Em casa, às vezes a clássica bebida carnavalesca, a amada Catuaba, não combina com o ritmo mais lento que esse carnaval ainda pede. Sem as festas de rua e a pressa para montar a fantasia, dá para pensar com calma no drink para o bloco caseiro e dar margem à criatividade. A sugestão de Malcon Carias, proprietário da Carias Coquetelaria, para o feriado prolongado é o Coquetel Hospitalidade, que ele ensina passo a passo aos leitores.
Antes de mais nada, Malcon já deixa claro que o grande segredo do drink é conhecer o paladar de quem vai tomá-lo. E, para acertar, é preciso ter o hábito de testar os sabores dos ingredientes e, quando juntar, ir imaginando um novo gosto que surge a partir daí, entendendo quais são as possibilidades. Os anos em que Malcon passou sendo bartender e, posteriormente, dando consultorias e aulas, foi suficiente para mostrar que é preciso criatividade e não ter medo de ousar – mas com cautelas, é claro.
“A proposta desse coquetel é ser democrático. Ser algo de qualidade e que, ao mesmo tempo, qualquer pessoa consegue fazer, em qualquer lugar do Brasil. Os ingredientes são fáceis de encontrar”, diz Malcon sobre o conceito do coquetel criado pela Carias Coquetelaria que, sobretudo, é fácil de ser feito. O nome também revela isso, além de ser ideal para receber os amigos e a família.
Malcon define o coquetel como cítrico, refrescante e amendoado. E explica: “A acidez do abacaxi tirou um pouco do gosto alcoólico da cachaça e ficou só, realmente, o sabor”. A junção clássica entre o abacaxi e o hortelã é o que garante o frescor. A receita que ele passou serve até cinco pessoas.
Coquetel Hospitalidade
Por Malcon Carias
Ingredientes
200ml de cachaça Dom Bré
400ml de suco natural de abacaxi
100ml de amaretto (licor de amêndoas e mel)
18 a 20 folhas de hortelã
5 gotas de angostura para temperar
Modo de preparo
Em uma jarra, coloque bastante gelo, sem água residual, em seguida adicione todos os outros ingredientes. Bata a hortelã suavemente para extrair os aromas e, com auxílio de uma colher, adicione as folhas de hortelã nas bordas da jarra. Finalize com gotas de angostura e decore com um leque de hortelã e abacaxi desidratado.
Leia também: Raízes indígenas: bolo com gosto da infância