Ícone do site Tribuna de Minas

Quatro rangos temáticos da Copa

hamburguer são bartô
PUBLICIDADE

Mesmo que você não seja lá muito fã de futebol, não dá para fugir do clima de Copa. Você liga a TV, tem um jogo passando. Entra na internet, e pipocam notícias e memes sobre as partidas (o do tombo do técnico brasileiro Tite comemorando gol segue como um dos melhores).

Nas rodas de conversa, o assunto sempre aparece. E quem curte um cardápio diferente ainda pode entrar no clima nos estabelecimentos que prepararam comidinhas especiais, como café da manhã (já que há jogos bem cedo), hambúrgueres e drinques. Para saber onde degustar estas delícias temáticas, a Tribuna selecionou quatro lugares da cidade que usaram a criatividade para ambientar ainda mais os torcedores juiz-foranos.

PUBLICIDADE

São Bartolomeu

PUBLICIDADE

O Bartô acaba sempre dando uma pinta nos roteiros, porque novidade não falta no porquinho mais pop do São Mateus. Durante a Copa, a cada semana o gastrobar acrescentará um rango em homenagem a um dos países participantes do torneio. Já teve “fish and chips” em homenagem à Inglaterra. Para expurgar o inesquecível 7×1, a criação alemã é o Cheesenitzel, brioche tostado na manteiga, hambúrguer suíno de 150g empanado no panko, queijo prato derretido, mix de cogumelos com molho Jaeger e alface americana. Acompanha mostarda defumada da casa e kartoffelsalat (salada de batata).

País anfitrião, a Rússia é lembrada com o Bartowisky, feito de brioche tostado na manteiga, burger de frango temperado com manteiga e ervas empanado em panko, cogumelos flambados na vodca, Smetana (Sour Cream russo) e pepino em rodelas. Acompanha chips com molho de strogonoff. A pedida para harmonizar é chope Russian Imperial Stout. O grande mistério é o sanduba que irá homenagear o Brasil, que entra no menu nesta sexta-feira (29) e que ainda não foi divulgado pela casa. Até o dia da final, 15 de julho, todas estas opções estarão disponíveis.

PUBLICIDADE

Rua São Mateus, 41 São Mateus
3025-5867

Mug’s hamburgueria

PUBLICIDADE

Na Mug’s, a Rússia foi a inspiração para o hambúrguer criado especialmente para a Copa do Mundo, mas com um toque de brasilidade. O Mug’skov tem as cores verde e amarela do Brasil – predominantes no sanduíche, pela adição de um ingrediente tipicamente brasileiro, a banana, além de mozarela, mostarda e alface. A Rússia vem representada pelo seu tradicional vermelho, que aparece, no sanduba, na paleta suína. A casa só opera em delivery, então é uma boa pedida para provar o burger assistindo aos jogos no conforto de sua casa.

30252500

Vila Container

PUBLICIDADE

No Vila Container, há porções e drinques em homenagem a algumas das seleções que participam do mundial. A começar pelos comes, as batatas gratin representam a França, enquanto o burger Vila American é autoexplicativo e feito com o queijo queridinho dos EUA, o cheddar, que vem num brioche acompanhado por pepino, bacon, bife e cebola roxa. Portugal aparece nos bolinhos de bacalhau, enquanto o petisco brasileiro vai em nossas raízes nordestinas: um dadinho de tapioca com queijo coalho. Espanholíssimas, as batatas bravas, feitas com páprica, aparecem para marcar a homenagem ao país, e nossos hermanos argentinos ficam com filé com fritas, servidos com chimichurri.

A Holanda também aparece no cardápio num hambúrguer, o Vila Amsterdã, feito com brioche, queijo gouda cebola e bacon. Já a Itália é celebrada com uma caponata de berinjela, receita típica da Sicíla, servida com pão sírio. A casa também preparou uma carta especial de coquetéis, em que a Rússia é homenageada com o hypado Moscow Mule, a Inglaterra, pelo Gin Tônica, a França, pelo Clericot, e a Espanha, pelo Aperol Sprotz. Já os EUA são representados pelo Mint Julep, com whisky, hortelã e xarope mentolado. A Alemanha mistura café e vodca no Expresso Martini, com a mistura da bebida alcoólica, licor de café, expresso e um xarope. A brasilidade vem no drinque Jorge Amado, com cachaça, maracujá, xarope de cravo e canela e limão.

Rua Roberto Stiegert 4, São Pedro
33213000

PUBLICIDADE

Z Empório

Na Rua Carlos Chagas, no Baixo São Mateus, o espaço tem comidinhas deliciosas como brioches, waffles, tortas, pãezinhos, geleias e várias outras delícias. Para a Copa, além de um café da manhã todo bacanudo em dias de jogo pela manhã, a casa criou um menu especial de hambúrgueres inspirados em algumas seleções. O do Brasil é feito com um blend especial de carnes, linguiça, vinagrete, queijo e maionese de bacon, bem com cara do tradicional churrascão.

Já o sanduba francês tem um bife coberto por molho madeira e molho de queijos. Entre os pães do burger da Argentina, tem um blend original, tomate, um molho especial ‘dos hermanos’ e pimentão vermelho grelhado na chapa. Portugal é homenageado com um hambúrguer de frango, servido com salada e queijo. Por fim, os ingleses são celebrados também com um blend de carnes, bacon, ovo, presunto, queijo e barbecue.

Rua Carlos Chagas 29, São Mateus
32186248

 

Sair da versão mobile