Ícone do site Tribuna de Minas

Aprenda a fazer a panqueca da Mafê para o brunch

Panqueca da Mafe2 Divulgacao
Brunch surgiu da ideia de aproveitar atmosfera diurna e comemorar os seis anos do Vizú (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

O Vizú, bem ali no coração noturno da boemia juiz-forana, desde seu começo, há seis anos, tem essa ideia de ser como um quintal de casa. É chegar, pedir um pizza e um drink, e ficar por ali, em pé, conversando com um que chega, depois com outro: bem como em casa mesmo. Isso se estende até pelo jeito que se come a pizza: com a mão. Uma vontade que muita gente tem, mas que acaba não executando nas pizzarias por aí.

O interessante é que tudo começou com a venda apenas de long neck e com uma cozinha itinerante: “A gente dava apoio a outras marcas locais e a pessoas que gostavam de cozinhar em casa e podiam cozinhar para outras e mais pessoas em um ambiente aberto ao público”, conta Mafê, proprietária do bar. Tem como se fosse uma ordem, que Mafê chama de pique, que faz funcionar as novidades por lá. “Eu encabeço e atiço todo o restante do staff a ter essa vontade de inovar e de fazer acontecer, em uma portinha de 52m quadrados, um movimento local.” Foi nessa que vieram as pizzas. E é nessa que surge o brunch do Vizú.

PUBLICIDADE

O lugar já flertava com a cultura italiana, ao mesmo tempo que mantém a essência brasileira nos pequenos detalhes. “E, para comemorar os seis anos, depois de uma pandemia que fez o bar ficar fechado oito meses, funcionando apenas com o delivery, a gente revolveu agregar ainda mais ao movimento e investir na atmosfera diurna com o brunch. Sem firula, reaproveitamos os insumos selecionados já utilizados na pizza e buscamos facilitar o jeito de se tomar um café da manhã mais tarde, no horário de almoço. Mais Itália com Nova Iorque, impossível.”

PUBLICIDADE

Entre os itens do cardápio do brunch, tem a panqueca da Mafê. Ela conta que faz essa receita há anos. Uma amiga, que mora no Canadá, postou uma foto de uma panqueca e ela decidiu pegar a receita e desenvolver uma própria a partir dessa. “Tê-la no cardápio comprova essa influência que o Vizú respira: o resgate simbólico à família, a se sentir em casa, à trazer um pouco mais de algum canto do mundo para Juiz de Fora.”

A panqueca é finalizada com mel, manteiga e avelãs tostadas. Mas, aprendida a receita, o céu é o limite para os acompanhamentos. A receita rende de 12 a 15 unidades, para dar para a família inteira. Para experimentar no Vizú, o brunch é servido sábado e domingo, das 11h às 15h30. Depois, o cardápio passa a ser da noite, até 23h. E, a princípio, o brunch é só durante o mês de julho.

PUBLICIDADE
Mafê se inspirou na receita de uma amiga que mora no Canadá para criar a sua própria panqueca (Foto: Divulgação)

Panqueca da Mafê

Por Mafê

Ingredientes
1 copo e meio de farinha de trigo (copo americano)
3 colheres e meia de chá de fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 copo e 1/4 de leite
1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de essência de baunilha

PUBLICIDADE

Modo de Preparo
Misture os ingredientes secos (farinha, fermento, sal e açúcar) em uma tigela. Faça um buraco no meio e coloque o leite, o ovo e a manteiga. Misture tudo. Acrescente a essência de baunilha e misture novamente. Unte uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite. Jogue uma concha por vez para cada panqueca. Finalize com um tablete de manteiga, mel e avelãs tostadas.

Sair da versão mobile