Quando o assunto envolve os cuidados com a saúde, muita gente pensa que basta ir ao médico sempre que surgir algum sintoma que afete a rotina do corpo. Em parte, isso até faz sentido, mas não seria melhor prevenir do que remediar? Descobrir quais fatores – internos e externos – podem afetar a sua saúde? É por isso que a Fundação Instituto Mineiro de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (Imepen) segue firme com o seu propósito de oferecer um atendimento em saúde completo e multidisciplinar para que pessoas de todas idades, gêneros e classe social possam ser acolhidas e acompanhadas da maneira que precisam e merecem.
Com o fim da parceria entre a fundação e o Governo de Minas – que durante oito anos foi a responsável por realizar o atendimento a doentes renais crônicos, hipertensos e diabéticos por meio do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Centro Hiperdia -, o Imepen inovou no último ano e passou a oferecer não só novos programas de assistência como também ampliou a oferta de serviços e especialidades, escrevendo um novo capítulo em sua história, que começou em 1986. “Continuamos com a linha de cuidados a essas doenças crônicas, que foi o que motivou a Fundação Imepen. Contudo, pensando no cuidado integral à saúde, abrimos novos ambulatórios para ampliar o atendimento aos pacientes. Assim criamos três programas: Cuidhar, EmagreSer e Imepen Kids, além do novo ambulatório de ortopedia, do atendimento domiciliar e da psicologia infantil”, destaca a gerente da fundação, Tatiane Paiva.
Como a porta de entrada do Imepen atual é a demanda espontânea, por meio do agendamento de consultas, adesão aos programas ou realização de exames, outra mudança positiva observada nos últimos meses, segundo a coordenadora assistencial, Luciana Tirapani, foi a chegada de um público mais jovem, entre 20 e 50 anos. “Essa nova faixa etária nos surpreendeu bastante. Antigamente, atendíamos mais aos idosos. Inclusive, muitos pacientes de ambulatórios anteriores continuaram com a gente dentro desta nova roupagem devido ao vínculo criado com a instituição e com a equipe. Esse acolhimento ao paciente é o nosso diferencial. O atendimento ambulatorial preconiza o atendimento circular e multidisciplinar, que é muito importante para entender o processo do adoecimento do paciente, que é multifatorial”, explica.
Atendimento gratuito para quem precisa
Além dos atendimentos particulares e convênios, o Imepen continua ofertando assistência gratuita a usuários que atendam aos critérios de vulnerabilidade social. Para serem assistidos pelo ambulatório de gratuidade, o paciente precisa passar por uma entrevista com um assistente social para avaliar a sua situação. “Abordamos o critério de avaliação sócioeconômica, buscamos detectar a realidade em que ele vive dentro do contexto familiar”, pontua Luciana.
A fundação tem o interesse de ofertar aos órgãos públicos o serviço de diálise peritoneal, uma técnica de substituição da função renal de grande eficácia e que se comporta como opção para o tratamento de pacientes diagnosticados com insuficiência renal crônica, reduzindo as internações e a demanda em clínicas de hemodiálise.
Atualmente, o acesso a este recurso ocorre por meio de convênios e atendimento particular. Para esta modalidade, o paciente e um familiar ou cuidador são treinados para realizar o procedimento em casa. “Nossa equipe realiza o treinamento do paciente e também de um familiar ou cuidador. Esta terapia precisa passar por indicações clínica, social e psicológica, e o paciente continua sendo acompanhado na fundação por meio de consultas. É uma alternativa que oferta ao paciente mais autonomia e qualidade de vida”, comenta Tatiane.
Pesquisa e campanhas: a essência do Imepen
O Imepen surgiu da necessidade de apoiar as atividades acadêmicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mas ao longo dos seus 33 anos, conforme o diretor-executivo da instituição, Marcus Gomes Bastos, a fundação foi desenvolvendo ações próprias voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão. “Participamos de projetos de pesquisas em parceria com a indústria farmacêutica internacional, encontrando novos caminhos para sedimentar e consolidar o nosso papel na prestação de serviços à comunidade”, aponta. Atualmente, o Imepen possui oito projetos de pesquisa em andamento e oferta a oportunidade para que acadêmicos e pesquisadores possam colocar em prática o conhecimento obtido em salas de aula. Paralelamente, a fundação segue realizando campanhas de acolhimento à população, levando informações e esclarecimentos sobre cuidados com a saúde e o bem-estar.
Conheça os serviços oferecidos pelo Imepen
Especialidades
- Angiologia
- Cardiologia
- Clínica geral
- Endocrinologia
- Enfermagem
- Farmácia
- Nefrologia
- Nutrição
- Pediatria
- Psicologia (adulto e infantil)
- Serviço social
- Ortopedia
Programas
- Cuidhar: atendimento completo multidisciplinar com médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo e farmacêutico
- Imepen Kids: oferece cuidados específicos para crianças e adolescentes com atendimento médico pediatra e enfermeiro
- EmagreSer e Cuidhar: programa de emagrecimento e reeducação alimentar, com atendimento médico e mais cinco especialistas
Atendimentos
- Clínica geral
- Atendimento domiciliar para pacientes acamados, com dificuldades ou impossibilitados de se locomoverem
- Psicologia voltada para os cuidados com a saúde mental e reestruturação emocional
- Nutrição para quem busca melhorar a alimentação e ter mais saúde e bem-estar
- Pós-bariátrica para pacientes que realizaram a cirurgia e necessitam de atendimentos específicos
Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, 1.300/ 2º andar, Centro Comercial, São Pedro
Telefone: (32) 3216-2515
Whatsapp: 99165-0013
Site: www.imepen.com
E-mail: contato@imepen.com
Instagram: fundacaoimepen
Facebook: fundacao.imepen