Tudo entre família. É assim na Bemboa: quem recebe é Thomás Novaes; mas, lá em cima, está Joaquim Dias, seu pai, quem preparava o pastel de margherita. De manhã, era sua mãe, Rosa Eli Novaes, quem preparava o almoço. Sempre foi assim: principalmente os três por trás de tudo o que acontece na pastelaria que tem como base a própria família.
Thomás conta que seus pais sempre mexeram com a gastronomia. Eles moravam em Cataguases e lá mesmo tinham um negócio, também de família. Em 2008, vieram para Juiz de Fora e abriram um outro negócio dentro do shopping. Nisso, Thomás já se viu também dentro da mesma área, por vontade e por costume de ver seus pais por ali. Mas a vontade era de ter uma coisa da família, mais uma vez. Foi quando começaram a idealizar a Bemboa: uma pastelaria gourmet que tem como base a receita da avó de Thomás, mãe de Joaquim. Ela foi inaugurada em 2019.
Joaquim, quando pequeno, afirma que preferia as massas compradas às da mãe. Ledo engano. Hoje é que ele dá valor à receita, que passou de pessoa em pessoa dentro de sua família e, pela primeira vez, vai furar esse ciclo, chegando a novos lares. Ele diz que, na verdade, ela não tem nada demais. “É uma receita como as outras.” Mas é maior que os outros. Na Bemboa, é sugerido, inclusive, que se coma com colher.
Thomás ainda consegue comer pastéis todos os dias. Mas Joaquim, que fica na cozinha fazendo todo o processo, já enjoou. Ainda assim, admira a receita e o resultado com olhos orgulhosos. “O segredo é mudar o recheio”, brinca Thomás. A sugestão deles para o começo é o de margherita: um recheio simples, mas que agrada a todos.
Por causa da pandemia, eles passaram a vender o pastel também via delivery. Além disso, vendem almoço também. Mas o negócio de tudo está inscrito nas embalagens, que ficam como resumo do que é a Bemboa: “Da nossa família para a sua”.
Pastel de Margherita
Por Joaquim Dias da Cruz Júnior
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de sal
5 colheres de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de cachaça
150 gramas de queijo mussarela
3 tomates
Parmesão a gosto
Manjericão a gosto
Água
Modo de fazer
Misture os produtos secos e, em seguida, adicione a cachaça e o óleo. Vá batendo aos poucos e pingando um pouco de água para dar o ponto. Quando der, abra a massa com um rolo. Essa receita rende 20 pastéis grandes. Separe os pedaços e recheie com o que preferir. Em seguida, frite.