E toda essa expertise e competência foram coroadas e reforçadas neste mês de julho, já que os exames de Coronavírus RT-PCR e o de Coronavírus Enzimaimunoensaio Automatizado IgG, IgM, IgA, oferecidos pelo laboratório desde abril deste ano, receberam nota máxima nos testes realizados pela Controllab, empresa brasileira considerada referência nacional para o controle de qualidade laboratorial.
“Todos os exames feitos pelo Lemos Laboratório são submetidos aos testes de qualidade da Controllab. E incluímos nessa creditação, neste último mês, também os exames relacionados ao coronavírus. Recebemos a nota 100 tanto para os equipamentos quanto para o kit reativo que utilizamos em nosso laboratório molecular. Era um resultado já esperado por nós, pois investimos em kits que apresentaram bons resultados fora do país, como os da empresa norte-americana Thermo Fisher, que é reconhecida mundialmente”, destaca o diretor técnico do Lemos Laboratório, Lucio Lemos.
Controle de qualidade interno e externo
Para que os protocolos e as metodologias aplicadas à análise de cada exame, que conferem segurança e confiabilidade aos resultados, o Lemos segue controle de qualidade bem rigoroso, tanto interno quanto externo. Essa conduta ocorre desde 1995, quando o laboratório implantou o setor de Controle de Qualidade em seus processos e ensaios. Os mais recentes controles incluíram os exames para Covid-19.
Em relação aos controles internos tanto para exames qualitativos quanto quantitativos, a gerente técnica do setor, Eliane B. Trindade de Lemos, explica que, diariamente, todos os equipamentos passam por testes e manutenções para avaliar se houve alterações em seu sistema analítico. “Verificamos se houve mudança nos reagentes, se o aparelho precisa de alguma calibragem, por exemplo, para que os exames possam ser repetidos, e os resultados, enquadrados nas faixas estabelecidas como limites para cada exame. Tudo precisa ser checado para não comprometer os resultados, para que estejam sempre precisos e exatos”, pontua.
Projeto Contactante: Desconto nos exames que minimizam o contágio
Ainda neste mês de julho, o Lemos Laboratório conquista mais uma marca importante em sua história: a realização de 18 mil exames para Covid-19. Desse volume, 12 mil correspondem aos testes de RT-PCR, enquanto que os outros seis mil envolvem os exames para a detecção do anticorpo (Enzimaimunoensaio Automatizado IgG, IgM, IgA).
Para estimular as pessoas a realizarem o teste para a Covid-19, de modo a tratar a doença logo no começo e também evitar que os pacientes assintomáticos (aqueles que, embora tiveram contato com o vírus, não desenvolveram doença) transmitam o vírus para os mais vulneráveis, o Lemos Laboratório lançou, em julho, o projeto Contactante, que oferece desconto de 10% no valor dos exames para aqueles que tiveram contato com um paciente positivo para o coronavírus.
Na prática, o projeto segue conduta semelhante à que acontece na China, que é testar grupos a partir de cinco pessoas. “Se o paciente que testou acusou positivo para a doença, orientamos que ele indique pelo menos outras cinco pessoas que tiveram o contato com ele naquela ocasião para realizarem o exame também. Para isso, esse paciente precisa fornecer aos indicados o número de registro do seu exame para que eles possam obter o desconto”, explica Lucio.
Outra mudança recente na política interna do laboratório está relacionada aos pacientes cujo resultado do exame foi “indeterminado”. Lucio explica que isso pode acontecer tanto no começo quanto no final da doença. “Esse paciente é orientado a fazer um novo teste depois de quatro dias. Caso ele tenha feito o primeiro no Lemos e não acusou nem positivo nem negativo, esse segundo teste pode ser feito conosco sem custos.”
Covid-19: Quando e qual exame fazer
Os exames para o coronavírus oferecidos pelo Lemos são: Coronavírus RT-PCR, Coronavírus RT-PCR carga viral e o Coronavírus Enzimaimunoensaio Automatizado IgG, IgM, IgA. O primeiro deles, o RT-PCR, é considerado padrão ouro para detecção do vírus, que ocorre por meio da coleta swab de secreção da orofaringe e nasofaringe, com resultado entregue em 24 horas úteis. É o mais indicado em caso de pacientes com a suspeita da doença, sejam eles com sintomas ou assintomáticos. Para que o resultado deste exame seja mais fidedigno, o ideal é que a pessoa espere passar três dias, a contar da data em que esteve em contato com uma pessoa positiva para a doença, para realizar o exame.
Já o RT-PCR carga viral é um complemento, pois mede a quantidade de vírus presente no organismo do paciente infectado. Sua finalidade é direcionar e monitorar o tratamento desse paciente.
O Coronavírus Enzimaimunoensaio Automatizado IgG, IgM, IgA, que ocorre a partir da coleta de sangue, sem necessidade de jejum, é uma versão mais aprimorada do famoso “teste rápido”, que não é indicado pelas “Diretrizes para laboratórios sobre detecção e diagnóstico da infecção pelo vírus SARS-COV-2”, da OMS, mas para estudo epidemiológico posterior. Nesta modalidade, o paciente deve aguardar de 15 a 20 dias depois do contato com a pessoa infectada, mesmo que essa pessoa tenha sido assintomática. O objetivo deste exame é tirar a prova se o organismo gerou anticorpo para a Covid-19.
Para a realização de todos os exames para o coronavírus, o Lemos Laboratório conta com insumos importados de fornecedores da Alemanha e dos EUA, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Coronavírus: entre em contato e agende o seu exame
Central de atendimento: (32) 3257-3200 ou (32) 99138-0383
Email: lemoslaboratorios@lemoslab.com.br
Unidades capacitadas para a realização deste exame:
São Mateus: Avenida Presidente Itamar Franco, 2251
Santa Luzia: Rua Porto das Flores, 374
Francisco Bernardino: Avenida Presidente Kubistchek, 735
Grama: Avenida Juiz de Fora, 1085 / loja 1
Mariano Procópio: Rua Antônio Lagrota, 63
Site: www.lemoslab.com.br
Instagram: @lemoslaboratoriosexames
Facebook: /lemoslaboratorio