Também na cozinha tudo se transforma. Quando há vontade de trazer à tona memórias afetivas ligadas à gastronomia, (quase) tudo é válido. Inclusive, transformar aquele seu prato favorito, que sua avó fazia, em uma versão vegana. Sim: é possível. Sobretudo, em tempos em que os católicos seguem a quaresma e optam por diminuir ou evitar o consumo de carne nesses 40 dias, as opções veganas e vegetarianas são sempre bem-vindas. Sobretudo àqueles que sentem falta da carne, a Tribuna sugere um prato que, além de gostoso, é carregado de memória afetiva: o arroz festivo da avó da Tatiana Zofolli, proprietária do Quintal Vegan, em uma opção vegana.
Tatiana era empregada doméstica e via a gastronomia como uma forma de fazer uma renda extra. Ela fazia alguns salgadinhos e outros tipos de comida e vendia. Na época, há seis anos, ela era vegetariana. “Nunca gostei muito de carne, mas cozinhava, porque tinha que fazer para vender.” Até que ela teve a ideia de começar a vender opções veganas. “E eu fui transformando tudo o que eu já sabia, recriando as receitas.” E, de forma surpreendente, as comidas veganas passaram a ser as mais procuradas.
Ela passou a fazer algumas pizzas, que vendia por delivery. No começo, eram só duas opções veganas. “Eu achava que não ia ter saída. Mas começaram a pedir só a pizza vegana. Elas bombaram, e eu tirei as opções com carne. Passei a vender só as veganas e vegetarianas”. Vieram, também, os salgados. Tatiana recriou a receita de cigarrete e pastel gaúcho. “Bombou na cidade. Uma pessoa comprou e divulgou em um grupo de veganos e vegetarianos da cidade, e aí todo mundo começou a me procurar. Eu ia para o Parque Halfeld com sacolinha cheia de salgado, e o povo fazia até fila. Parecia até tráfico de salgado. Era muito engraçado”, brinca.
O Quintal Vegan nasceu e o foco sempre foi, exatamente, a comida vegana. A ideia dela é pensar em receitas que se aproximam daquelas com carne. “O lema do Quintal Vegan é resgatar memórias afetivas. Tudo o que eu faço aqui é tentando imitar ou chegar bem próximo do tradicional. A gente tem as carnes vegetais. Uma pessoa que não é nem vegana nem vegetariana, se ela come e você não fala o que é, ela não sabe que é vegano”. E é por isso que os clientes começaram a falar que ela fazia “magia” nas comidas. Denominação que ela abraçou e fez questão de decorar seu espaço, que abriu em 2021, na Avenida Olegário Maciel 1885, no Paineiras.
Claro que os veganos procuram pelas comidas que faz. Mas Tatiana conta que seu principal público são os que têm intolerâncias alimentares, por suas receitas manterem o gosto da versão tradicional. “Muitas pessoas sentem a falta da carne e querem comer coisas muito parecidas. Mas existem as pessoas que não sentem falta da carne e preferem, por exemplo, os legumes. Aqui, a gente tem poucas coisas com os legumes. Por exemplo: a nossa feijoada é a base de carnes vegetais. Quem procura o Quintal vai ter uma experiência bem próxima ao tradicional”, reforça.
E foi com essa ideia que Tatiana pensou em recriar o arroz que sua avó fazia. Ela conta que era esse o prato que ela fazia nos natais quando era criança. “A gente esperava o ano inteiro só para comer esse arroz”. Ele era feito com frango, ervilha, milho e bacon. E a idealizadora do Quintal Vegan deu jeito de repensar os ingredientes como carne para fazer uma cópia fiel. E deu certo. Ficou com o mesmo gosto que sentia quando era mais nova.
A Quintal Vegan, atualmente, oferece almoços todos os dias, além de lanches no período da noite e opções congeladas, que vão da comida do dia a dia até ingredientes para fazer a refeição em casa. Tem doce também. E a maioria dos insumos são feitos pela própria Tatiana.
Arroz festivo vegano
Por Tatiana Zofolli
Ingredientes
500g de arroz branco (pronto)
1 lata de ervilha
1 sache de molho de tomate
500g de batata inglesa
200g de frango vegetal desfiado ou jaca desfiada
200g de bacon vegetal (tofu defumado)
120g de cenoura picada em cubo cozida
1 lata de milho verde
1 colher de manteiga vegetal
20ml de óleo
salsa e cebolinha a gosto
alho, cebola e sal a gosto
Modo de preparo
Faça o arroz a seu gosto. Pique as batatas e cozinhe com sal a gosto e reserve. Doure o alho e a cebola, refogue o frango vegetal ou a jaca. Junte o molho de tomate, a ervilha, o milho, a cenoura e o bacon vegetal e deixe ferver. Após ferver, acrescente o arroz e mexa suavemente de baixo para cima. Coloque em um refratário que vá ao forno e reserve. Amasse as batatas cozidas. Em uma panela, doure um pouco de alho com uma colher de manteiga vegetal. Acrescente a massa de batata e 200 ml de leite vegetal. Mexa bem até dar ponto de purê. Depois de ter o purê pronto, acrescente uma camada generosa de purê sobre o arroz e finalize com queijo parmesão (natu cheese).