Ícone do site Tribuna de Minas

Pizza sem glúten para qualquer paladar

pizza sem glúten divino 1
Divino se especializou em pratos sem glúten (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

No Dia da Pizza, celebrado nesta sexta-feira (10), tem que ter pizza para todo mundo, por isso mesmo aqueles que têm restrições alimentares não podem ficar de fora. Padeiro dedicado à produção de alimentos sem glúten, Divino Sergio Viana, ensina a fazer em casa uma massa leve de pizza própria para celíacos e pessoas que seguem dietas mais saudáveis.

Apesar de sempre ter gostado de cozinhar, Divino só começou a estudar gastronomia em 2012. Fez cursos de culinária japonesa, panificação, massas, auxiliar de cozinha e cozinheiro básico. Em 2016, foi convidado para conhecer e trabalhar na padaria de um amigo, que estava ingressando em um ramo diferente. “Lá lidamos apenas com produtos sem glúten, e tomei gosto, aperfeiçoei muitas técnicas. Mas meu sonho era trabalhar em casa, e em 2018 fiz uma cozinha independente para evitar contaminação cruzada, comecei a vender para colegas até que apareceu a oportunidade da Feira de Orgânicos”, conta Divino, que atua ao lado da esposa Emília na microempresa Produtos do Bem, especializada em salgados.

PUBLICIDADE

Antes de começar o empreendimento, Divino buscou entender o mercado local de produtos sem glúten e procurou por uma nutricionista para acompanhar a produção. Consciente da necessidade de cuidados muito específicos com esse tipo de alimento, ele e a esposa foram motivados pela empatia. “É muito triste a pessoa celíaca querer comer uma coxinha, um quibe, uma pizza e não ter lojas ou lanchonetes específicas para isso, em festas tudo é com trigo também. Meu ideal é atender sobretudo celíacos, mas também veganos e pessoas que fazem dieta sem glúten. Alguns também pedem para usar queijo sem lactose, por intolerância”, conta.

PUBLICIDADE

Por usar ingredientes diferentes daqueles utilizados nas receitas populares, é comum sentir diferença no sabor. O segredo para deixar a comida saborosa, segundo Divino, é a escolha dos condimentos. “As minhas receitas são modificações, com uso de farinhas de arroz ou linhaça, por exemplo, e temperos naturais. Também uso óleo de girassol e azeite extravirgem no lugar do óleo de soja.”

Uma de suas adaptações é a massa de pizza, cuja receita ensina hoje. “É uma massa leve e gostosa. Por não ter glúten, não tem elasticidade e não precisa sovar. Tem que fazer com muito carinho, pois quebra à toa”, comenta. Além da cobertura sabor marguerita, Divino indica opções como peito de peru, frango com requeijão, quatro queijos e calabresa.

PUBLICIDADE
Foto: Fernando Priamo

Pizza sem glúten

Por Divino Sergio Viana

Ingredientes

PUBLICIDADE

Massa
360ml de água morna
270g de farinha de arroz
100g de farinha de grão de bico
100g de fécula de mandioca
20g de fermento biológico
30g de açúcar
30ml de azeite
8g de sal
10g de goma xantana

Cobertura
2 colheres (sopa) de molho de tomate
200g de queijo mozarela
12 tomates cerejas cortados ao meio
12 folhas de manjericão
1 colher (sopa) de alho frito
Orégano a gosto

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes em batedeira por aproximadamente 5 minutos. Deixe descansar por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume. Não precisa sovar. Abra a massa com um rolo na espessura desejada. Coloque molho de tomate e cubra com molho de tomate e demais ingredientes desejados. Leve para assar em forno aquecido.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile