Ícone do site Tribuna de Minas

Torta tradicional para adoçar o Dia das Mães

vitor costa receita de família
Vitor Costa resgata da memória receita de sua bisavó materna Jandira (Foto: Arquivo Pessoal)
PUBLICIDADE

Uma receita que passou de geração em geração ainda encanta a família de Vitor Costa (@chefvitorcosta), estudante de gastronomia no CES. Tradição que começou com a bisavó materna, dona Jandira, a sobremesa que acabou recebendo seu nome é parecida com a torta alemã. O grande diferencial, porém, é o uso de doce de leite em vez da ganache.

“Desde que me conheço por gente, minha mãe faz essa torta, e é a sobremesa preferida daqui de casa. A receita não dura nem 40 minutos na geladeira de tanto que todos gostam”, conta o cozinheiro de 24 anos, que revirou o livro de receitas da família para compartilhar a sobremesa que acredita ser a cara do Dia das Mães. “É um prato muito afetivo”, observa ele.

PUBLICIDADE

Influenciado por gerações de mulheres que tomaram gosto pela arte de cozinhar, tanto do lado paterno quanto materno, Vitor foi o único que assumiu a paixão como profissão. “Aqui, a parte mais viva da casa é a cozinha, onde todos se reúnem e onde as festas acontecem, em volta do fogão. E a forma que encontrei de passar amor para minha família foi cozinhando”, comenta.

PUBLICIDADE

Formado como técnico de alimentos ainda no ensino médio, além de ter a oportunidade de fazer um breve curso na França, durante uma viagem, Vitor ganhou experiência em eventos gastronômicos em Juiz de Fora, sua cidade natal. Prestes a se formar como gastrônomo, sua ambição é continuar estudando. “Quero me especializar em comida das Américas, especificamente a comida mineira. É muito diversificada, tem influência de portugueses, escravos e índios e não é uma culinária cara. Ela utiliza produtos locais e valoriza a produção regional, isso é muito importante”, diz.

A Torta da Bisa Jandira, inclusive, carrega influências da culinária mineira através do doce de leite caseiro, além de referências dos alemães, nacionalidade que compõe a história de Juiz de Fora, por meio da imigração.

PUBLICIDADE
Foto: Arquivo Pessoal

Torta da Bisa Jandira

Ingredientes
200g de manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
1 pacote de biscoito de maisena
1 lata de leite condensado

Modo de preparo
Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por 40 minutos para fazer o doce de leite. Coloque a manteiga e o açúcar na batedeira e bata até obter um creme bem fofo e liso. Acrescente o creme de leite sem o soro e bata rapidamente, apenas para misturar. Desligue a batedeira e reserve. Separe um recipiente médio para montar o doce. Forre o fundo com uma camada de biscoito. Acrescente uma camada do creme reservado, mais uma camada de biscoito e repita o procedimento, finalizando com o biscoito. Cubra com o doce de leite. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até que o doce fique bem gelado.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile