Uma casa cheia de tradições que ficam ali, guardadas, ainda sendo seguidas. Algumas, Beth Hoen guarda em uma estante de vidro. “Para eu poder chegar na história dos biscoitos, tem uma outra história por trás”, explica. Ela pega, então, dois ovos pintados em aquarela. Um a cópia do outro, mas feitos tempos distintos e um com mais técnica do que o outro. O primeiro foi a mãe de Beth quem fez. O segundo, foi sua filha. “Quem ensinou isso para minha mãe, que, depois, ensinou para minha filha, foi minha avó. Quem ensinou para minha avó, foi a sogra dela.”
O mesmo aconteceu com seu famoso biscoito confeitado. “Minha avó casou-se, e a sogra dela, mãe do meu avô, passou a receita do biscoito. E ela ensinou para a minha mãe.” Beth aprendeu. Guarda a receita a sete chaves. Só ensinou para algumas pessoas que a ajudaram no preparo. Mas prefere que seja assim, porque, como conta, o biscoito foi e ainda é seu principal sustento. “Segredo de família. Eu sustentei muita coisa por causa do biscoito”, afirma.
O biscoito que Beth aprendeu, na verdade, acaba sendo um pouco diferente do que faz. A história é longa. Ela começou a fazer enfermagem. Parou. Entre idas e vindas. Voltou a Juiz de Fora e, para ajudar com as contas de casa, passou a vender biscoito na rua, com a ajuda de seus filhos. Era uma receita ainda parecida com a de sua mãe. Em um natal, ela encontrou uma receita com os confeitos e passou a confeitar também os seus. Assim, nasceu sua própria receita, a que comercializa ainda hoje.
O Natal é a época em que ela mais vende o biscoito. Em 2021, por exemplo, conta que fez 116 kg. É tanta coisa que as encomendas para a data precisam ser feitas até outubro para ela se organizar. Mas ela também faz para outras ocasiões, como festa, batizado e casamento. O trabalho é divulgado, principalmente, no boca a boca. Outras pessoas fazem um biscoito parecido com o seu. “Mas o meu diferente porque tem amor. Eu só trabalho com amor.”
A receita do biscoito confeitado ela não passa de forma alguma. Por causa disso, ela decidiu ensinar a receita que encontrou de um outro biscoito, apesar de ser bem diferente do que faz. Mas fica também perfeito para um cafezinho da tarde.
Biscoito
Por Beth Hoen
Ingredientes
1/4 de xícara de farinha de trigo
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de manteiga
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar mascavo, o açúcar comum e a canela. Acrescente a manteiga e misture até formar uma farofa grossa. Faça uma bola e, em seguida, amasse com as mãos até ficar macia. Espalhe farinha em uma superfície. Abra a massa até que ela chegue em um círculo de 20 cm. Em uma assadeira, coloque a massa e divida em 16 fatias, sem dividir. Asse por 25 minutos, até que o centro esteja assado. Corte as fatias ainda quentes. Deixe esfriar e sirva.