Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Dicas para montar seu home office e trabalhar em casa

Organização e concentração são fundamentais, além de um espaço com boas condições de iluminação natural e ventilação


Por Ana Lourenço AE

22/03/2020 às 07h00- Atualizada 25/03/2020 às 19h16

O seu cantinho de trabalho não precisa ter cara de escritório, uma boa cadeira é fundamental, e plantas e som ambiente ajudam a criar o clima (Foto: Pixabay)

Sempre adorei um bom fim de semana caseiro: um livro para ler deitada ao lado da minha cachorra, com as minhas músicas favoritas como trilha sonora e, de quebra, a melhor comida do mundo: a da minha mãe. Claro que uma balada ou um barzinho com os amigos me agrada também, mas ficar em casa tem lá seus encantos.

Porém, uma coisa é passar um tempo enclausurado durante o fim de semana; sem qualquer tipo de compromisso. Outra, bem diferente, é cumprir o isolamento por causa do aumento de casos da covid-19. Como método de prevenção, diversas empresas passaram a permitir que seus funcionários trabalhassem de casa – inclusive a que produz este jornal em suas mãos. Mas engana-se quem pensa que preparar um cantinho de home office é uma tarefa simples. Deve-se respeitar algumas regras para facilitar a execução das tarefas diárias e fazer o novo “escritório”, de fato, produtivo

Para Gabriel Schainer, contador, que desde segunda-feira está trabalhando a distância, é preciso estabelecer uma rotina. “Estou tentando fazer com que o local seja a única mudança. Acordo no mesmo horário e cumpro o mesmo período de trabalho. Manter isso me ajuda a não cair na tentação de não trabalhar”, diz. Uma tentação grande, especialmente para quem não tem um espaço destinado exclusivamente para o trabalho, como um escritório.

Já especialista no assunto, a produtora de conteúdo Julia Gouveinha – que já trabalha como freelancer há cinco anos – afirma que, além da rotina citada por Gabriel, ter uma base fixa para produzir é essencial. “Isso foi o que mais fez diferença para mim quando eu comecei a trabalhar de casa e me ajudou a ser mais organizada”, afirma.

Pode até parecer irrelevante para alguns, mas, a partir do momento que você está no conforto da sua casa, tudo pode se tornar fonte de distração. Pelo mesmo motivo, não é incentivado o trabalho de pijama no sofá durante o período. Boas condições de iluminação natural e ventilação são fundamentais. De preferência, posicione seu espaço de trabalho próximo a janelas.

Seja qual for a área destinada ao home office, ela deve ser específica e contar com todos os móveis e utensílios necessários Previna-se dispondo dos materiais normalmente já utilizados por você, evitando perdas de tempo e até mesmo de concentração durante as horas de trabalho.

Peça-chave

Neste ambiente, a cadeira é um dos itens mais importantes do mobiliário. Por causa disso, conforto e ergonomia são características indispensáveis. Além disso, tamanho e regulagem corretas podem, inclusive, evitar problemas de saúde. É aconselhável escolher um modelo de cadeira giratória, atentando-se para o tipo de rodinhas certas para o piso do ambiente. Também é indicado que tenha encosto e assento independentes, com regulagem de altura e suportes para braços ajustáveis. Certifique-se de que os seus pés sempre estejam tocando o solo e posicione o monitor de uma maneira que seus olhos consigam ver toda a extensão da tela.

O seu cantinho de trabalho não precisa ter cara de escritório. Pelo contrário. O ideal é que ele tenha a sua cara para que você se sinta mais estimulado a permanecer nele por mais tempo. Plantas, som ambiente e um aroma agradável ajudam a criar o clima. No entanto, evite o excesso.

Corredores e áreas de circulação intensa tiram muito o foco de quem está trabalhando, assim como o estímulo de imagens e cores na decoração. É importante lembrar, porém, que o momento pelo qual estamos passando é inédito. Assim como os desafios do novo home office. “Estamos diante de um momento no qual a nossa cabeça está sendo muito exigida para tomar consciência dessa realidade que está mudando muito rápido a cada dia. Estamos com medo, assustados, angustiados, preocupados e isso dificulta fazer qualquer coisa”, reflete a psicóloga e psicanalista Marielle Kellermann Barbosa.

Por isso mesmo, é importante entender que cada um deve estabelecer a sua rotina para que o trabalho seja o mais produtivo possível. Uma dica é evitar o excesso de informação, especialmente quanto ao novo coronavírus, para evitar o aumento da ansiedade. “É preciso ser mais consciente e rígido com si mesmo, pois as distrações vão existir. O tempo para se adaptar é pouco e o fluxo do trabalho deve continuar”, diz Julia.

O conteúdo continua após o anúncio

Autoconhecimento

Para ajudar nesse período de mudanças, é importante conhecer seus gatilhos de distração e criar estratégias para evitá-los. Lembre-se que, no home office, o chefe não está próximo e é preciso disciplina e foco para respeitar os prazos.

Se, como no meu caso, as notificações das redes sociais tiram o seu foco, mantenha o celular o mais longe possível e crie uma lista de afazeres do dia – nada supera o prazer dar “check” nos itens. Aliás, isso ajuda: encontrar pequenos prazeres no isolamento. Só não vale acabar com o estoque de chocolate ou café. Em tempos de isolamento no home office, a cafeína pode ser uma companheira.

Home office sem estresse

Reclusão
Durante o horário de trabalho, opte por ambientes que você consegue ficar sozinho e sem distrações: nada de celular ou televisão, a menos que seu trabalho exija.

Organização
Enumere suas tarefas e saiba priorizá-las. O que é essencial que você faça hoje?

Horários
A vantagem do home office é que você não precisa, necessariamente, cumprir as horas comerciais. Caso você funcione melhor à noite – e seja possível -, você pode adaptar sua rotina

Pets e filhos
Eles facilmente conseguem acabar com a nossa atenção. Priorize ambientes que você possa trabalhar ao mesmo tempo em que fica de olho neles brincando.

Petiscos
Aquela vontade de comer o tempo todo vai vir. A dica é nem comprar as guloseimas e já deixar prontos alguns snacks mais saudáveis, como frutas e mix de castanhas.

Otimização de tempo
Não existe locomoção ao trabalho e o tempo gasto na escolha da roupa é bem menor do que antes. Aproveite para tomar um café da manhã reforçado e colocar uma roupa confortável para o home office.

Praticidade
Deixe tudo o que você precisa à vista: papel, caneta, água e café podem dividir espaço na bancada do seu computador.

Rotina
Isolamento social não é férias. Crie uma rotina e se mantenha firme a ela para que você consiga produzir no seu trabalho.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia