A adoção de alimentos saudáveis no processo de reeducação alimentar ajuda no bem-estar e promove melhora na saúde. Abastecer o organismo com as fibras e minerais corretos ajuda na prevenção de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e gastrite, entre outros. Ter uma alimentação saudável associada à prática de atividade física é a receita ideal para garantir que o sistema imunológico promova a ativação das células de defesa.
Segundo a nutricionista Ana Paula Souza, a ingestão de alimentos saudáveis com alguns complementos durante a manhã podem ajudar no metabolismo. “Os ‘shots’ matinais, por exemplo, estão sempre presentes nas minhas prescrições. A partir deles conseguimos oferecer um concentrado de vitaminas, fitoquímicos e compostos bioativos com grande potencial imunológico, anti-inflamatório e antioxidante”, afirma. Confira a seguir cinco alimentos indicados pela profissional para que você acrescente na sua alimentação. Para mais dicas, acesse a página da nutricionista (@nutrianapaulasouza).
Aveia
Fonte de fibras, a aveia se destaca pela presença das betaglucanas, um tipo de fibra capaz de atuar na redução do colesterol, controle glicêmico, emagrecimento e saúde intestinal. A aveia é um alimento acessível e pode ser consumida com frutas, iogurtes, vitaminas e na preparação de receitas, substituindo a farinha de trigo.
Suco de uva integral orgânico
Rico em compostos bioativos e com alto poder antioxidante e anti-inflamatório, o suco de uva integral orgânico ocupa o top 5 dos alimentos que não podem faltar no seu dia. Fonte de resveratrol, o suco age no organismo reparando as células e combatendo os radicais livres, consequentemente retardando o envelhecimento e prevenindo doenças como câncer, doenças cardiovasculares entre outras. A indicação de consumo é de um copo por dia, lembrando sempre que o suco deve ser sem adição de açúcar e preferencialmente orgânico.
Açafrão da terra
Fonte de vitaminas, minerais e compostos bioativos, o açafrão se destaca pelo seu potencial antioxidante e anti-inflamatório. O uso do alimento pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, perda de peso e ser um aliado importante no combate das dores provocadas pela artrite. Pode ser consumido em preparações doces, salgadas, sucos ou em ‘shots’ matinais.
Frutas cítricas
Queridinhas por grande parte da população, as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi…) são fontes importantes de vitaminas, em especial a C, minerais, antioxidantes e compostos bioativos. Seu consumo diário reforça a imunidade, auxilia no combate de radicais livres e atuam reduzindo a inflamação, garantindo assim uma boa dose de saúde no seu dia. Sempre que possível, prefira as frutas, e quando preparar sucos, preserve as fibras e evite acrescentar açúcar.
Castanha do Pará
A castanha do Pará ou do Brasil é uma oleaginosa riquíssima nutricionalmente. Seu consumo diário é capaz de nos oferecer todo o selênio que precisamos no dia, mineral de grande potencial antioxidante e fundamental para a manutenção da saúde tireoidiana. Além do selênio, ela também é fonte de vitamina E, cálcio e magnésio, sendo indicada para prevenir doenças ósseas, articulares e musculares. A indicação é que o consumo não ultrapasse 3 unidades ao dia.
Leia também: Moda feminina: Confira 5 lojas que vão aderir ao Black Friday