Ícone do site Tribuna de Minas

Cesama investe em ações educativas para manter média de consumo

capa27
PUBLICIDADE

Que a água é um bem precioso e que devemos adotar medidas que a preservem por mais tempo, todo mundo sabe. O problema é que, nem sempre, as pessoas têm essa consciência e acabam desperdiçando litros e litros de água. Mesmo havendo ações educativas, muitos consumidores focam no presente sem pensar muito no futuro. A prova está no levantamento feito pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), responsável por gerenciar todo o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Juiz de Fora, sobre o comportamento do consumidor de água em Juiz de Fora nos últimos anos 12 anos.

De 2008 a 2013, segundo o levantamento, o consumo na cidade teve um crescimento vegetativo uniforme, na ordem de 1% ao ano. Já entre o final de 2014 até o início de 2016, quando a cidade enfrentou a crise hídrica, houve queda no consumo, consequência do rodízio no abastecimento, necessário para não comprometer ainda mais o cenário crítico. Somado a isso, a Cesama notou que, neste momento, toda a população refletiu sobre o consumo de água, inclusive, foi o período em que houve o maior número de denúncias sobre desperdício. Em 2015 e 2016, a companhia recebeu 1.696 denúncias, sendo a maior parte durante a crise (1.439, em 2015 e outras 257 em 2016).

PUBLICIDADE

Contudo, passado esse período, a companhia verificou que, ao longo de 2016, com a normalização do abastecimento e chuvas mais regularizadas, a retomada no consumo foi mais acentuada, na casa dos 3% ao ano, voltando aos níveis próximos do que era observado antes da crise. O volume de denúncias também caiu, ficando em 96 em 2017, 65 em 2018, e 98 até a primeira quinzena de dezembro de 2019. A Cesama reforça que as denúncias sobre desperdício e mau uso do recurso podem ser feitas por meio do telefone 115 ou pelo e-mail desperdicio@cesama.com.br.

Média de consumo equiparada à nacional

Mesmo com esses dados, a Cesama ressalta que o perfil do consumidor de água juiz-forano está entre o consciente e o esbanjador, ou seja, próximo da média nacional per capita, que é de 166 litros por habitante/dia. Com base nos registros coletados entre janeiro e setembro de 2019, a média registrada foi 160 litros por habitante/dia. Para se ter uma ideia, a cidade brasileira de maior consumo per capita é o Rio de Janeiro, onde o volume consumido chega a 253 litros por habitante por dia.

PUBLICIDADE

A companhia entende que ações educativas, sobretudo após a criação de uma equipe de conscientização, ocorrida em fevereiro de 2015, no auge da crise hídrica, são fundamentais para que a população crie um novo olhar para o consumo de água. A equipe é responsável por realizar abordagens educativas, geralmente, após a apuração de denúncias sobre desperdício de água. Os integrantes vão até o imóvel de usuários denunciados para dar orientação, buscando alertar para a importância do uso consciente do produto. Neste ano, as 98 denúncias registradas foram apuradas, com posterior visita da equipe de conscientização.

Além dessas medidas, a Cesama promove atividades cujo mote é a educação ambiental. Em 2019 foram realizadas cerca de 40 ações em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Foram atendidas cerca de três mil pessoas nas oficinas e estandes da companhia, e distribuídos mais de nove mil materiais educativos, bem como folders com orientações diversas sobre o sistema de saneamento de Juiz de Fora e uma revista da Turma da Mônica sobre “Uso racional da água e saneamento básico”.

PUBLICIDADE
“Educar, para não acabar. Conscientizar, para não desperdiçar. Orientar, para não esbanjar” Antônio Almas, prefeito de Juiz de Fora

Para o prefeito Antônio Almas, os trabalhos educativos são essenciais para o uso sustentável do produto: “Educar, para não acabar. Conscientizar, para não desperdiçar. Orientar, para não esbanjar. As palavras que buscam enfatizar a necessidade do consumo controlado da água revelam a preocupação da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Cesama, em manter esse constante exercício de cidadania, de participação, de convivência comunitária. Já enfrentamos até mesmo crises hídricas, quando a resposta do cidadão foi de reflexão, promovendo a queda de consumo como resposta concreta e real. A mesma atitude que a equipe de conscientização da Cesama mostra para os usuários, sobre a gravidade do gasto excessivo da água. Nas escolas, unidades de saúde, centros sociais e comunitários, nos bairros, nas ruas e nas praças, as ações se multiplicam de forma constante, através de palestras, panfletos, debates, conversas e até nas músicas do Coral Cesama, incentivando a preocupação com o gasto racional da água. Esse é um processo de educação que, acreditamos, faz pensar, agir e concretizar algo que enobrece o ser humano, através de sua cidadania”.

 

PUBLICIDADE

 


Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1.001, Centro
Telefone: 115
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 17h30
www.cesama.com.br

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile