No Dia dos Namorados, a correria pela reserva dos restaurantes para um jantarzinho comemorativo na data é uma grande função para quem, por esquecimento ou hábito, acaba sempre deixando as coisas para a última hora. Preparar uma refeição especial é sempre uma boa pedida, porque, além de evitar a preocupação de decidir onde comer, quando reservar e outras burocracias, cozinhar para alguém é uma das formas mais genuínas de demonstrar afeto. Como sugestão para o dia 12 de junho, o chef Daniel Echeverria, do Arigatô, sugere um prato de pegada oriental, salmão ao molho de maracujá com arroz de nori e castanha. “É uma receita feita com elementos afrodisíacos como o maracujá e a castanha, é superfácil e rápida de preparar, sobrando mais tempo para você curtir com o seu amor”, diz ele.
Para Daniel, o prato tem identidade e sabores notáveis, mas de maneira extremamente harmônica. “A cozinha oriental vem marcante por meio da combinação do salmão com frutas e do sabor único do nori (espécie de folha de algas). Quem preferir pode substituir o salmão por filé de namorado ou as castanhas-do-pará por castanha-de-caju, ou até por amêndoas”, destaca ele. Para quem optar mesmo por dar uma voltinha, o Arigatô servirá o prato, que não faz parte do cardápio, como opção especial do Dia dos Namorados. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3231-5989.
Salmão ao molho de maracujá com arroz de nori e castanha
por Daniel Echeverria
Ingredientes
350g de filé de salmão
1 1/2 xícara de arroz branco já cozido
100g de castanha-do-pará grosseiramente picada
1/2 folha de nori picada em tiras finas
2 dentes de alho picado
1/2 cebola média picada
2 polpas de maracujá
1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente picada
1 colher (café) de açúcar
100ml de água
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (sopa) de azeite
Modo de preparo
Em uma panela, coloque uma colher de sopa de óleo para dourar o alho, a cebola e a pimenta dedo-de-moça. Quando estiver bem refogado, acrescente o açúcar, o maracujá e a água. Após levantar fervura, cozinhe em fogo baixo por 10 minutos e reserve. Em outra panela, aqueça no azeite o arroz, as castanhas e 2/3 do nori e reserve.
Divida o filé de salmão em dois pedaços, tempere com sal e pimenta a gosto e, em uma frigideira antiaderente, frite-os com o restante do óleo de soja.
Para montar, coloque o arroz entre o centro e a lateral do prato, apoie o filé de salmão sobre o arroz e derrame o molho sobre o salmão. Para finalizar, salpique o restante do nori sobre o prato.