A Cia Cuidadores é uma empresa que nasceu em 2012 com a vontade de suprir uma demanda do mercado: a necessidade de ter alguém dentro de casa para cuidar de um ente querido. Seja no caso de idosos que precisam desse suporte, crianças ou pessoas com necessidades especiais, a ideia sempre foi fazer isso valorizando a história de cada um e oferecendo uma alternativa cuidadosa e respeitosa ao longo desse processo. Para além de trazer mais segurança e conforto para quem está sendo cuidado, também é uma forma efetiva de fazer com que as famílias fiquem menos sobrecarregadas neste momento. “Nossa missão é demonstrar que é possível ter um idoso em casa com qualidade de vida. A maior dor dos familiares é se deparar com o envelhecimento como algo ruim”, destaca Rachel Menezes, CEO da empresa.
Essa ideia surgiu em 2012, quando a responsável pela empresa quis encontrar uma forma de ajudar essas pessoas, juntando sua formação como Enfermeira e especialização em Gerontologia, área que estuda o envelhecimento. Hoje, apesar da empresa fornecer guardiões de criança, guardiões para o lar, acompanhamento pós-cirúrgico e acompanhamento hospitalar, é justamente para idosos que esse serviço é mais procurado. No Brasil, as pessoas nessa etapa da vida já representam cerca de 15% da população e o percentual continua crescendo. E esse momento da vida, com os cuidados profissionais, pode ser muito positivo: “Mostramos uma plenitude no envelhecimento, valorizando quem já fez muito por nós”, conta.
Para isso, a Cia Cuidadores trabalha com uma metodologia que valoriza essa plenitude, o cuidado, a autonomia e a história de cada indivíduo. Os cuidadores da empresa são formados de acordo com esses preceitos, e seguem essa formação que já há anos tem sido a melhor alternativa para mais de 500 famílias. Em cada lar, também é oferecida a supervisão semanal dos profissionais e um sistema de prontuário digital, que faz com que os familiares consigam ter acesso ao estado do familiar que está sendo acompanhado em tempo real, sem que necessariamente esteja na mesma casa.
Neste momento da vida, os idosos se beneficiam muito em estarem em um ambiente com o qual estão familiarizados e onde já construiram anos de memórias. Isso impacta diretamente na sua qualidade de vida – assim como passar tempo de qualidade com quem eles mais amam. “A família consegue ter paciência, carinho e dar atenção para seu ente querido. Quando não está envolvida diretamente nos cuidados, como dar banho ou alimentar, fica com um estresse emocional tão grande que na hora de dar carinho, sentar e conversar para ouvir uma história, a pessoa está tão cansada que esse momento não acontece”, diz Rachel.
Desenvolvimento de tecnologia e metodologias próprias
Muitas pessoas ainda têm dúvidas de quem está apto para ser um cuidador, já que não há uma única formação específica que esses trabalhadores devem cumprir para estarem capacitados para essa função. Entendendo que a confiança é essencial nesse processo, a Cia Cuidadores desenvolveu um curso de cuidador de pessoas, e forma os profissionais para depois contratá-los como mão de obra especializada.
Nessa metodologia, são abordados temas como os procedimentos corretos para aferir os sinais vitais, como lidar com pessoas com diabetes, o que é Parkinson e Alzheimer e instruções sobre banhos, curativos e até o que fazer em situações de emergência. Levando esses preceitos para cada vez mais pessoas, a empresa juiz-forana já tem franquias em Campinas, Curitiba, Maceió e Morumbi.
Vantagens de contratar uma empresa
Como explica Rachel Menezes, há muitas vantagens em contratar uma empresa experiente assim e não diretamente o trabalhador ou optar por outro método. Dessa maneira, ela explica que os encargos trabalhistas como férias, décimo terceiro e atestado são por conta da empresa, e o paciente fica sempre assistido. Outra vantagem é o treinamento contínuo feito para os profissionais e o uso de tecnologias como a Cia Prime Care para aperfeiçoar ainda mais os serviços.”É possível ter segurança e tranquilidade durante todo o processo”, diz.