Segundo a coordenadora do curso de gastronomia, Janaína Cardoso da Silva, o curso possibilita ao aluno conhecimento e técnica para trabalhar em qualquer lugar do mundo. “O nosso curso oferece uma boa base em gestão, permitindo ao aluno, ainda em formação, abrir seu próprio negócio. Nós recebemos muito feedback de egressos dizendo o quanto as disciplinas foram importantes para o sucesso de seus empreendimentos”, afirma.
Confira exemplos de ex-alunos que seguiram a carreira em outros países e obtiveram sucesso.
Cozinhando em alto-mar
A chef Isabella Lima Amaral embarcou em junho de 2019 e passou nove meses dentro de um navio. Nessa aventura, a egressa trabalhou na linha quente, como chamavam a parte da cozinha, onde era realizado o preparo de pratos quentes – desde a entrada até o prato principal. O navio recebia, por semana, quatro mil passageiros, e cada restaurante recebia um quarto desse número em rotatividade.
“Eu trabalhei primeiro no Garde Manger de um dos restaurantes. Trabalhava com mais cinco pessoas, mas só eu montava os pratos para o serviço do restaurante, os demais eram para o buffet. Além do processo de cortar e cozinhar os legumes e verduras, havia a preparação do design do prato para o serviço do café da manhã, almoço e jantar”, conta.
A formação em gastronomia possibilitou à jovem fazer a prova para a Marinha Mercante – para tirar a carteira de cozinheiro marítimo e iniciar carreira no exterior. A partir disso, ela pôde buscar oportunidades no mercado Mercante até ser chamada pela MSC Cruzeiros e embarcar no MSC Divina em um dos navios. “O UniAcademia me deu uma base completa na área da gastronomia, permitindo buscar especializações e pós-graduação nessa área e enriquecer o aprendizado. Trabalhar fora do Brasil foi gratificante, pude colocar em prática o que aprendi na faculdade de forma clara e ainda ter uma base de comparação com meus colegas de trabalho, que eram de diversas nacionalidades”, ressalta.
De acordo com a chef, a instituição permitiu que ela aprendesse uma grande variedade de preparos, técnicas e teorias utilizadas diariamente. “O curso foi de grande importância para o meu amadurecimento e me abriu portas para um mar de oportunidades fora do país. Serviu para me mostrar também o quanto é gratificante trabalhar em uma área na qual você pode se dedicar de forma verdadeira, fui bem acolhida na faculdade e vou sempre me lembrar dos professores que tive por lá e as amizades que se mantêm até hoje”, conclui.
Experiência na Austrália
A egressa do curso de Psicologia do UniAcademia, Carolina Bellini, foi aprovada no Mestrado Profissional em Psicologia da University of Sunshine Coast, no estado de Queensland, na Austrália. O processo de seleção contou com as etapas de validação do diploma, comprovação de proficiência na língua inglesa, análise de currículo e entrevista. Além dos atendimentos na clínica de psicologia da instituição, durante a graduação Carolina também participou de projetos de pesquisa. Para ela, um fator que ajudou na aprovação foi o extenso currículo do curso de psicologia, principalmente relacionado ao estágio.
“Eu percebi que ter a experiência prática fez uma diferença gigante. Tive a base teórica muito sólida. Mas tive também a oportunidade da prática dentro da própria faculdade, na clínica de psicologia, em que a gente faz atendimento aos clientes da comunidade. Os professores supervisionam esses nossos atendimentos e, dentro dessa experiência, aprendi muito”, aponta Carolina.
Antes de ir morar na Austrália, a psicóloga também participou de projetos de pesquisa. Em junho do ano passado, ela esteve no VI Seminário Internacional Transdisciplinar sobre o Bebê, em Paris, apresentando o trabalho. “Morar fora ajuda a transpor diversas várias barreiras e vencer desafios pessoais. E a gente consegue estender isso para o lado profissional. A gente sai da zona de conforto”, diz sobre iniciar carreira no exterior.
Chef em Portugal
O juiz-forano Pedro Monteiro é membro fundador do coletivo de cozinheiros New Kids on the Block, em Lisboa, mestre cervejeiro e chef e proprietário da cozinha da fábrica da Musa em Portugal. “É uma janela que se abre. Terminei o curso com planos que nem sempre correm como imaginamos. Vim para Portugal para um mestrado em gastronomia, no intuito de voltar para o UniAcademia e ser professor. A vida me levou para outro caminho. Mas é preciso foco para que o objetivo não se disperse. Quem está disposto a passar por uma faculdade já pode dizer que este percurso é importante na própria caminhada”, afirma.
Leia também: Cursos tecnológicos: Formação rápida e oportunidade de mudança
Seminário Santo Antônio: Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Centro Telefone (32) 3239-8615
Campus Arnaldo Janssen: R. Luz Interior, 345 – Estrela Sul Telefone: (32) 3250-3900
WhatsApp: (32) 99812-1494
Instagram: @uniacademiajf