Ícone do site Tribuna de Minas

Típico de Minas: aprenda a fazer galinhada com a Gi

RECEITA DE FAMILIA Galinhada Paula Lima 3
RECEITA DE FAMILIA Galinhada Paula Lima 1 scaled
Neta começou a cozinhar aos 4 anos. Interesse surgiu ao ver a avó cozinhando (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Por mais de 20 anos, o Sítio do Mineiro funcionou como restaurante aos finais de semana e feriados no distrito de Paula Lima, em Juiz de Fora. A cozinha era comandada pela Alzira Batista Gomes e Lopes, conhecida por Gi, que, hoje, reserva para sua família o melhor da culinária que só uma mãe (e avó) pode preparar. Para a equipe do Receita de Família, Gi apresentou uma galinhada, mostrando a facilidade na preparação de um prato típico de Minas e que sempre fez sucesso no seu restaurante.

A rotina do trabalho em um restaurante tem muitas diferenças entre a de cozinhar no dia a dia. Quando o Sítio do Mineiro abria ao público, as preparações se iniciavam às 4h. Porém, o esforço compensava: diversas vezes, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães, filas de carros se formavam na entrada do local.

PUBLICIDADE

Para atender a demanda, o cardápio era amplo, com mais de 100 opções de pratos e comidas. O fogão à lenha e o ambiente rodeado de belezas naturais dão um toque ainda mais especial. O estabelecimento fechou em 2020 por conta da pandemia da Covid-19 e, após isso, o espaço foi adaptado para se transformar na casa da Gi e sua família.

PUBLICIDADE

A galinhada era o prato mais pedido pelos clientes no Sítio do Mineiro. Simples e prático, Gi explica que o segredo de uma boa galinhada é caprichar no tempero. “Eu passo um limão no frango primeiro. Depois, eu coloco os temperos: chimichurri, páprica, alho e um pouquinho do caldo Knorr”, diz.

Fazendo jus ao nome do quadro Receita de Família, a sobremesa ficou por conta da Elisa Lopes Nascimento, neta da Gi. A pequena de 8 anos aprendeu a cozinhar observando a avó. “Eu comecei quando eu tinha 4 anos”, conta. “Eu ficava vendo minha avó fazendo os sucos, aí eu comecei a gostar de fazer também.”

PUBLICIDADE

Para o Receita de Família, Elisa preparou uma broinha de fubá de sobremesa. Indo além do tradicional, a dica é usar um pouco de corante para ter bolinhos mais coloridos.

Avó e neta cozinham juntas e transformaram receitas em receitas de família. Na foto, Elisa, neta de Gi, mostra suas broinhas de fubá como opção de sobremesa para comer após a galinhada feita pela avó (Foto: Felipe Couri)

Confira as receitas:

Galinhada da Gi

Ingredientes:

PUBLICIDADE

– 1 frango médio

– 1 quilo de arroz

– 1 limão

PUBLICIDADE

– 3 cebolas

– Chimichurri a gosto

– Páprica defumada a gosto

PUBLICIDADE

– 3 dentes de alho

– Banha para fritar a cebola

Modo de preparo:

– Frite as cebolas na banha de porco até caramelizar;

– Ao caramelizar, coloque o frango picado na fritura;

– Mexa até dourar e cozinhar;

– Na mesma panela, coloque o arroz e preencha com água; deixe cozinhar até terminar.

Broinha de fubá da Elisa

Ingredientes:

– 2 ovos

– 1 xícara de açúcar

– 1 colher bem cheia de manteiga

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de fubá

– 2 xícaras de leite

– 1 colher de chá de Fermento em pó

– corante (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, coloque em pequenas forminhas e leve para assar no forno.

Sair da versão mobile