Ícone do site Tribuna de Minas

Quatro estabelecimentos para amantes de vinho

PUBLICIDADE

Cada vez mais o vinho vem ganhando espaço no país em que a cerveja é tida como paixão nacional. Uma pesquisa realizada pela empresa de marketing do vinho Wine Intelligence e encomendada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), realizada em 2017, mostrou que dos mais de 207 milhões habitantes do país, 66 milhões beberam vinhos nos últimos seis meses e 32 milhões de pessoas, nos últimos 30 dias. Com sites que fazem espécies de consórcios de vinhos a preços atrativos e trazem informações a respeito, o Brasil vem conhecendo a cultura da bebida e se interessando por ela, quebrando, inclusive, tabus de que “vinho é bebida de inverno”, “vinho é caro”, entre outros. Com isso, os estabelecimentos também vêm se adaptando para atender este consumo crescente. Em Juiz de Fora, há inclusive bares especializados na bebida e também restaurantes com cartas com um amplo leque de opções de uvas, preços, localidades, além de estabelecimentos tradicionais com opções flexíveis para degustar um bom vinho. Listamos quatro destes espaços para você fazer seu brinde. Confira.

Raízes Bistrô

Foto Divulgação

A dobradinha clássica entre massas e vinhos certamente é um atrativo do Raízes, que além de tudo é um charme. A carta de vinhos é ampla e possui rótulos dos mais sofisticados e elaborados aos que com preços mais atrativos sem pecar pela qualidade. A carta acaba dialogando com a proposta do restaurante de comfort food, aquela gastronomia baseada em referências afetivas, já que traz, dentre as várias opções, os vinhos da vinícola Casa Geraldo, localizado em Andradas, no sul de Minas, valorizando o produto regional e possibilitando que você o conheça. Aliás, o Sul de Minas vem despontando como o grande terroir brasileiro para a produção de vinhos nobres, principalmente com uvas syrah, sauvignon blanc, cabernet sauvignon e cabernet franc.

PUBLICIDADE

Av. Senhor dos Passos 1585, São Pedro
3226-7733/ 98403-6364

PUBLICIDADE

Sapore di Calabria

Foto Divulgação

Tradição é tradição. Embora haja, hoje, o conceito de ‘wine bar’, que nada mais é do que um bar de vinhos, sempre houve perfis de estabelecimentos tradicionais que ofereciam experiências de consumo interessantes quando se trata de vinho. É o que acontece no Sapore di Calabria (se você estranhou o nome, tente “Casa d’Italia”, é o restaurante anexo, que acaba sendo chamado pelo mesmo nome da instituição). Para começar, dá para você levar o próprio vinho a um preço justíssimo. A taxa de rolha é de R$ 15, mas para reservas/mesas acima de dez pessoas, o valor não é cobrado. Além disso, a casa tem várias opções de uvas e países a preços interessantes, e pedir o vinho da casa, servido em jarra ou taça, é também sempre uma boa opção. Isso sem falar nas massas e entradas que vão bem com qualquer opção de vinho.

Barão do Rio Branco 2585, Centro
3215-1198

PUBLICIDADE

Tannat

Foto Divulgação

O Tannat é pioneiro na cidade no conceito de bar de vinhos, com uma proposta descontraída, sem firulas e com ótimo custo/benefício para que as pessoas provem bons vinhos em variedade. Há taças a partir de R$ 12, e a seleção de vinhos é semanal. Dá para pedir a garrafa? Dá. Mas o preço da garrafa equivale ao de cinco taças do mesmo vinho, e a intenção é que se prove mesmo mais variedades e se tenha mais experiências. Outro diferencial é que a equipe da casa é sempre muito solícita, gentil e capacitada, então mesmo que você entenda absolutamente nada de vinhos, o pessoal saberá orientar suas escolhas. Para quem entende, também é um rolê bacana, porque a seleção é sempre diversa em uvas, regiões e rótulos. Inclusive a casa foi inaugurada e funcionou a pleno vapor no verão, quebrando aquele estereótipo equivocado de que “vinho é coisa de frio”. Além disso, as pizzas e bruschettas da casa são deliciosas e acompanham bem qualquer escolha, sobretudo com os azeites saborizados – o de funghi é meu favorito!

Av. Dr. Paulo Japiassú Coelho 664 – Loja 105, Cascatinha
99196-7523

PUBLICIDADE

Vinho e Ponto

Foto Divulgação

Para quem passa pelo Spazio Design, o Vinho e Ponto pode parecer, à primeira vista, apenas uma importadora de vinhos, que de fato é. Na loja, pode-se comprar mais de 400 rótulos das principais regiões do mundo, de rótulos premiados a grandes achados em custo-benefício. Como há muita variedade, a equipe especializada em consultoria de vinhos e harmonizações dá aquela força para garantir que você faça boas escolhas. Tirando todos estes diferenciais, a casa ainda funciona como Wine Bar, em que você pode tomar vinhos pela taça ou pela garrafa, com opções de couvert harmonizadas. Também é uma boa ficar de olho nos eventos que o estabelecimento promove, como jantares harmonizados, workshops de harmonização e outros temas relacionados, e vários outros.

Ladeira Alexandre Leonel, São Mateus

Sair da versão mobile