Em datas como a do Dia dos Pais, é comum que a família fuja da cozinha e decida almoçar fora para festejar com os patriarcas. Para você se antecipar e fugir das filas ou lugares lotados, fazendo reserva ou saindo de casa mais cedo, selecionamos cinco restaurantes para almoçar com seu paizão.
Camelot Restaurante Medieval
Para famílias que curtem diversão temática, o Camelot é um prato cheio – literal e metaforicamente falando. Praticamente tudo no estabelecimento remete à Idade Média: da arquitetura que imita um castelo aos funcionários caracterizados como figuras medievais; da decoração com espadas, armaduras e brasões aos pratos inspirados em iguarias milenares. Entre estas, estão a “Travessa Lancelot”, que segundo o chef Henrique Senra é uma receita de mais de 1500 anos e leva carne bovina, bacon, linguiça e molho de especiarias – o preparo original é com batatas, mas a versão Camelot leva mandioca. Outro prato com história é a Carne Henrique IV, que de acordo com o chef remete a uma receita de mais de 500 anos, de quando tropeiros carregavam carne armazenada em uma imersão de gordura. Há também pratos de frango, como a Ave Celta (frango com molho de soja, abacaxi e castanhas, servido com arroz e batata-palha), o frango assado com frutas e o inusitado pirão (sim, de frango!). Também há várias opções diferentonas de petiscos temáticos, caldos e sobremesas.
Rua José Manoel Ribeiro 147, Aeroporto
99120-9802
Aberto das 11h às 15h
Cantina do Companheiro
Como anuncia, o jeitinho informal e aconchegante de cantina é a regra na Cantina do Companheiro, lugar de comida farta, saborosa e sem frescura. Para o domingo dos pais, a casa, que possui ampla variedade de carnes e frutos do mar, terá um cardápio diferenciado e outras surpresas. Para começar, haverá espumantes da (rica) adega com desconto de 50% e um cardápio especial com opções de entrada, principal e sobremesa a R$ 64,90. Para começar, dá para optar entre casquinha de siri, torresmo ou tomate recheado. Protagonizando o almoço, as escolhas são entre picanha com acompanhamentos, tornedor ao molho de gorgonzola com risoto de funghi e linguado crocante com molho bechamel. Para adocicar o paladar, tem pudim de leite condensado ou alfajor especial da cantina, servido com sorvete e calda.
Praça Arthur Bernardes 186, Bandeirantes
3226-2068
Aberto das 11h às 16h
Comarca do Parahybuna
Na gastronomia mineira preparada com esmero ou na vista arrebatadora da cidade, o Comarca está bem perto do céu. Situado bem no alto do Nossa Senhora de Fátima, o restaurante tem decoração impecável, como se a panorâmica da cidade não fosse atrativo suficiente. Todos os pratos são preparados artesanalmente e no fogão a lenha pelo cozinheiro Fernando Cesar. No cardápio, clássicos como leitoa à pururuca, tropeiro, frango com ervas e angu, lombinho, tutu, couve refogadinha e outras mineiridades irresistíveis – até na sobremesa, que tem a ambrosia e outros doces de compota como opções. Se a ideia é beliscar antes do almoço, também há opções como torresmo, jiló frito, linguicinha, batata frita, entre outros, além de drinques especiais (destaque para as caipis), cervejas, vinhos e espumantes.
Rua Bento Hinoto 187, Nossa Sra. de Fátima
99947-6375
Aberto de 12h30 às 18h
Empório Mineiro
Fartura, preço bacana e aquele clima de estar no quintal de casa. É este o clima que se pode esperar do Empório Mineiro, escondidinho, porém um achado entre o Teixeiras e o Jardim Laranjeiras. Como o nome anuncia, a especialidade é a cozinha mineira, com direito a clássicos como frango caipira ao molho pardo; frango caipira com quiabo; feijoada; picanha na pedra, uma costela no bafo que desmancha na boca; picanha na pedra e petiscos deliciosos para beliscar tomando uma cervejinha. O restaurante tem um grande quintal com mesinhas e área de recreação para os pequenos, uma atmosfera delícia para comemorar o Dia dos Pais num almoção prolongado.
Rua General Mário Xavier11, Teixeiras
3031-6133
Aberto das 11h às 19h
Restaurante Sitio Paraíso Park Club
Se a ideia é sair da rotina e fazer do almoço de domingo um superprograma, o sítio é uma excelente pedida. Além do menu variado de comida caseira, que já traz a sensação aconchegante de “estar em casa”, o lugar também tem sinuca, piscina e playground, além de espaço verde com bosques e animais silvestres como araras, coelhos e cavalos, ideal para quem curte o contato com a natureza. No Dia dos Pais, além de pratos que sempre estrelam o cardápio de fim de semana, como feijoada e tropeiro, haverá opções especiais, entre elas, bacalhoada. O lugar não faz reserva, a ocupação do domingo será por ordem de chegada. A dica é chegar antes de o restaurante abrir (meio-dia), já que o sítio recebe clientes a partir de 10h. Outro toque esperto é que o frango ao molho pardo só é preparado mediante reserva prévia do prato. Ah! Como rola self-service, é possível encontrar opções para vegetarianos.
Rua Diomar Monteiro 760, Grama
3224-6031
Aberto do meio-dia às 16h (restaurante) e das 10h às 18h (sítio)