Ícone do site Tribuna de Minas

Pessoas com 85 anos ou mais começam a receber vacina contra pneumonia em Juiz de Fora

Pessoas com 85 anos ou mais começam a receber vacina contra pneumonia em Juiz de Fora

Foto: Arquivo TM

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começa nesta terça-feira (6) a vacinação com a Pneumo 20 para todas as pessoas com 85 anos ou mais. O imunizante amplia a proteção contra doenças pneumocócicas, como pneumonia e meningite, e estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Serviço de Atenção à Saúde do Idoso (Sasi).

Nas UBSs, a vacinação começa às 8h30. Já no Sasi, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, 796, o atendimento será realizado das 10h às 15h. Pessoas com 85 anos ou mais que estejam acamadas também poderão receber o imunizante em casa.

PUBLICIDADE

A vacina pneumocócica 20-valente conjugada, conhecida como Pneumo 20, também oferece proteção contra otite e infecções no sangue. A estratégia foi incorporada pelo Ministério da Saúde para essa faixa etária com o objetivo de reduzir complicações, hospitalizações e mortes relacionadas à doença pneumocócica.

Segundo o Ministério da Saúde, as infecções pneumocócicas tendem a se tornar mais graves com o avanço da idade. Entre os fatores associados ao aumento da vulnerabilidade estão o envelhecimento natural do sistema imunológico, chamado de imunossenescência, e a maior ocorrência de comorbidades.

Essas condições podem contribuir para quadros mais graves de infecções respiratórias e elevar o risco de internações e necessidade de cuidados intensivos.

Documentação e esquema de vacinação

Para receber a Pneumo 20, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação. Antes da aplicação, a equipe de saúde irá conferir o histórico de vacinação pneumocócica de cada pessoa.

PUBLICIDADE

O esquema será definido conforme as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI):

Vacinação domiciliar

Pessoas com 85 anos ou mais que estejam acamadas poderão solicitar a vacinação domiciliar. Quem possui uma UBS de referência deve entrar em contato diretamente com a unidade para agendar a aplicação.

PUBLICIDADE

Para moradores de áreas sem cobertura de UBS, a solicitação deve ser feita junto à Central de Vacinas pelo telefone (32) 3214-4180.

A Secretaria de Saúde orienta que pessoas com 85 anos ou mais procurem uma sala de vacinação a partir desta terça-feira para conferir o histórico vacinal e verificar a indicação da Pneumo 20.

*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile