A mesa do café, do almoço e do jantar é tradicionalmente onde a família se reúne e, em datas comemorativas, a comida é muitas vezes a atração principal. Nesse Dia dos Pais, o churrasco, que ocupa um espaço especial no estômago e coração de muitos pais brasileiros, pode mais uma vez vir a ser a melhor opção. Mas até a esse prato tão comum é possível acrescentar novos sabores. Dona do Espeto de Grife, a gastrônoma Cristiane Martins sugere um espeto gourmet de alcatra com vegetais, acompanhado de salada de batatas rústicas com shitake, uma receita muito presente nos churrascos de sua família.
“Você pode variar na montagem dos espetos. Usar somente a alcatra ou intercalar a carne com queijo coalho e orégano; intercalar com bacon ou até mesmo fazer misto de lombo com alcatra. O legal é que existe um espeto para cada gosto”, indica. Se não tiver churrasqueira, o espeto também pode ser feito em chapa. Para uma mesa ainda mais farta, o prato também pode ser composto com arroz com alho e farofa.
Nascida em Faria Lemos, cidade próxima a Carangola na Zona da Mata mineira, Cristiane veio para Juiz de Fora na década de 1990 e, recentemente, criou seu próprio empreendimento com foco em espetos. Filha mais velha de duas irmãs, ela herdou do pai parte de sua paixão pela cozinha. Até hoje, o senhor Antônio Geraldino de Oliveira, de 71 anos, se dedica à culinária, com interesse especial ao tempero das carnes. “O meu pai gosta de cozinha mais do que a minha mãe, é algo que ele tem prazer em fazer. Ele vibra com o fato de eu estar trabalhando com gastronomia, porque antigamente existia machismo em ter homens na cozinha. E hoje os olhos dele brilham quando cozinho, como se ele também estivesse se realizando nisso”, conta a gastrônoma.
Vinda de uma família grande, em que cada encontro era motivo de festa, a gastrônoma cresceu no meio de panelas, e o churrasco era frequentemente o prato principal. “O aniversário do meu avô parava a cidade e, para o almoço, convidavam na igreja todos que quisessem ir. Quando fui crescendo, fui me aprimorando, porque queria conhecer mais as técnicas e temperos. Lá não tinha receita, era tudo no olho, repetindo o que dava certo. Quando vim para Juiz de Fora, entrei no curso de gastronomia e comecei a entender o porquê das coisas. Hoje tenho dado um pouco de glamour às receitas que já eram feitas, acrescentando temperos, fazendo o caldo da própria carne. E essa receita da batata foi uma delas, que transformei em algo esteticamente mais bonito, com preocupação pela aparência, porque também comemos com os olhos”, reflete.
Espeto de alcatra com vegetais
Por Cristiane Martins
Ingredientes
1kg de alcatra
4 cabeças de alho
1 cebola média cortada em lascas
salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim
3 colheres de sopa de azeite
cerveja artesanal puro malte
1 pimentão amarelo
15 tomates cerejas
10 mini cebolas
Modo de preparo
Corte a alcatra em cubos de aproximadamente 25g, tempere com sal fino e pimenta-do-reino moída na hora. Reserve.Para a carne ficar mais suculenta e saborosa, deixe marinar. Faça um molho com o azeite, as cabeças de alho e a cebola, com salsinha, cebolinha, tomilho e alecrim. Por último, coloque a cerveja em quantidade suficiente para envolver toda a carne dentro do saco plástico. Coloque a carne picada no saco plástico com a marinada, feche bem e leve à geladeira por uma hora e meia. O ideal é usar saco plástico com fechamento.
Para o espeto com legumes, corte o pimentão amarelo em pequenos quadradinhos. Salteie-os com as mini cebolas e os tomatinhos no azeite antes da montagem, para que fiquem uniformes no cozimento. Na montagem, intercale a carne, o pimentão, a cebola, o tomate e repita a sequência. Depois que a chapa estiver bem quente, coloque um fio de óleo e os espetinhos. Deixe dourar de todos os lados. Acerte o ponto desejado, deixando mais ou menos tempo na chapa.DicaVocê pode usar um ramo de tomilho molhado no molho de chimichurri sobre os espetinhos, assim eles não ressecam e deixam um aroma delicioso.
Salada de batatas rústicas com shitake
Ingredientes
700g de mini batatas bolinhas com casca
400g de mini cebolas com casca
200g de tomate cereja
100g de azeitonas pretas sem caroço
30g de cogumelos shitake (hidratado)
Pimentas biquinho a gosto
15 cabeças de alhos com casca (cortar as pontinhas)
1 colher (sopa) cheia de sal grosso
Meia xícara (chá) de um bom azeite extra virgem
1 colher se sobremesa de manteiga
Ervas frescas (salsa, cebolinha, manjericão), orégano, tomilho, alecrim, pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Lave bem as batatas, as cebolas, os tomates, os alhos (deixar as cascas) e as ervas frescas que for utilizar. Reserve. Corte as ervas bem pequenininhas para misturar de forma uniforme com os outros ingredientes.
Em uma assadeira, coloque uma colher do azeite separado, acrescente a colher de manteiga espalhando no fundo. Distribua todos os ingredientes de forma aleatória. Acrescente o restante do azeite, as ervas, especiarias e por último o sal grosso, salpicando-o por toda a assadeira. Cubra com papel alumínio, leve ao forno, pré-aquecido, por 50 minutos.
Retire o papel alumínio. Regue com mais azeite (o ideal é não deixar que os ingredientes ressequem) e volte ao forno por mais 10 minutos. Com um garfo, cheque se as batatas estão cozidas. Elas serão o seu termômetro para saber se o prato está pronto, pois cada forno tem sua particularidade. Enfeite com ramos de alecrim.