Ícone do site Tribuna de Minas

O segredo do sabor da sobrecoxa à parmegiana

frango fernando priamo CAPA
frango fernando priamo1
Cilene lança mão de temperos como páprica defumada e chimichurri para dar sabor à receita (Fotos: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Frango, queijo, molho de tomate e batatas. Para um almoção em família, nada mais certeiro como uma combinação de ingredientes como estes. Foi a aposta de Cilene Bellei Xavier, que chefia a cozinha do simpaticíssimo Restaurante Dona Vanda, e que encantou não só a sua família, mas várias outras com seu parmegiana diferentão. “Todo mundo que come adora, não só minha família. E sempre me dizem que é diferente, que tem alguma coisa… É que o frango feito na frigideira, além de ser mais facil, ganha um sabor especial. Aí depois que acrescenta o molho de tomate e o queijo fica melhor ainda”, diz ela.

Segundo a cozinheira, que é curiosa com a alquimia que se faz nas cozinhas da vida desde criança, o hábito de testar receitas não vem de hoje. “Como filha mais velha, sempre ajudei minha mãe e sempre gostei de aprender as coisas. Quando minha mãe saía e eu queria fazer algo diferente, perguntava para os vizinhos, eles me explicavam mais ou menos e eu fazia, vendo o que precisava melhorar e corrigindo”, conta ela, revelando também seu calcanhar de Aquiles culinário. “Tenho dificuldade com quantidades, faço tudo de ‘olho’. Aqui em casa brincam que cozinho no ‘caldeirão da bruxa’, vou pegando e fazendo (risos)”.

PUBLICIDADE

Foi assim, na invenção, que surgiu esse frango, para ela, “uma receita fácil, mas com sabor de dia especial”. “Eu quis dar uma incrementada na sobrecoxa, para não enjoar de comer só de uma maneira. Dei uma repaginada e deu supercerto”, conta ela. “Para mim, um dos diferenciais é o tempero do frango com chimichurri e da batata com páprica defumada, dá um ‘tcham’ e tanto no sabor”, garante ela, que preza pelo sabor familiar de “comida de casa”, em sua própria cozinha e na do restaurante. “Sempre quis ter um pequeno restaurante em que eu mesma pudesse cuidar das receitas. E deu muito certo. Acho que é porque no meu jeito de cozinhar, seja onde for, prezo muito pelos temperos naturais, dificilmente uso algum pó químico. Meu negócio é alho e cebola (risos)”.

PUBLICIDADE

Filé de sobrecoxa à parmegiana com batatas rústicas

por Cilene Bellei Xavier

Ingredientes

PUBLICIDADE

4 filés de sobrecoxa desossada de frango
3 batatas
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de chimichurri
2 colheres (sopa) de molho inglês
3 dentes de alho
1 cebola picada pequena
1 colher sopa de azeite
2 tomates
1 sachê de molho de tomate
4 fatias de mozarela
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (sopa) de chimichurri
Sal a gosto

 

PUBLICIDADE

Modo de preparo

Para preparar as batatas, cozinhe-as inteiras com casca. Parta em quatro pedaços na vertical e tempere com azeite, páprica defumada, sal e chimichurri. Frite no óleo bem quente.

Para o frango, tempere os filés de sobrecoxa desossados com alho, chimichurri, sal a gosto e molho inglês. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, coloque os filés, tampe e deixe até cozinhar e corar dos dois lados. Enquanto isso, em outra panela, prepare um molho de tomate, refogando cebola, alho e tomate no azeite. Acrescente um sachê de molho de tomate pronto. Deixe ferver e coloque sobre os filés. Cubra com queijo e aqueça até que ele derreta.

PUBLICIDADE

Dica: Frite as batatas enquanto o frango é finalizado, com o queijo derretendo.

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile