Dando sequência às comemorações de seus 40 anos, a Tribuna lança, neste domingo (30), um novo minidocumentário que revisita o passado do jornal e remonta a história recente de Juiz de Fora. Neste episódio, a viagem será pelos anos 1990, década em que a cidade se reinventou uma vez mais e levou o seu pioneirismo ao extremo. No recorte histórico, não foram poucos os atores locais alçados ao protagonismo em searas diversas. Do esporte ao entretenimento, JF foi destaque e, de certo modo, um pouco a capital do Brasil durante o Governo do presidente Itamar Franco.
Com o depoimento de nomes que ajudaram a escrever a história do jornal e da cidade nos últimos anos, como Renato Dias, Paulo César Magella, César Romero, Luciane Faquini e Isabel Pequeno, o documentário relembra, por exemplo, o cinematográfico sequestro da Rua das Margaridas, que deixou a cidade em vigília e sob os olhares atentos e curiosos de toda a mídia do país.
Também foi na década de 1990, que a Tribuna contou ponto a ponto o sucesso de Giovane Gávio e de Márcia Fu na Seleção Brasileira de Vôlei, com ouro olímpico no vôlei masculino em 1996; e o bronze no vôlei feminino, em 1996. Foi também neste hiato temporal que a cidade rebolou, a cada domingo, na torcida para que Scheila Carvalho fosse eleita a morena mais famosa do país.
Na política, antes do Governo Itamar Franco, a cidade viu seus jovens engrossarem o coro dos cara-pintadas que pediam a saída do então presidente Fernando Collor. Anos mais tarde, os juiz-foranos se mobilizaram na torcida por um desfecho positivo da longa negociação que resultou na chegada da Mercedes Benz a Juiz de Fora, que recebeu a primeira fábrica da montadora alemã na América Latina.
O minidocumentário ainda relembra o chargista Bello e outras histórias como a instalação da represa de Chapéu D’Uvas, além de diversos especiais produzidos pela equipe da Tribuna ao longo de dez anos. Tudo isso e muito mais vocês podem ver no vídeo que está disponível a partir deste domingo em nossos site e redes sociais.