Nada mais mineiro que apreciar um cafézinho com pão de queijo no meio da tarde. Em Ibitipoca, esse ritual se torna ainda mais prazeroso quando feito no Cravo e Canela, café com localização privilegiada na vila. De um lado, a janela emoldura o horizonte de montanhas, e do outro, a rua de pedra e os casarões mais antigos da região. Próximo à Igreja Matriz, o restaurante fica na antiga propriedade do padre Carlos, responsável pela restauração do santuário no início do século XX.
O casarão já teve mais de 11 cômodos, que acabaram se deteriorando com o tempo. Hoje, só restou a fachada e o espaço que abriga o restaurante e o empório. A proprietária do Cravo e Canela, Milena Rezende, conta que trabalhou na reforma do casarão com o intuito de preservar toda a história que ele carrega. “Procuramos um professor de história em Lima Duarte, mas ele disse que não há registros precisos sobre a idade do casarão. O pessoal mais antigo fala que antigamente existiam sete casas e a igreja, e essa era uma delas. Aqui já foi um casarão bem grande, com vários porões. Originalmente ele era de pau a pique e tijolo. Quando fizemos a última restauração, a gente procurou manter esse reboco mais no estilo da igreja, que remete à época da construção.”
Cercado de história e tradição, o Cravo e Canela traz a proposta de oferecer um café típico de casa da avó. Com cardápio variado entre doces e salgados, a produção busca incorporar artigos locais. Para receber a Tribuna para o Receita de Família, Milena preparou um dos queridinhos dos clientes, o pão de queijo recheado com doce de leite e requeijão. Só de ler o nome do prato, a boca já enche de água. E também foi assim quando o prato surgiu: ela conta que a sugestão do recheio partiu dos próprios turistas que frequentam o Cravo e Canela.
“A gente já fazia o pão de queijo, uma receita da mãe do meu namorado que a gente adaptou e incorporou ao cardápio com recheios diferenciados. O recheio de doce de leite partiu de um pedido dos clientes. Para quebrar um pouco o doce, a gente ainda adicionou uma casquinha de requeijão.” Tanto o doce de leite como o requeijão são produtos de Ibitipoca, conta Milena. Além dessa opção, há também pão de queijo recheado com goiabada, pernil, frango, linguiça, presunto e mussarela e queijo minas.
Café e empório
No ramo da alimentação, Milena ainda se considera iniciante. Natural de Lima Duarte, ela se mudou para o Distrito de Conceição do Ibitipoca durante a pandemia e foi ficando. “Surgiu a oportunidade de abrir o café e eu não pensei duas vezes.” Atualmente, o Cravo e Canela oferece café da manhã colonial e lanches na parte da parte. “Estou fazendo cursos, me especializando. Hoje tenho meninas que trabalham aqui que me ajudam muito também.” Fora os pratos, o café também trabalha como empório, dando a oportunidade para os turistas levarem para casa produtos feitos na região, como cachaças e o famoso pão de canela.
Trabalhar com o turismo, para Milena é um diferencial. A família sempre esteve no ramo do comércio em Lima Duarte, então desde mais nova ela estava acostumada com o atendimento ao público. “Mas com turista é diferente. Ccho melhor. O turista foge do cotidiano, então ele já chega de bom humor, querendo aproveitar e ter menos problemas possíveis. É muito gostoso trabalhar com o turismo por conta disso. É uma coisa que eu gosto e sou muito feliz de fazer, ainda mais com alimentação. É muito bom quando você serve a pessoa e vê que ela ficou satisfeita com o seu trabalho.”
Como fazer o Pão de queijo com doce de leite e requeijão do Cravo e Canela:
Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
200 ml de óleo
200 ml de água
200 ml de leite
2 ovos
1 colher de sal
Queijo minas a gosto
Modo de preparo:
Misture o polvilho, óleo, água, sal e leite. Depois acrescente o queijo e os ovos até que fique em uma consistência homogênea. Faça bolinhas do tamanho que preferir. Asse em forno bem quente até dourar. Depois de pronto é só rechear com o requeijão e doce de leite a gosto. Uma dica é, assim que colocar o requeijão, levar o pão de queijo à frigideira para criar uma casquinha crocante.