Ícone do site Tribuna de Minas

Bolo de banana com ameixa: Faça uma receita saudável para o fim de semana

bele bele bele 1
WhatsApp Image 2020 11 04 at 14.33.25
A nutricionista Isabela Siqueira Henriques dá dicas de como adotar uma alimentação saudável (Foto: Acervo Pessoal)
PUBLICIDADE

A alimentação saudável é uma das responsáveis por ajudar o organismo a ter um bom desempenho. O corpo humano precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado proporciona diversos benefícios, tanto para o aspecto físico quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter doenças como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão. Uma boa alimentação pode parecer difícil de se manter, mas tudo é uma questão de hábito e persistência.

De acordo com a nutricionista Isabella Siqueira Henriques, é possível ter uma vida saudável que se ajuste às necessidades e rotinas de cada pessoa. “Há muito benefícios na mudança de hábitos. Eles devem ser o objetivo e principal motivação, não obrigação. Para um primeiro passo em busca de uma vida saudável, avalie a qualidade dos seus pratos e mantenha sempre o equilíbrio. Nada de dietas da moda e muito restritivas, fuja sempre do radicalismo, ele não irá te trazer algo sustentável nem mudanças de hábitos saudáveis”, comenta.

PUBLICIDADE

Atenção especial

Durante a quarentena, muitas pessoas passaram a ter mais dificuldades com a alimentação. O cenário atual demanda um cuidado redobrado não só com a higiene pessoal e dos alimentos, mas também com o que a gente come. Ingerir alimentos saudáveis contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, para a manutenção e a recuperação da saúde, conforme pontuou a nutricionista. “É importante ficar atento em relação ao consumo excessivo de alimentos processados, ao comportamento sedentário e ao estresse emocional. Recomendamos, então, que a alimentação seja feita com base em alimentos in natura ou minimamente processados, rica em verduras, legumes e frutas. Evite sempre alimentos ultraprocessados, como salsichas, linguiças, salames, presuntos e alimentos preparados em frituras de imersão, como batata frita e salgados”.

PUBLICIDADE

Sobre a receita indicada para os leitores, Isabella recomendou um bolo de banana com ameixa superfácil de preparar e que possui ingredientes que são fontes de fibras solúveis e nutrientes. “A fibra presente nesses alimentos confere a sensação de saciedade, melhora o funcionamento intestinal e ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Além disso, a receita é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, magnésio e compostos bioativos”, afirma a profissional.

Lanches e cafés

Prático e saudável, o bolo de banana com ameixa integral é interessante para os lanches intermediários do dia, café da manhã ou da tarde. Devido à praticidade e rendimento, é uma opção para todos que fazem suas refeições fora de casa ou no trabalho, por já estar pronta para consumo e ser altamente nutritiva. Em relação ao preparo, é importante que o flocos de aveia não sejam substituídos por farinha de trigo ou outros tipos de farinha, para continuar tendo seus benefícios nutricionais. “A banana nanica confere um sabor que fará total diferença na receita; já a ameixa pode ser substituída por uva passa”, conclui Isabella.

PUBLICIDADE
O bolo de banana com ameixa integral é interessante para café da manhã ou da tarde (Foto: Acervo Pessoal)

Bolo de banana com ameixa

Por Isabella Siqueira Henriques

Ingredientes

PUBLICIDADE

4 bananas nanicas maduras
1/2 xícara de azeite
4 ovos
2 xícaras de flocos de aveia
1 xícara de ameixa picada
1 colher (sopa) de fermento em pó
Canela a gosto

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o azeite e as bananas até virar uma mistura homogênea. Adicione as ameixas e bata mais um pouco. Em seguida, adicione a aveia, canela e por último o fermento. Coloque a massa em uma forma untada com manteiga e detinha de aveia e leve ao forno para assar a 180 graus por mais ou menos 35 minutos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile