida Maria Gomes, de 61 anos, se veste de Mamãe Noel e distribui, todo dia 24 de dezembro, lanches e brinquedos para cerca de 1.500 crianças de alguns bairros como Jardim Natal, Amazônia e Milho Branco, onde mora atualmente, além da Zona Rural, onde já morou. Mesmo com muito amor e dedicação ao que faz todos os anos, Margarida se encontra em uma situação difícil atualmente e, por isso, precisa de ajuda com a doação de lanches e brinquedos.

Mais informações:
(32) 9 9138-4556

 

Instituto Padre João Emílio

A instituição está arrecadando brinquedos e materiais escolares novos ou em bom estado, que serão dados de presente às mais de cem crianças atendidas pela instituição de Juiz de Fora. A data prevista para presentear os pequenos é 15 de dezembro. Os interessados em ajudar podem deixar as doações no próprio instituto, que fica na Avenida Barão do Rio Branco, 3690, no Bairro Alto dos Passos (ao lado do Bahamas 24 horas) ou ainda na Academia TotalFitt (Rua Chácara, 110/301, Santa Luzia). A arrecadação dos presentes vai até o dia 14 do próximo mês. O Instituto Padre João Emílio oferece atendimento a 135 crianças, com idades entre 7 a 11 anos, em estado de vulnerabilidade social, criando oportunidades para transformação dos pequenos através de práticas educacionais, esportivas e culturais.

Mais informações:
(32) 3212-1216

 

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino, iniciou a campanha “Natal Solidário”, que pretende arrecadar brinquedos novos. O intuito é presentear cerca de quatro mil crianças de comunidades pertencentes à paróquia.
As doações podem ser entregues na recepção paroquial, de segunda a sexta-feira, entre 13h e 20h, e aos sábados, de 13h às 18h. Os brinquedos também podem ser deixados nas comunidades da paróquia ou durante as celebrações semanais e dominicais.
No total, crianças de sete comunidades irão receber os presentes, que serão distribuídos no dia 17 de dezembro. O caminhão com os brinquedos passará na porta das comunidades fazendo a entrega. A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, 790, Francisco Bernardino.

Mais informações:
(32) 3221-5143

 

Faça um idoso ainda mais feliz

Foto: Olavo Prazeres
Foto: Olavo Prazeres

A 5ª edição da campanha “Neste Natal faça um idoso ainda mais feliz”, promovida pela Câmara Municipal, definiu o cronograma final de distribuição dos presentes aos 611 idosos que vivem em instituições de longa permanência no município. Os interessados em participar devem se dirigir ao Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), no saguão da Câmara, solicitar a listagem de presentes dos idosos, escolher um ou mais nomes, e entregar o presente até o dia 8 de dezembro no próprio CAC. As doações serão entregues no dia 12 de dezembro no Abrigo Santa Helena (9h), Lar dos Idosos Luiza de Marillac (14h), e Casa da Cidadania (16h). No dia 13 de dezembro é a vez do Hospital Ana Nery (9h), Casa de Repouso Madre Maria São Miguel (14h) e Casa São Camilo de Lelis (15h30). No dia 14, recebem os presentes os atendidos pela Fundação Espírita João de Freitas (14h).

Mais informações:
(32) 3313-4734/4941

 

Papai Noel dos Correios

Foto: Leonardo Costa

A ação, que acontece há 28 anos, tem o objetivo de estimular a solidariedade através da doação de presentes para crianças em situação de vulnerabilidade social. Alunos de mais de 60 creches, escolas estaduais e municipais, do maternal ao 5° ano, também enviam cartas para a campanha. As cartinhas podem ser adotadas até o dia 2 de dezembro, e os presentes enviados gratuitamente pelos Correios até 15 de dezembro. A estimativa é de que cerca de 11 mil cartinhas sejam apadrinhadas na cidade. No ano passado, mais de 75 mil foram cadastradas e 50 mil adotadas no Estado. Para esse ano, a expectativa é de que esse número chega a cem mil. Em Juiz de Fora, as cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis na agência da Rua Marechal Deodoro 470, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Mais informações:
blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/

 

Visitas solidárias

Iniciativa criada em 2016 por amigos que realizam visitas ao Hospital Ana Nery. O projeto tem objetivo de conversar com os pacientes assistidos, tentando confortá-los dando amor, carinho e, principalmente, atenção. Mas o grupo também busca levar itens que os atendidos necessitam, como materiais de higiene pessoal, roupas, cobertores, meias, biscoitos, entre outros. Para a campanha de Natal 2017, o Visitas Solidárias busca doação especialmente de biscoitos, chocolate (bombom ou BIS), sabonetes, creme dental, caça-palavras e pilha AA. As visitas ao Hospital Ana Nery são realizadas todos os sábados, às 13h, partindo da praça do Bairro Grama, às 12h40, sentido ao Bairro Filgueiras.

Mais informações:
Leonardo Barbosa: (32) 98809-5366 (Oi/Whatsap) / 98420-0174 (Claro).
Facebook e Instagram

 

Comboio do Bem

Completando 17 anos, o Comboio do Bem é formado por voluntários, que, somando forças, apadrinham e distribuem cartinhas do Papai Noel para crianças de Juiz de Fora e região. Em 2017, serão 439 cartinhas, a serem entregues no dia 8 de dezembro. Apae JF, Escola Estadual Maria das Dores, Instituto Bruno e Instituto Vitória serão as instituições beneficiadas. Além de voluntários independentes, já mobilizados desde o mês de outubro, participarão da ação: Correios, Bombeiros, Exército, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Marinha, Guarda Municipal e Settra.

Mais informações:
Facebook ou pelo telefone (32) 99965-8095

 

Legião da Boa Vontade

A Legião da Boa Vontade (LBV) vai ajudar mais de 100 famílias de Juiz de Fora neste Natal. Para isso, a organização está buscando a doação de alimentos não perecíveis. Os materiais podem ser entregues até o dia 11 de dezembro, na loja Ri Happy do Shopping Jardim Norte. A LBV de Juiz de Fora atende a 100 crianças (projeto Criança: Futuro no Presente!) e 40 idosos (projeto Vida Plena), com atividades socioeducativas, lúdicas e esportivas, em que são oferecidos lanche e almoço todos os dias, além de material escolar e uniforme, no caso das crianças. Os assistidos são acompanhados diariamente por educadores, psicóloga e assistente social. A campanha “Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!” tem o objetivo de entregar 1 milhão de quilos de alimentos não perecíveis, em forma de cestas, e que serão entregues a milhares de famílias atendidas pela instituição ao longo do ano e também famílias beneficiadas por entidade parceiras. A ação acontecerá em todas as regiões brasileiras.

Mais informações:
(32) 3216-1406

 

 

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia