O drink é, de fato, uma ótima opção para as folias carnavalescas. Primeiro, porque acaba ficando mais em conta em comparação ao que se compra pelas ruas e bares. Segundo, que quando feito por você mesmo, fica do jeitinho que gosta. E terceiro que a vontade de ir ao banheiro quando se bebe bebidas destiladas é bem menor em comparação a quando se toma a cerveja – o que é ótimo para aproveitar a folia por inteiro.
É por esses motivos (e dá até para incluir outros) que o Receita de Família desta semana sugere um drink para ser feito nessa época, já que ainda há dias e dias de Carnaval por aí. Ele une um gostinho tropical com refrescante que deixa a cara da folia e da curtição pela rua. E lembre-se sempre de tomar água para manter a hidratação.
Para pensar nesse drink carnavalesco a gente chamou o Vizú de Cima que é, na verdade, a extensão do Vizú, o pizza bar que fica no Bairro São Mateus há quase 7 anos. Aberto recentemente, o Vizú de Cima, que fica, literalmente, em cima do irmão mais velho, mantém o conceito de servir pizzas generosas e drinks autorais.
O que difere, no entanto, é a cara do espaço novo. “A proposta do Vizú de Cima é oferecer um ambiente com luz ainda mais baixa, mais descomplicado e mais descolado”, afirma Mafê, a idealizadora dos espaços. O que muda também é a arquitetura. Enquanto o Vizú tem uma pegada mais rua, o de cima explora bem mais um ambiente caseiro.
“A arquitetura que ao mesmo tempo flerta com antigas copas de casa de vó dos anos 1950, respira e respinga referências de pique gringo lisboeta e nova iorquino, só que local.” A proposta de Mafê, independente do lugar dos estabelecimentos que coordena, é exatamente explorar o que a cidade transmite, conversando, inclusive, com os arredores dos bares e mantendo os aspectos juiz-foranos.
Vamos, então, ao drink. Criado por Márcia Mendes, que comanda os drinks do Vizú de Cima, é uma interpretação do spritz. Ou seja: bem refrescante. É o Drink Melão-be que, como o nome sugere, traz como principal o melão, o que é também pouco visto pelas bebidas por ai. Além do xarope da fruta, que ela também ensina, o hortelã é outro detalhe que deixa o drink com ares de verão. Ele combina tanto com as folias caseiras quanto com as de rua.
Drink Melão-be
Por Márcia Mendes
Ingredientes do xarope de melão
1 melão picado em cubos
300 gramas de açúcar
Modo de preparo
Deixe os melões infusionados no açúcar por 2 dias na geladeira. Em seguida, adicione esses melões em infusão com açúcar no liquidificador e deixe bater bem. Armazene em uma garrafa de vidro esterilizada. O xarope tem validade de 20 dias.
Ingredientes do drink
40ml gin nimas
40ml xarope de melão
20 ml suco de limão tahiti
10 folhas de hortelã
Espumante
Modo de preparo
Adicione no copo longo as folhas de hortelã, o suco de limão, o xarope de melão e o gin. Em seguida, com auxílio de um macerador, amasse suavemente as folhas dentro do copo, de modo que não triture as folhas. Adicione gelo e mexa os ingredientes. Finalize com o espumante. Decore com uma casca de melão.