O Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira (16) uma morte confirmada e outras 3 suspeitas por dengue em Minas Gerais. Os dados estão disponíveis no Painel de Monitoramento de Dengue e outras Arboviroses disponibilizado pelo órgão federal.
Inicialmente, a pasta havia informado que dois óbitos haviam sido confirmados no estado este ano, nos municípios de Belo Horizonte e Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas. Entretanto, a morte notificada na capital mineira será retificada. Após consulta à Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério identificou que a anotação de óbito do paciente decorreu de erro de digitação no sistema de informação ao órgão.
Outros três óbitos, ocorridos em Planura, Ubá e Uberlândia, estão sob investigação para confirmação ou descarte da doença.
Monitoramento divergente
Apesar do Ministério da Saúde confirmar e notificar a morte por dengue em Bom Jesus da Penha, a SES-MG não atesta que o óbito tenha ocorrido em 2025. Em nota, a pasta estadual informou que há diferença entre os dados exibidos no painel do Ministério da Saúde (MS) e no painel estadual. Isso porque as metodologias utilizadas pelos sistemas para a tabulação das informações são distintas.
“Enquanto o painel do MS tabula os dados com base no início do ano epidemiológico, que começou em 29/12, o painel da SES-MG tabula os dados considerando o ano civil, ou seja, a partir de 1º de janeiro. Por conta disso, os óbitos que tiveram início de sintomas entre 29/12 e 31/12 são registrados no painel estadual como ocorridos em 2024, enquanto no painel do Ministério da Saúde aparecem em 2025” afirmou a Secretaria do Estado.
A SES-MG até o momento contabiliza 1.514 casos confirmados e três óbitos em investigação por dengue em 2025.
*Estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel