Ícone do site Tribuna de Minas

5 lugares para comer peixes e frutos do mar em Juiz de Fora

roteiroCAPA
PUBLICIDADE

Muito se brinca sobre a falta de uma praia em Juiz de Fora, mas se falta areia e água salgada, não faltam bares e restaurantes para os fãs de peixes, camarões, lulas, lagostas, ostras e outras delícias. Confira cinco opções espalhadas pela cidade e com perfis, cardápios e preços variados.

Armazém do Peixe

PUBLICIDADE

O cardápio, autoproclamado “especializado em frutos do mar”, traz muitas opções com os ingredientes, de refeições a petiscos, passando por entradinhas como casquinha de siri e rolinho primavera. As porções são generosas e variadas, como o trio composto de camarão ao alho, lula na manteiga e tirinhas de peixe com molho da casa. Domingo abre para almoço, e há opções de peixes grelhados com legumes, parmegiana de peixe, traíra sem espinho. Outro plus é o preço da cerveja, que é ótimo, o que vem a calhar com uma porçãozinha de peixe frito no happy hour.

PUBLICIDADE

Av. Juscelino Kubitschek 452, Francisco Bernardino, 3221-1300

Armazém do Porto

PUBLICIDADE

O Armazém do Porto é um oásis para os aficionados por peixes e frutos do mar em geral. A primeira coisa a se destacar é que os donos do restaurante também têm uma peixaria, o que facilita o controle de qualidade dos insumos, sempre frescos e bem variados.

Isso também faz com que a casa tenha ingredientes mais raros, como arraia (o pastel de arraia é indecente de bom!), polvo, lagosta e ostras, que figuram no cardápio de acordo com a disponibilidade. Tem porções como tirinhas de peixe frito e bolinho de bacalhau, entre várias outras, e um amplo leque de escolhas à la carte, que inclui massas, grelhados com diversos acompanhamentos, risotos e pratos como moqueca, bobó de camarão e arroz caldoso com frutos do mar, além de muitas – muitas mesmo – outras opções. Há invencionices deliciosas como o cigarrete de camarão e entradas clássicas como ceviche, casquinha de siri e carpaccios. Para quem curte japonês, o deles é fresquíssimo, feito na hora e com grande variedade de ingredientes.

PUBLICIDADE

Rua Visconde de Mauá 1401, Santa Helena, 3026-2337

Bar do Bode

Situado no Monte Castelo, o Bar do Bode é famoso por sua traíra sem espinha – que vem com uma farofa dos deuses também -, mas o cardápio de frutos do mar e peixes é amplo, clássico e variado.Tem porções de peixes empanados, camarão, anéis de lula, bolinho de bacalhau e outras; e o menu à la carte tem opções como truta na manteiga, moqueca e estrogonofe de camarão. Aos fins de semana, funciona para almoço também, e as refeições são muito bem servidas, além de terem aquele tempero de comida caseira, feita com amor e cuidado.

PUBLICIDADE

Rua Nazira Mattar de Freitas 384, Monte Castelo, 3223-2386

Bar do Dodô

Apesar de um dos carros-chefe da casa não ser um peixe de água salgada, o Bar do Dodô não poderia ficar de fora da lista. O estabelecimento é famoso pelo surubim, peixe de rio que pode ser servido à moda da casa ou à parmegiana. A moqueca com camarão, a peixada e a traíra sem espinhos também são excelente pedida. No inverno, a casa serve opções como caldos de piranha e de camarão. A relação custo-benefício é excelente, mas vá prevenido: o lugar não aceia cartões.

PUBLICIDADE

Rua Antônio Soares da Costa 30, Bandeirantes, 3216-4947

Choupana

Para quem adora um bom “causo”, é importante dizer que o restaurante foi fundado pelo Seu Victor, também o “artista” por trás de um dos patrimônios gastronômicos de JF, a Pastelaria Mexicana. A casa foi aberta na década de 1980 e em 2015 foi reinaugurada com o mesmo cardápio, mas com uma pegada mais moderna. Os carros-chefe vêm já no slogan do restaurante, “tradição em peixada e moqueca”, sendo que a última pode ser capixaba ou baiana. Nas porções, tem bolinho de bacalhau, pastéis de tilápia e camarão, camarão empanado e ao alho e óleo, e iscas de tilápia, truta e traíra.

Os principais são fartos, e o preço é excelente. A maioria dos peixes é servida empanada com acompanhamentos tradicionais como arroz, saladinha e fritas. Tem cação, anchovas, cação e traíra, mas também tem truta, o trairão afogado (que é à parmegiana) e o rolê de tilápia, servido com molho vermelho, camarão e Catupiry. Ah, tem no iFood.

Rua Barão de Ibertioga 110,  Mariano Procópio, 3031-3009

Sair da versão mobile