Ícone do site Tribuna de Minas

6 exercícios físicos para fazer em casa de forma prática e rápida

destacada roteiro
Mantenha a forma e aprenda 6 exercícios físicos para fazer em casa
A profissional de educação física dá algumas dicas de exercícios para fazer em casa (Foto: Acervo Pessoal)
PUBLICIDADE

Mesmo com as academias de ginástica em pleno funcionamento – seguindo os protocolos de segurança -, muitas pessoas ainda estão com receio de voltar a esses espaços. Aplicativos e treinos on-line auxiliaram, durante a quarentena, a prática de exercícios físicos em casa, tornando possível manter uma rotina saudável e de plena atividade. Mas o que deve conter uma rotina de exercícios feita em casa para manter o condicionamento físico? Nós conversamos com a profissional de educação física Luisa Moraes para obter orientações fáceis e práticas para fazer exercícios sem sair de casa, tanto pra quem já tinha uma rotina de exercícios quanto para quem decidiu começar agora. Lembrando que é sempre bom procurar um profissional que te apoie e te ajude nos treinos, e realizar exames médicos que atestem suas condições para a prática de atividade física.

Agachamento

O agachamento serve para fortalecer e modelar as pernas e bumbum (Foto: Freepik)

O agachamento nada mais é que o “senta e levanta”. Para quem nunca fez ou sente mais dificuldades ao realizar o exercício, pode pegar um banquinho, sentar e levantar. Para quem tem mais facilidade e não precisa de apoio, basta abaixar o máximo que puder e subir estendendo a perna – sem necessidade de estender o joelho todo.
Dica: Na hora que for agachar, o seu calcanhar não pode sair do chão. É necessário manter o pé plano, apoiado no solo. E, na hora de descer, não pode curvar muito a coluna para a frente. Sempre que for subir – e esticar o corpo todo -, contraia o abdômen.

PUBLICIDADE

Panturrilha

A força da panturrilha e a mobilidade do tornozelo são cruciais para todos os atletas, principalmente os corredores (Foto: Freepik)

Estique a panturrilha, empurrando o corpo para cima, utilizando o máximo de força possível, como se fosse saltar, mas sem tirar os pés do step ou do degrau. Pode-se fazer mais repetições que o agachamento, porque tem um gasto calórico um pouco menor, mas ajuda bastante no retorno venoso.

PUBLICIDADE

Polichinelos

Este tipo de exercício faz diferentes partes do corpo se movimentarem de uma maneira rápida, o que também contribui para a queima calórica (Foto: Unsplash)

Polichinelo é um exercício físico usado principalmente para alongar e aquecer os músculos dos braços e pernas. Para iniciar, mantenha-se numa posição ereta, com as pernas juntas e as mãos estendidas ao longo do corpo. Depois, salte do mesmo lugar onde você está, abrindo as pernas, de modo que os braços acompanhem o movimento, elevando-os acima da cabeça, onde as palmas devem se encostar uma na outra. Logo após, quando as pernas voltam a se encontrar depois de um pequeno salto, os braços também devem voltar à posição inicial. O movimento pode ser feito de maneira rápida, porém os braços e pernas devem estar sincronizados.

Dica: Contrair o máximo de tempo possível o abdômen durante o exercício todo, cerca de 30 a 40 segundos. Sempre puxando o ar pelo nariz e soltando pela boca.

PUBLICIDADE

Flexão de braço

A clássica flexão de braços trabalha peito, tríceps, ombros e lombar (Foto: Freepik)

Pode ser feito em várias posições: deite-se no chão, de barriga para baixo. Apoie as mãos no solo, abaixo dos ombros e afastadas em uma largura um pouco maior do que a dos ombros. Estenda os cotovelos, subindo o corpo todo de uma vez. Mantenha as costas retas, alinhadas com o tronco. Flexione os cotovelos e retorne quase à posição inicial, sem encostar o corpo no chão. Para quem tem mais dificuldade e não consegue fazer nem com o joelho apoiado ao chão, pode fazer com apoio da janela: inclinando um pouco o corpo, apoia as duas mãos na quina da janela e desce o peitoral até a linha da janela e volta estendendo o braço, sem deixar seu quadril “cair”, deixando bem alinhado com seu tronco.

Corrida estacionária

A corrida estacionária trabalha o constante movimento dos músculos, exige força, estabilidade, postura e aumenta a frequência cardíaca (Foto: Freepik)

Com a postura ereta e com o peitoral para frente, levante o braço direito e o pé esquerdo ao mesmo tempo, levante o joelho até os quadris. Depois, mude para o pé oposto, levantando rapidamente o pé direito até a altura do quadril. Ao mesmo tempo, mova o braço direito para trás e o esquerdo para a frente e para cima.
Dica: Coloque as duas mãos de apoio na direção do seu quadril – vai te dar um pouco de estabilidade no movimento – e traga a perna, uma de cada vez, fazendo a flexão de quadril. Como se fosse uma corrida, só que parada. Contrair bem o abdômen!

PUBLICIDADE

Abdominal – flexão de tronco solo

Os abdominais são importantes para reduzir o índice de gordura no organismo, principalmente as localizadas na barriga (Foto: Freepik)

O exercício de abdominal é o clássico, basta deitar de barriga para cima, mão na orelha, flexiona o tronco sem tirar a lombar do apoio e o quadril, e volte devagar apoiando as costas todas ao chão.
Dica: Na hora que fazer a flexão – no momento de contração, como se estivesse comprimindo o abdômen -, você pode abrir o cotovelo, deixar mais na linha da orelha, do que na linha perto do seu peito. Jogando esse cotovelo lá pra trás você vai ter um pouco mais de dificuldade e vai ter um grau de resistência maior. Outra dificuldade também é, em vez de deixar o pé apoiado, flexione o pé no ar.

Sair da versão mobile