Ícone do site Tribuna de Minas

Cinco saladas que são uma refeição

PUBLICIDADE

A gente concorda: não tem estação do ano para comer o que se gosta. Mas os dias quentes do verão muitas vezes fazem com que nosso paladar deseje comidinhas mais leves e refrescantes, que combinam bem com o clima. Foi-se o tempo, se é que já houve, em que comer “só uma saladinha” era sinônimo de ficar com fome. Há opções balanceadas e com ingredientes variados que são uma refeição completa, que promovem saciedade, têm nutrientes diversos e, claro, conquistam pelo sabor. Conheça cinco lugares na região central de Juiz de Fora em que você encontra saladas bacanas para degustar no verão – ou quando bem quiser!

Aceite

Foto divulgação

O ponto alto da Aceite é liberdade de escolha e variedade de ingredientes. Lá você pode criar sua salada com dois tipos de folha e mais oito ingredientes, além dos molhos e das finalizações. Há proteínas, de salmão a shimeji, passando por costela desfiada e carne-seca. Também há muitos queijos, vegetais, como o espaguete de pupunha, e carboidratos, como batata-doce e macarrão parafuso. No total, são mais de 40 opções de ingredientes disponíveis. Além disso, a casa possui opções prontas de saladas como a clássica Caesar, que leva alface americana, frango desfiado, parmesão, frango grelhado, croutons e molho caesar; e a Sweet, opção autoral com alface crespa, rosbife, tomate cereja, queijo coalho grelhado, cebola palha e molho mostarda e mel.

PUBLICIDADE

Avenida Presidente Itamar Franco 2320, São Mateus
Rua Morais e Castro 300, Alto dos Passos (Shopping Alameda)
3321-1219

PUBLICIDADE

Aloha

Foto divulgação

O Aloha tem a cara do verão, com espaços ao ar livre e um cardápio com hits da estação, com sucos, açaí e, naturalmente, as estrelas deste roteiro. As opções variam sempre, mas os pratos são sempre refrescantes e com uma combinação harmoniosa de sabores. Bem na vibe da casa, a salada havaiana tem alface, abacaxi, manga, cenoura ralada, macarrão parafuso, peito de peru, passas e muçarela. Já a verão Aloha é um mix surpreendente de alface, rúcula, morango, ricota temperada, hortelã, amendoim e gergelim. Além de opções “à brasileira”, um dos destaques da casa é servir o poke, que pode ser considerado uma “salada à havaiana”, que tem vários ingredientes (entre frutas e legumes) fatiados e peixe cru, além de condimentos e finalizações, com a refrescância que o Havaí pede num pós-praia e a gente também deseja, mesmo sem mar. A casa possui opções de salmão e atum, e busca seguir à risca a tradição do prato.

Praça do Trevo do Bom Pastor s/n, Bom Pastor
Rua Santo Antônio 538, Centro

PUBLICIDADE

Espaço Café Central

Foto divulgação

Sabe aqueles dias em que você acaba se enrolando e perde a hora do almoço? Localizado no coração de Jufas, o Espaço Café Central é uma ótima pedida para comer uma saladinha (ou uma lassa, ou um sanduba, mas estes ficam para outro roteiro) a qualquer hora do dia. A casa tem opções prontas como a Toscana, com alface, rúcula, manjericão, tomate cereja, queijo minas em cubos, nozes, salaminho, frango desfiado, cheiro verde, orégano e torradinhas; a especial Verão, de alface, rúcula, frango desfiado, queijo em cubos, salsinha, cebolinha, morango, manga, kani, gergelim, azeitona preta, orégano, nozes e manjericão desidratado; a Brasileira, que leva alface, rúcula, tomate em rodelas, azeitona, cheiro verde, cebola, abacaxi e arroz integral com carne seca, entre outras. Mas você pode fazer a sua própria saladinha, com até 11 ingredientes, e um molho. Dica: dá para optar pela menor, com oito ingredientes, que serve bem quem come menos, já que a grande é bem farta.

Galeria Azarias Vilela 36, Centro
3216-8545

PUBLICIDADE

Green Station

Foto divulgação

A Green Station é uma franquia que chegou a Jufas há algum tempo, com o conceito de “fast salad”, ótimo para quem tem pouco tempo, come na rua, mas não quer abrir mão de um bom saladão. A rede é pioneira no esquema de montar a salada como você quiser (a exemplo daquela rede de massas ou aquela de sanduíches de 15 ou 30 centímetros), escolhendo os ingredientes servidos pelo ou pela atendente. Outra novidade é que o preço é calculado pelo peso, como uma comida a quilo especializada em saladas. Além disso, a loja possui também opções prontas, com nomes de capitais mundiais com o Paris (mix de alface, couve, grão-de-bico/lentilha, champignon, brócolis, milho, repolho roxo, cenoura, tomate); Roma (alface crespa, frango desfiado, queijo parmesão, croutons, tomate cereja, molho caesar); Berlim (mix de alface, rúcula, macarrão, lombo suíno, ovo de codorna, cenoura, tomate cereja, cebola roxa); Buenos Aires (mix de alface, couve, macarrão, rosbife, queijo branco, beterraba, cenoura, tomate cereja) e Tóquio (mix de alface, brócolis, atum, kani-kama, manga, tomate seco, palmito, alho poró).

Rua Santa Rita 482, Centro

Pluri Bistrô

Foto divulgação

Embora não seja especializado em saladas, o Pluri ganhou seu lugar ao sol – ou seria à sombra? – neste roteiro de verão por sua grande variedade de saladas no cardápio fixo. Diariamente, o charmoso bistrô, que funciona no esquema de self-service, tem opções variadíssimas e refrescantes de salada, que podem ser consumidas como prato único ou combinadas com ingredientes como os grelhados da casa, sempre fresquíssimos. Boa pedida para grupos diversos em que há “saladeiros”, que vão encontrar muito mais que a saladinha de folhas e tomate habitual de muitos restaurantes a quilo, e quem prefere outras opções. Agrada todo mundo.

PUBLICIDADE

Rua Marechal Deodoro 810, Centro
3212-5774

Sair da versão mobile