A máxima de que uma boa massa é um coringa gastronômico é praticamente universal. Exceto por restrições alimentares como a das pessoas com doença celíaca, basta mudar recheio, molho e/ou cobertura que o prato ganha novas texturas e sabores, pronto para agradar paladares variados. Mas muita gente ainda cai no conto do vigário de que preparar uma massa “do zero” em vez de comprá-la pronta é algo difícil. A receita do Calzone Napole do Red Pepper ajuda a desmistificar este preparo caseiro. “O ponto alto dessa receita é justamente a massa, criada em torno da farinha de trigo de alta qualidade e do tempo de fermentação adequado. Este intervalo de 24 horas, que usamos em todas as nossas massas, garante sua máxima qualidade”, explica Gustavo Budini, pizzaiolo da casa.
Segundo Gustavo, outro destaque do calzone é sua versatilidade, a começar pelo momento de consumo. “Ele nada mais é do que uma pizza fechada, crocante por fora e macia por dentro. Originalmente é um prato operário, feito como um salgado de padaria propenso a ser degustado a qualquer hora que bater ‘aquela’ fome”. O recheio da receita que você lê aqui é supertradicional, com mozarela, presunto e manjericão (que pode ser substituído por orégano), mas você pode liberar a criatividade e usar as combinações que preferir. Para dias mais quentes de verão, Gustavo sugere duas opções bem refrescantes. “Hortelã, manjericão e alho-poró são boas escolhas para um calzone mais refrescante, digamos assim. Nada impede, ainda, um recheio de sorvete com menta e calda de chocolate, é só rechear depois de assar”.
Calzone Napole
por Gustavo Budini
Ingredientes
Massa
1 xícara de farinha
1 colher (chá) de sal
3/5 copo (americano) de água
Uma colher (chá) de açúcar
Uma pitada de fermento biológico seco
Uma tampinha de refrigerante de azeite
1 gema de ovo (para pincelar com azeite e um pouco de sal)
Recheio
(para um calzone)
Molho de tomate (quanto baste)
250g de mozarela
250g de presunto
Manjericão a gosto
Modo de preparo
Misture a farinha e o sal em um recipiente, utilizando as mãos. Em outro pote, junte o restante dos ingredientes até obter mistura homogênea. Depois disso, misture o conteúdo de ambos até a massa descolar das mãos. Reserve por 24 horas na geladeira. No dia seguinte, “boleie” a massa em uma superfície enfarinhada, dividindo em pequenas bolinhas. Em seguida, ainda na superfície enfarinhada, abra a massa utilizando uma fôrma redonda. Pincele molho de tomate por cima da massa e acrescente os ingredientes do recheio. A massa não utilizada pode ser congelada. Dobre a massa como se fosse um pastel e pincele uma gema de ovo misturada com azeite e sal sobre o calzone. Leve ao forno a 180°C por cerca de 20 minutos.