Junho está acabando, mas brasileiro que é brasileiro prolonga os arraiás por julho adentro, quiçá agosto. Além do clima descontraído das quadrilhas e brincadeiras tradicionais, um dos maiores atrativos são as comidas típicas, um deleite nacional. Um deles, embora possa ser encontrado em carrocinhas ao longo do ano todo, ganha ares de celebração nesta época, o curau, sobremesa feita à base de milho. Simples de fazer, o doce faz parte da memória afetiva e gustativa de muitas pessoas, como é o caso da chef Juliana Araújo, que ensina o passo a passo da receita. ”
Eu me lembro, de quando era criança, que nessa época do ano reuníamos toda a família na área de serviço da casa dos meus avós maternos, para limpar milho, ralar e fazer a pamonha e o curau, que chamávamos de mingau de milho. Era uma época esperada ansiosamente por mim. E guardo com muitas saudades”, conta ela.
Além de ter seu próprio espaço, Juliana Araújo Gastronomia, a chef é professora coordenadora do Instituto de Gastronomia das Américas (IGA) e garante que sua aptidão para a cozinha vem desde cedo. “Lembro de ser ainda muito pequena, tentando ajudar minha mãe a fazer bolo, mas o que eu queria mesmo era comer as sobras de massa que ficavam no bowl (risos). Hoje vivo a cozinha, é a minha profissão, o que eu amo fazer, é o lugar onde eu me sinto mais serena”.
Segundo Juliana, o grande segredo para o preparo do curau, uma receita simples e muito saborosa como a maioria dos pratos de festa junina, é a escolha de seu ingrediente principal. “O milho deve estar fresco, quanto mais verdinho melhor. E o cozimento também requer atenção especial. Para um curau gostoso, é importante ter paciência durante o preparo e não retirar do fogo assim que engrossar, pois o milho precisa cozinhar corretamente”, orienta.
Curau de milho
por Juliana Araújo
Ingredientes
6 espigas de milho-verde
600ml de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de manteiga
Canela em pó a gosto
Modo de preparo
Limpe o milho e corte-o das espigas com ajuda de uma faca. Coloque o milho, o leite e o açúcar no liquidificador e bata até ficar um suco bem cremoso. Passe-o por uma peneira. Despeje essa mistura em um recipiente, acrescente o sal e a manteiga e leve ao fogo baixo por cerca de 30 minutos ou até que solte da panela.
Coloque em um refratário, salpique canela e sirva, quente ou frio.