Ícone do site Tribuna de Minas

Um novo jeito de preparar chouriço – e vencer o Comida di Buteco

comida di buteco pao moiado Felipe Couri
(Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Campeão do Comida di Buteco 2023, o prato Brownie di Mineiro faz uma escolha ousada ao combinar dois ingredientes que dividem opiniões. Não é todo mundo que gosta de chouriço e erva-doce, ainda mais os dois juntos, mas a mistura conquistou o paladar dos juiz-foranos, que elegeram o Pão Moiado como o melhor boteco da cidade graças à ideia do chef Leandro Coutinho de criar um chouriço com erva doce em formato de brownie empanado no fubá. 

A receita é uma releitura do tradicional chouriço presente nos botecos do interior de Minas Gerais. A inspiração veio depois de muito estudo, mas também resgata uma memória afetiva de Leandro, da época em que passava as férias na roça e via sua família preparar a receita. “Nosso prato tinha que ser uma comida de buteco raiz e nada mais de buteco mineiro do que um chouriço, mesmo que a gente dê uma mini gourmetizada no prato, sempre vamos aderir a essa proposta de comida de buteco.”

PUBLICIDADE

A “mini gourmetizada” a que Leandro se refere são os complementos da receita, como a compota de cebolas com toque de anis e o molho de ervas no estilo do Pão Moiado.  O chef acredita que o sucesso do prato está justamente aí, em apostar no diferente, além da composição visual com o formato de brownie que era para atrair até quem não come chouriço e foi o que aconteceu. 

PUBLICIDADE

“Eu não sou o mais fã de erva-doce, e minha mãe adora colocar na broa, mas aquilo incomoda. Só que pesquisando sobre charcutaria alemã, vi que era bastante usada, mesmo que sutilmente, igual foi o nosso caso. Se você souber usar, salpicando ela por cima para dar um aroma, um sabor e uma leve crocância, ela causa uma explosão, que não é enjoativo”, explica Leandro. 

A paixão pela cozinha foi herdada da mãe. Dona Nice preparava a comida para os filhos antes de ir para o trabalho, mas, na hora de esquentar o almoço, Leandro “sempre acrescentava algo a mais”. Dessa época para cá, já foram 28 anos na cozinha, sendo 12 profissionalmente. “Minha matriarca me ensinou a base da cozinha que é o respeito ao alimento e ao tempo de preparo, sem muita pressa.” 

PUBLICIDADE

Há quase dois anos, o chef decidiu ter um espaço próprio para as suas criações e abriu o Pão Moiado, com o apoio da sua esposa. Hoje, ele ensina no Receita de Família uma das suas invenções.

(Foto: Felipe Couri)

Ingredientes:

100 gramas de chouriço

PUBLICIDADE

5 gramas de erva-doce

50 gramas de fubá

1 ovo

PUBLICIDADE

10 gramas de farinha de trigo

1 cebola

1 unidade de anis estrelado

PUBLICIDADE

20 ml de vinho tinto

50 gramas de vinagre

20 gramas de chimichurri (mix de ervas)

20 ml de azeite

5 gramas de salsinha

Modo de Preparo: 

Tire o chouriço da tripa e tempere com a erva doce, molde em quadrados tipo “Brownie”, empane no fubá com farinha de trigo e frite. 

Para a compota de cebola, pique-as em pétalas e acrescente vinho, anis estrelado, vinagre e açúcar, depois deixe levantar fervura e desligue.

Já para o molho de ervas, hidrate o chimichurri (e/ou mix de ervas secas) no azeite e vinagre, por fim, acrescente salsinha fresca. 

O prato demora em média 40 minutos para ser feito, e a receita serve uma porção.

Sair da versão mobile