Ícone do site Tribuna de Minas

Uso de tecnologia na gestão da informação aumenta competitividade das empresas

PUBLICIDADE

O aumento da competividade entre as empresas sejam elas de produtos ou serviços faz da tecnologia importante aliada na entrega do que é oferecido aos clientes, assim como na própria estruturação interna do negócio. De acordo com dados da PINTEC, pesquisa de inovação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados recentemente, em 2022, 84,9% de um universo de 9.586 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas utilizaram pelo menos uma tecnologia digital avançada.

A computação em nuvem foi a mais declarada (73,6%), seguida por internet das coisas (48,6%), robótica (27,7%), análise de big data (23,4%), manufatura aditiva (19,2%) e inteligência artificial (16,9%). O benefício mais apontado pelos entrevistados no uso dessas tecnologias foi a maior flexibilidade em processos administrativos, produtivos e organizacionais (89,8%), seguido pelo aumento da eficiência (87,6%).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

É exatamente este o compromisso da Célula. Referência nacional em gestão de documentos, com quase duas décadas de experiência no mercado, a empresa investe cada vez mais no uso de ferramentas tecnológicas, para oferecer serviços inteligentes de guarda, seja física ou digital, de arquivos, como contratos, alvarás, registros contábeis e de funcionamento, licenças, notas fiscais, registros tributários e da previdência, dentre outros, em local capaz de preservar a integridade e a segurança da informação.

Diretor de Tecnologia da Célula, Marcus Antonio Sales Júnior, explica que o resultado da PINTEC traduz o que a gestão eficiente da informação é capaz de assegurar às empresas. Além de maior flexibilidade e agilidade nos processos de modo geral, ela também impacta diretamente na produtividade e, consequentemente, no faturamento.

PUBLICIDADE

“Já vivenciamos uma situação notável, na qual um cliente teve que lidar com uma extensa quantidade de documentos físicos e enfrentou dificuldades para prestar contas, resultando na não recepção de uma quantia significativa de dinheiro. Após a minuciosa digitalização e organização eficaz de todas as informações, o cliente finalmente conseguiu receber o valor devido”, conta o diretor.

Nova versão do GED Célula chega em 2024

Com uma equipe técnica capacitada e de extrema confiança, a Célula desenvolveu seu próprio sistema para a gestão dos documentos de suas centenas de clientes espalhados por todo o país. O software GED Célula permite o acesso aos arquivos digitalizados de qualquer lugar em que se esteja e a qualquer momento, com toda a segurança necessária, para evitar os crescentes ataques cibernéticos.

PUBLICIDADE

Adaptado para a computação em nuvem e pronto também para atender casos em que o uso desta tecnologia não é permitido, a exemplo de empresas como as Forças Armadas que possuem restrições para armazenar seus documentos na nuvem, o GED Célula terá uma nova versão no próximo ano. Uma das grandes novidades será a maior capacidade de integração e comunicação com outras plataformas, atendendo demandas apontadas pelos próprios clientes. Segundo o diretor Marcus Antonio Sales Júnior, as inovações no sistema têm sido objeto de trabalho da equipe responsável há cerca de sete meses. A previsão para o lançamento é em setembro de 2024.

Os novos recursos agregados ao software com o acolhimento às sugestões do mercado e o olhar atento às inovações reforçam a política e os valores da Célula, explica o diretor de Tecnologia. “O que nos diferencia da concorrência é o envolvimento com o cliente. A diretoria participa diretamente das negociações, porque vender não é o nosso principal objetivo. Preocupados com a ética, porque nossa atividade pressupõe uma relação de muita confiança, oferecemos um serviço cuidadoso de consultoria para a gestão da informação. Muitas empresas desconhecem esse assunto e temos que auxiliá-las a encontrar a melhor e mais eficiente estratégia. Cada caso é um caso”, explica Marcus.

Atualmente, quatro empresas no país estão licenciadas para utilizar o GED Célula. “Optamos pelo licenciamento para ter mais segurança em relação ao uso correto do software”, acrescenta o diretor. As licenciadas estão localizadas em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Maringá (PR).

PUBLICIDADE

Eficiência também na guarda física dos documentos

Ocupando espaço privilegiado no moderno condomínio empresarial Park Sul, na BR-040, a Célula possui em seu acervo a guarda de cerca de 140  mil caixas de documentos. Com o uso da tecnologia, são necessários poucos segundos para identificar a correta localização de qualquer uma delas. “Entregamos qualquer arquivo inerte em até quatro horas se o cliente estiver na área de Juiz de Fora”, orgulha-se o diretor Marcus Antonio Sales Júnior.

Até as simples etiquetas afixadas nas caixas são, na verdade, parte de uma sofisticada estrutura de códigos que também é sinônimo de segurança, uma vez que não há nada nelas que identifique diretamente o conteúdo. Além disso, Marcus explica que o armazenamento é feito de forma totalmente aleatória, para que o acesso às caixas só seja possível, de fato, a quem tem credenciais para fazê-lo. “A base da nossa empresa é a tecnologia. Graças a ela, podemos oferecer a melhor prestação de serviço com agilidade, flexibilidade e confiança”, finaliza o diretor.

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

facebook.com/celula.gestao.de.documentos

linkedin.com/company/celulagestaodedocumentos/

www.celula.net.br/

Endereço

Rodovia BR 040 Km 800

Empresarial Park Sul, 24

Matias Barbosa – MG

36120-000

Telefones

(32) 3273-2716 (Matias Barbosa)

(32) 3032-9095 (Juiz de Fora)

(32) 99124-4551 (Plantão)

 

 

Sair da versão mobile