Para muitas pessoas, doce é afeto, pois tem o poder de unir e marcar datas importantes. A confeiteira Ana Valéria Emidio Altomar trabalha há dois anos no ramo e, antes deste período, somente seus familiares e amigos conheciam seus doces e bolos. Seu trabalho ficou conhecido através de sua página no Instagram (@byvalerialtomar) e, desde então, ela passou a fidelizar seus clientes. Durante o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus, suas encomendas cresceram, e a motivação, também.
Segundo a confeiteira, sua dedicação e apreço pelo negócio se tornou uma válvula de escape e, com o passar do tempo, o aprendizado se fez constante. “O que eu mais amo nesse ramo é a possibilidade de inovar, não é um trabalho repetitivo. Principalmente em relação à decoração e quando o cliente permite que eu a defina. Além de que, minha motivação cresce à medida que os retornos chegam e vejo satisfação de um desejo realizado”, conta.
Desde o Natal passado, Valéria tem aumentado a produção de bolos. E, justamente, quando sua demanda tinha crescido, veio a pandemia da Covid-19. O medo de perder o negócio passou pela cabeça, conforme explicou a empresária. “A minha sensação era que tudo ia parar, inclusive a confeitaria. Porém, o que aconteceu comigo foi o inverso, houve um aumento nas encomendas, principalmente do menor tamanho, já que as pessoas passaram a comemorar somente com aquelas com quem estavam confinadas. Aconteceu também de haver encomendas para presentear aqueles que não estão em casa.”
Sabor de infância
Valéria Altomar sugeriu de receita para os leitores da Tribuna um bolo naked de chocolate branco e morango. Segundo ela, essa produção remete à infância de seu filho. “Essa receita tem um valor sentimental, pois fiz para o meu filho. Ao refazer, trouxe à minha memória um período de muita felicidade. Porém, para agora resolvi reinventar a receita para uma modalidade que todos amam e que dá vontade de saborear somente com o olhar”, diz.
Já sobre as especificidades que a receita pede, a confeiteira informou que é preciso seguir algumas regras básicas. “Existem alguns detalhes que devem ser respeitados, como, por exemplo, fazer o bolo sempre no dia anterior do evento, nunca no mesmo dia, pois a massa, quando sai do forno, está muito macia e isso pode dificultar a montagem. O recheio deve ficar umas quatro horas na geladeira para que endureça um pouco. O creme de leite fresco deve ser feito seguindo as instruções da embalagem e, principalmente, não usar chocolate fracionado nem cobertura”, sugere.
Bolo naked de chocolate branco e morango
Por Valeria Altomar
Ingredientes:
Massa
4 ovos
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara e ½ de açúcar refinado
2 xícaras e ½ farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
150 ml de água
Calda
1 xícara de água
2 colheres (sopa) de açúcar
Recheio
400g de chocolate branco picado
172g de creme de leite de caixinha
160g de creme de leite fresco
Morango picado
Modo de fazer:
Massa
Bata os ovos inteiros até dobrar de volume, acrescente a baunilha, o óleo e bata um pouco mais. Coloque o açúcar aos poucos e bata novamente até ficar um creme esbranquiçado. Desligue a batedeira e vá colocando a farinha, alternando com a água e misturando aos poucos. Por último, coloque o fermento. Unte três formas de 17cm de diâmetro por 5cm de altura e distribua a massa, uniformemente, entre elas e leve ao forno pré-aquecido a 180°C – até colocar um palito e sair limpo.
Calda
Leve todos os ingredientes ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e deixe esfriar um pouco.
Recheio
Leve o chocolate ao micro-ondas e derreta de 30 em 30 segundos (ou derreta em banho maria). Depois de completamente derretido, acrescente o creme de leite, misture bem e deixe esfriar. Bata o creme de leite fresco bem gelado – até ele não cair da colher, porém observe para que ele não passe do ponto -, coloque no chocolate derretido e frio. Transfira para uma embalagem, tampe e leve para gelar e pegar consistência para ser usado.
Montagem
Corte os topos do bolo para as três massas ficarem da mesma altura, coloque a primeira massa, molhe com a calda, não muito, ponha um pouco do recheio e por cima morangos em pedaços. Faça o mesmo com a outra massa e por cima da última massa coloque o restante do recheio. Decore com morango a gosto. Mantenha o bolo na geladeira, tirando um pouco antes de servir.