Alguns pais explicam que o filho estuda em um colégio onde o ensino on-line se resume a uma hora, diariamente. Sabendo do sistema adotado pelo Conexão, eles têm receio de que a criança não consiga acompanhar o ritmo de aulas e estudos. Como fazer?
A Rede de Ensino Conexão adotou um sistema de acompanhamento. Aqueles que têm um indicador de ausência acima do permitido são alertados, assim como sua família, sobre a importância de acompanhar as aulas. Temos, portanto, um modelo de aprendizado diferente do que se vê no mercado. São feitas avaliações continuadas e periódicas em que utilizamos a ferramenta tecnológica ou software na aplicação de conteúdo de revisão. Isso vai compondo a nota do aluno. Nosso objetivo não é torná-lo fazedor de provas e, sim, que ele assimile o conhecimento. Pais, inclusive, garantiram que seus filhos estão estudando mais que antes, e aqueles que não conseguiram se adaptar ao modelo recebem acompanhamento individualizado.
Qual a segurança que a escola em 2021 vai oferecer para meu filho começar o Ensino Híbrido?
Desde setembro, estamos preparados, seguindo todos os protocolos de segurança da Vigilância Sanitária e dos órgãos competentes. Temos capacitado nosso time e tomado medidas de segurança de espaçamento entre os alunos. As salas de aula estarão funcionando com 50% da sua capacidade, os estudantes receberão máscara acrílica, para que eles vejam os sorrisos um do outro e se sintam mais acolhidos. Além disso, contamos com uma enfermeira em cada unidade para garantir a saúde e a segurança de todos.
O que acontece quando o aluno não consegue participar das aulas por problemas com a Internet?
A escola montou um sistema de suporte tecnológico muito completo, e, desde o início do ano, todas as nossas aulas são gravadas e armazenadas. O aluno que não participa tem um período para solicitar a gravação. Sabemos que eventualmente pode acontecer de a internet cair, e, por isso, esses arquivos ficam disponíveis dia a dia ao longo de todo o ano letivo de 2020.
Minha filha não aguenta ficar por muito tempo em frente ao computador assistindo às aulas. Assim, perde alguma explicação ou pedido de atividades. O que pode ser feito para ajudar?
Ao longo desse ano, todos foram capacitados e treinados para fazer aulas mais dinâmicas. Assim, variamos as atividades nos 50 minutos para atrair a atenção do aluno, mas, eventualmente, um ou outro não consegue ficar tanto tempo na frente do computador. Quando o aluno tem alguma dúvida, ele acaba acessando o conteúdo e sana quaisquer questões. Nossos professores passam exercícios de fixação e, na aula seguinte, conseguem perceber se realmente o aluno compreendeu ou se será preciso algum complemento.
Muitas escolas demoraram para aderir ao ensino remoto. Como estes alunos poderão ser encaixados nas turmas que já estudam no Conexão?
Já funciona na rede um modelo de alinhamento de conteúdo, que nivela os alunos. Isso já é realidade desde 2019. Não só alunos de escola pública, mas aqueles vindos de outra instituição precisam disso. Por isso, nossas aulas são as únicas a começarem às 8h. A vantagem é que o estudante que precisa do Reforço começa às 7h10. Assim, os professores conversam e entendem as necessidades de modo individualizado. O aluno que quer chegar às 8h, com a maioria dos colegas, tende a se dedicar mais para sair rapidamente desse alinhamento, ou seja, é um modelo meritocrático. Aplicamos, para isso, uma avaliação diagnóstica no início do ano e a cada bimestre. Outro ponto é relativo ao nosso material didático pertencente ao sistema Anglo, totalmente alicerçado em espiral de conteúdo, diferente de muitas escolas que adotam livros e apostilas. Nosso sistema é todo planejado para retomar o programa e avançar em todas as séries, inclusive na educação infantil.
A pandemia afetou também as crianças. De que forma o Conexão pretende seguir com o ensino para os pequenos?
A nossa escola se preocupou em conduzir o ano letivo da forma mais suave possível. Nossas professoras trabalharam o ano inteiro enviando vídeos, contando historinhas e orientando os pais. As crianças ficaram desconectadas do aprendizado, pois é difícil para elas ficarem em frente de uma telinha. Esse ano de 2020, em especial para educação infantil, é algo que está sendo muito sentido. Por isso, para os próximos dois anos, a carga horária será aumentada em 25%, inclusive para o 1º ano do fundamental.
Ouvi dizer que o Conexão irá aumentar a média para 7. Por que essa mudança neste período?
Nós descobrimos nessa pandemia que os nossos alunos são extremamente dedicados e inteligentes. A gente está elevando o nível do aluno, porque ele tem capacidade de entregar mais. Uma média 6 é algo que faz com que ele seja um aluno mediano. Nossa proposta é que eles possam chegar ao ensino médio prontos para escolher qualquer universidade e qualquer profissão. Nós descobrimos um potencial incrível com a facilidade de adaptação deste período. Eles já estão adaptados com toda a tecnologia e, inclusive, terão auxílio do Chromebook a partir do 6º ano, o que facilitará muito a aplicação de atividades na dinâmica escolar.
Leia também: Saúde mental na escola: Diálogo minimiza impactos psicológicos
Instagram: @colegioconexaojf
Facebook: /colegioconexaojf
Telefone: (32) 3691-9902