Ícone do site Tribuna de Minas

Anvisa determina recolhimento de 78 cosméticos irregulares

cosméticos
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (6), o recolhimento de 78 cosméticos considerados irregulares. A decisão atinge principalmente produtos da Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda., que somam 69 itens. A fiscalização também alcançou produtos da Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda. e da +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda., responsáveis por outras nove formulações.

Segundo a Anvisa, todos os produtos listados deveriam ter registro na Agência, mas foram apenas notificados — um procedimento mais simples e aplicável apenas a cosméticos de baixo risco. A notificação indevida impede a comprovação de segurança e eficácia, o que levou à suspensão imediata da fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso dos itens.

PUBLICIDADE

Entre os produtos suspensos da Cosmoética estão diferentes versões de progressivas, selagens, botox capilares e realinhamentos térmicos, como as linhas Buran Profissional, MS Professional, Triviê, Liberty Hair, Florac Cosmetics, Rute Rezende, Liriu Cosméticos, entre outras. Confira os produtos da Cosmoética que foram suspensos:

Também foi determinado o recolhimento do produto Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricado pela Vegan do Brasil Indústria de Cosméticos Ltda., pelo mesmo motivo: a ausência de registro obrigatório.

A fiscalização incluiu ainda a empresa +Briefing Agência de Publicidade e Representações Ltda., responsável por produtos da linha Ozonteck. Apesar de registrados como cosméticos, eles alegavam ter propriedades farmacológicas — o que é vedado pela legislação. Entre os itens suspensos estão o Sabonete Líquido OX3 Ozonteck, o Creme Dental Ozonizado Ozon Fresh Ozonteck e o Gel Corporal Ozonizado Mind Chai Ozonteck. Confira os produtos da Ozonteck que foram suspensos:

A lista completa dos produtos foi publicada pela Anvisa no Diário Oficial da União e também pode ser acessada neste link. A reportagem está aberta para o posicionamento das empresas.

PUBLICIDADE

A Anvisa reforça que produtos sem registro ou regularização não têm garantia de qualidade, segurança ou eficácia, representando riscos à saúde. Casos suspeitos podem ser denunciados à Agência por meio da Ouvidoria ou pela Central de Atendimento (0800 642 9782).

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile