Você já ouviu a clássica frase que diz “o barato sai caro”? Essa expressão popular é muito utilizada para indicar que a pessoa economizou de um lado, mas perdeu muito de outro. Ou seja, a tão sonhada economia não compensou o insucesso; causando na maioria das vezes, prejuízos relevantes. Mas por qual motivo nós nos arriscamos desta maneira?
Ao pensar na economia imediata, geralmente, nós ignoramos despesas e danos futuros. E quando pensamos em colocar o nosso imóvel no mercado de alugueis, isso não é diferente.
Muitas vezes, nós pensamos em fazer tudo sozinhos, por conta própria. A gente sabe que por diversos motivos, como em um ilusório retorno imediato ou nos custos com intermediação do imóvel, pode parecer tentador você mesmo tratar tudo diretamente com o seu futuro locatário, sem envolver uma imobiliária.
No entanto, dispensar o auxílio de uma imobiliária pode resultar em incessantes dores de cabeça e grandes perdas financeiras. E o que era a certeza de um lucro ou complemento de renda, se torna rapidamente sinônimo de calote ou deterioração do seu patrimônio.
Desde vistoria até à elaboração do contrato, contar com uma imobiliária é de fato, uma grande ajuda no sucesso da locação. Mas se você ainda está em dúvidas sobre como é fundamental o auxílio de uma imobiliária bem conceituada como a Ribeiro & Arrabal para obter êxito. Nós estamos aqui para te alertar sobre os 7 maiores riscos de colocar um imóvel para alugar sem o auxílio de uma imobiliária:
Desgaste e estresses
O trato entre proprietário e locatário pode ser facilmente administrado de maneira positiva se houver uma imobiliária intermediando esse relacionamento. Afinal, o proprietário do imóvel não tem contato direto com o locatário, caso opte por contratar os serviços de uma imobiliária.
As incessantes discussões sobre reajuste de aluguel, responsabilidade de reformas e obras que o imóvel pode demandar, assim como os desesperadores atrasos nos pagamentos, ficam por conta da imobiliária. Tudo aquilo que faz parte do relacionamento entre proprietário – locatário, será intermediado por uma imobiliária e por isso, decisões e providências podem ser tomadas de forma mais tranquila e segura.
Na Ribeiro & Arrabal, por exemplo, nós contamos com a equipe de aluguel e o setor jurídico-financeiro, que prestam atendimento especializado mesmo após a locação do imóvel. Ou seja, ainda depois da assinatura do contrato, você possui a segurança e o respaldo de que existe uma eficiente gestão do seu empreendimento. Garantindo que você fique tranquilo, sem sofrer com estresses e com a garantia da sua rentabilidade.
Desconhecimento sobre as regras de fiador
As regras sobre seguro fiança ou fiador podem ter variações importantes que passam despercebidas quando o aluguel é tratado diretamente entre proprietário-locatário. Se o fiador é casado, por exemplo, o ideal é ter a assinatura do cônjuge também. São detalhes como este que podem gerar complicações na hora de colocar o seu imóvel para alugar e podem ser evitados se você contar com o auxílio de uma imobiliária.
A Ribeiro & Arrabal está sempre disponível para solucionar estas questões, possuindo inclusive, o setor administrativo-financeiro que esclarece com clareza para proprietários e locatários sobre todos os tipos de garantias no aluguel do seu imóvel. Proporcionando menos burocracia e mais segurança para todas as partes envolvidas no negócio.
Você pode perder no valor do aluguel
Contar com uma imobiliária segura e com grande experiência de mercado também é vantajoso na hora de avaliar o valor que será pago pelo aluguel. Quando você disponibiliza o seu imóvel para aluguel direto com o locatário, você corre o risco de receber um valor bem mais baixo do que o valor real que o imóvel possui no mercado.
Na Ribeiro & Arrabal, por exemplo, à vasta experiência no setor de aluguel auxilia na definição de um preço justo, rentável e compatível com o mercado. Desta forma, nossa equipe realiza uma avaliação criteriosa do valor dos imóveis, garantindo negociações mais rápidas e seguras para proprietários e preços justos para os locatários.
Condomínio e IPTU irregulares
Em uma relação proprietário-locatário, o proprietário fica a mercê da responsabilidade e do comprometimento do locatário em pagar o condomínio e IPTU do imóvel em dia. Você já imaginou se o locatário não paga o condomínio? Você pode nem ficar sabendo que isso aconteceu e receber multas com valores exorbitantes em seu nome. Preocupante, não é?
Para evitar esse tipo de transtorno, o melhor é contratar os serviços de uma imobiliária, que ficará responsável por controlar estes pagamentos, deixando bem estabelecido no contrato se estas questões serão responsabilidade do proprietário ou do locatário, o que é determinado no contrato vigente, facilitando assim, à sua vida.
As condições de negócio não são muito claras
Quando o contrato é produzidos por pessoas que não são qualificadas para isso, você corre o sério risco de ficar suscetível à golpes. As informações necessárias não são pontuadas de forma tão clara, como à questão dos prazos, reajustes, das multas contratuais e etc.
Deixar o seu imóvel para alugar aos cuidados de uma imobiliária é muito mais seguro, na Ribeiro & Arrabal por exemplo, existe o setor jurídico qualificado com profissionais experientes e responsáveis que cuidarão da elaboração do contrato. O que descomplica muito a sua vida e ainda evita stresses com toda a burocracia que um contrato demanda.
Você fica à mercê de golpes
Conforme vimos, um contrato bem redigido e esclarecido proporciona garantias reais tanto para o proprietário quanto para o locatário do imóvel.
Por isso, esteja ciente de que quando o aluguel é realizado direto com o proprietário, o contrato pode não estar claro ou completo. Muitas vezes, ele pode até mesmo não existir.
Desta forma, não existem garantias quanto ao aluguel do imóvel. Quando você opta por uma imobiliária, você prioriza a sua segurança financeira. Afinal, quando a pesquisa fiscal não é bem executada, existe o grande risco de levar “calotes” ou golpes e o que era para ser uma fonte de renda, logo se torna um enorme prejuízo.
Por isso, a Ribeiro & Arrabal realiza a análise fiscal completa dos futuros locatários. Cuidando de todos os encargos e burocracia existente. O que além de ser indicado para quem não possui tempo ou familiaridade com questões imobiliárias, ainda evita que você precise lidar diretamente com os locatários. Atendendo assim aos interesses do proprietário e do locatário de forma equilibrada e justa.
Prejuízos na manutenção do imóvel
Uma das questões mais complicadas entre proprietário e locatário é definitivamente quem fica responsável pelas manutenções que podem acontecer no apartamento. A grande dúvida é: quem será responsável pelo conserto ou reparo do imóvel, o proprietário ou locatário?
Essas discussões e discordâncias podem não ser resolvidas se não existir uma imobiliária para mediar e acertar estas questões desde o princípio. Desde o momento da vistoria a imobiliária estabelece o acordo vigente sobre como o imóvel deverá ser devolvido ao proprietário no final do contrato. Inclusive, caso o imóvel em questão seja mobiliado, também é fundamental realizar o levantamento do que existe dentro dele, e pontuar condições de uso e manutenção desses bens.
E tudo isso é determinado a partir de um contrato formal, que assegure todos os seus direitos e deveres. E isso, apenas um profissional responsável, como uma imobiliária, pode oferecer de forma tranquila e segura para você.
Viu só? Após conferir os 7 maiores riscos que você está sujeito ao colocar o seu imóvel para locação sem o auxílio de uma imobiliária, você percebeu o quanto alugar um imóvel sem o auxílio de uma empresa especializada é desvantajoso.
Por isso, conte com a Ribeiro & Arrabal para encontrar o melhor locatário para você. Evitando complicações, desgastes e prejuízos financeiros. Cadastre o seu imóvel para alugar na nossa imobiliária e fique longe de dores de cabeça! Portanto, descomplica, a Ribeiro & Arrabal facilita a sua locação!