O Censo de 2022 aponta que a população de Ubá, município localizado a 100 km de Juiz de Fora, cresceu 1,82% em relação aos números de 2010, chegando a 103.365 habitantes. O processo de crescimento do município se estende também por várias outras áreas, consolidando-o como a capital estadual de móveis em Minas Gerais. Tecnológica, moderna, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho artesanal, a indústria moveleira de Ubá e seu entorno iniciou seu desenvolvimento nos anos 1960 com o surgimento de pequenas marcenarias.
Nos anos de 1990, ganhou forças, sendo considerada vital para a cadeia produtiva regional. De acordo com os dados do Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário (Intersind), o polo moveleiro de Ubá e região integra 25 municípios. São mais de 500 empresas, desde as mais recentes até as cinquentenárias. O conjunto gera diretamente mais de 20 mil empregos e movimenta outros agentes da cadeia produtiva e do transporte do país inteiro.
“Nossos produtos se destacam entre as marcas preferenciais dos nossos clientes e consumidores. Aqui produzimos todo tipo de mobiliário: residenciais, comerciais, escolares, móveis de decoração e para todos os ambientes de convivência. Exportamos para vários países e continentes. Somos uma marca forte. Realizamos, anualmente, nossas feiras de móveis local, a FEMUR, que está consagrada como a segunda melhor feira de móveis do Brasil. Um orgulho para todos nós”, diz o presidente do Intersind, Áureo Calçado.
Proprietário da Sier, empresa tradicional do polo moveleiro e que emprega 680 colaboradores, Ismael Reis explica que a fábrica está sediada em área construída superior a 40 mil metros. Há mais de 30 anos no mercado, produz linha completa para decoração residencial, mas sua especialidade são mesas e cadeiras. A localização privilegiada do município é um dos fatores que explicam o sucesso da empresa.
“Estamos situados em uma região muito importante. A cidade é bem localizada para as rodovias. Além de ser reconhecida nacionalmente como polo moveleiro, o que atrai muitos clientes”, observa Ismael.