Ícone do site Tribuna de Minas

Aprenda a fazer bolo de chocolate com paçoca, pé de moleque e doce de leite

bolo butiquim
bolo butiquim
Bolo de chocolate com paçoca, pé de moleque e doce de leite recebeu, no Butiquim Bistrô, o nome de “bolo dos meus aniversários” (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Bolo de aniversário infantil é coisa que marca. Para muitos, é o momento mais esperado: cantar o parabéns, partir a fatia e se deliciar naquela mistura marcada, sobretudo, pelo chocolate. Letícia Petindá ficou especialmente marcada por um de chocolate, com paçoca, pé de moleque e doce de leite. Foi sua tia, Mônica Moreira, quem fez para ela no seu aniversário de 11 anos. Virou o bolo de todos os aniversários. Letícia e a família toda só queriam ele, a partir de então. Elas nem lembram onde viram a receita. Mas pegou. Em seu espaço, o Butiquim Bistrô, não tinha como não incluí-lo no cardápio, que acabou virando o preferido de tanta gente. E é ele que ela ensina na coluna desta semana.

Lá em 2021, Letícia participou do Receita de Família. Junto com sua mãe, Ana Cláudia Moreira, e sua tia, elas tinham, na pandemia, o Butiquim em Casa. A proposta era, na impossibilidade de frequentar bares, proporcionar essa experiência em casa, a partir do cardápio elaborado pelo trio. Mas a história delas com a cozinha é bem mais antiga. Vem da avó de Letícia, que passou para as filhas e acabou chegando nela que, com 15 anos, já tinha decidido que faria gastronomia.

PUBLICIDADE

Desde sempre, a vontade era ter um espaço físico que oferecesse café e fosse restaurante durante o dia. Mas aquele cenário incerto acabou postergando o sonho. Quando tudo começou a ficar mais controlado, decidiram, então, encontrar, finalmente, esse espaço e criar o Butiquim Bistrô. O espaço foi inaugurado em 2022 e fica na Rua Dom Silvério. Claro, a tia e a mãe também entraram nessa. “A gente abriu com essa vontade de fazer um restaurante e café no mesmo local: essa sempre foi a meta. Família ‘cafezeira'”, resume.

PUBLICIDADE

O negócio existe, de fato, desde 2016 e elas produziam sobretudo para eventos. Letícia conta que essa experiência foi importante para chegar nesse modelo atual. “A experiência foi de se jogar mesmo: vamos fazer e vamos fazer dar certo, tentando entender o público de Juiz de Fora, acertando e errando. A gente já tentou várias coisas até chegar nesse formato. Sem muito investimento e, sim, com muito trabalho. Na cara e na coragem.”

O modelo atual é realmente um café com restaurante. A qualquer momento tem um cafezinho passado, um bolo ou um aperitivo salgado fresco e almoço das 11h às 16h. Um dos triunfos do Butiquim Bistrô é o rodízio de café que conquistou os juiz-foranos. Como um café da manhã de hotel, por um preço fixo, o público desfruta da opção de terça a sexta, das 16h às 19h, no sábado das 8h às 11h e das 16h às 19h e, no domingo, das 8h às 11h.

PUBLICIDADE

A demanda é alta, mas o trio segue mantendo aquele tempero familiar em tudo o que faz. Mônica e Ana Cláudia seguem na produção dentro da cozinha. E Letícia, como cursou gastronomia, indica alguns caminhos e dá ideias de novos pratos ou combinações. “Eu entro com a técnica, elas com o tempero. Uma complementa a outra.” Ela não consegue mais cozinhar no Butiquim Bistrô por causa dos inúmeros outros afazeres que precisa coordenar, mas confessa que sente falta. O que a tranquiliza é que confia de olhos fechados na mãe e na tia.

No Butiquim Bistrô, esse bolo que Letícia ensina leva o nome de “bolo dos meus aniversários”. Afinal de contas, não poderia ser outro: é o que resume o apego a essa combinação que é irresistível, de fato. Ela conta que, no começo, o preparo era ainda mais simples, mas que, aos poucos, foram incrementando outros detalhes até chegar no resultado atual. “Essa é a verdadeira receita de família”, admite. Além dele, o cardápio do espaço conta com outras receitas que são da família da Letícia, que conta que é assim que deixa tudo por lá ainda com gosto e memórias familiares. Agora, para todo mundo.

PUBLICIDADE
Letícia Petindá abriu, junto com sua mãe e sua tia, o Butiquim Bistrô em 2016 e, desde 2022, ele funciona como restaurante e café (Foto: Felipe Couri)

Bolo dos meus aniversários

Por Letícia Petindá

Ingredientes para a massa
450g de bolo de chocolate esfarelado

Ingredientes para o recheio
2 latas de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
20 paçocas esfareladas
20 pé de moleque triturados

PUBLICIDADE

Ingredientes para a cobertura
140 gramas de chocolate meio amargo
120 gramas de creme de leite
1 colher de açúcar de confeiteiro
1 colher de mel

Modo de preparo
Cozinhe o leite condensado na panela de pressão por 30 min depois de levantar fervura. Depois de frio misture com o creme de leite. Para a montagem, forre uma fôrma de 25 cm de diâmetro com insulfilm. Divida o bolo de chocolate esfarelado em três partes. Pegue uma parte coloque no fundo da forma apertando bastante para não desmontar e molhe com leite. Coloque metade do recheio de doce de leite, metade das paçocas e do pé de moleque. Repita o processo. Por último, coloque a terceira parte do bolo. Leve a geladeira por no mínimo 5h. Depois, desenforme, retire o plástico filme e cubra com a cobertura. Decore como preferir.

Sair da versão mobile