A gastronomia de boteco é, sim, irresistível, mas a gente há de convir: é bem pouco democrática para vegetarianos (para veganos, então, nem se fala!), sobretudo em Minas, onde torresmo, linguiça, costelinha e filé reinam nos cardápios de petiscos. Com o crescimento de adeptos do vegetarianismo, o mercado gastronômico vem se adaptando e oferecendo opções sem carne. Neste ano, quatro estabelecimentos do Comida di Buteco, que começa nesta sexta (13) e vai até 6 de maio, lançam tira-gostos inteiramente vegetarianos ou com uma versão sem carne. Confira. A gastronomia de boteco é, sim, irresistível, mas a gente há de convir: é bem pouco democrática para vegetarianos (para veganos, então, nem se fala!), sobretudo em Minas, onde torresmo, linguiça, costelinha e filé reinam nos cardápios de petiscos. Com o crescimento de adeptos do vegetarianismo, o mercado gastronômico vem se adaptando e oferecendo opções sem carne. Neste ano, quatro estabelecimentos do Comida di Buteco, que começa nesta sexta (13) e vai até 6 de maio, lançam tira-gostos inteiramente vegetarianos ou com uma versão sem carne. Confira.
Bar du Buneco
Já famosinho no Manoel Honório, o Bar du Buneco tem sempre um som ao vivo, de estilos variados, e as porções são saborosas e fartas. Para concorrer no Comida di Buteco, a casa apostou em um ingrediente amado por vegetarianos e carnívoros: o queijo. O “Mineirinho picante”, prato concorrente, é feito de uma mozarela cortada em tirinhas temperada, empanada na farinha panko e frita, bem douradinha, acompanhada de molho de goiabada picante.
Rua João do Rio 9 – Manoel Honório (32) 3237-9153
Clube da Esquina
Na edição de 2017, o Clube da Esquina estreou criando um bom burburinho com seu prato, um miolo de alcatra enrolado com bacon, acompanhada de molho campanha e farofa de fubá torrado com alho, linguiça e castanha do caju. Neste ano, o bar aposta em uma linha bem diferente com o petisco “Ouro de Minas”: bolinha de queijo feito com canastra acompanhada de geleia de manga.
Rua Ibitiguaia 102 – Santa Luzia (32) 3235-9917
Bar do Luiz
Agradabilíssimo, o Bar do Luiz é amplo e tem uma área externa deliciosa para se passar uma tarde prolongada bebericando e jogando conversa fora. Neste ano, a palavra-chave de seu prato é a democracia. O “Tentação Nordestina”, quadradinho de tapioca com queijo coalho, é uma boa opção para os vegetarianos. Mas como as mesas de bar costumam ser heterogêneas, os carnívoros também podem se deliciar com as barquetas recheadas com carne-seca. O prato acompanha melaço de rapadura, delícia para quem curte a dobradinha doce-salgado.
Av. Eugenio do Nascimento 240 – Aeroporto (32) 3213-6655
Canto da Mata
Além de ser um ambiente supergostoso, bem decorado, aconchegante e com bom som, o Canto da Mata se destaca pelo rango. Para o Comida di Buteco, a casa preparou o “Expresso 2222”, que vai na mesma onda democrática do Bar do Luiz. Uma das opções pares é feita com lombo suíno marinado em ervas finas – metade com queijo de minas e alho-poró crocante e outra metade, boa pedida para quem não come carne, é de queijo mozarela, couve crocante e molho barbecue caseiro. De lambuja, o prato inclui um docinho para finalizar: broinha caseira.
Rua Detetive Agapito Marques 185 – Recanto dos Lagos (32) 99988-7059