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SESI promove consultoria para a segurança do trabalho

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Consultoria do SESI orienta empresas quanto às medidas de segurança para a retomada das atividades. Ações são aplicadas também nas dependências da entidade (Foto: Divulgação FIEMG)
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A pandemia alterou rotinas, planos e o comportamento das pessoas. Muitas empresas estudam meios para se adaptar ao chamado “novo normal”, retomando as atividades de forma segura. Para orientar empresários sobre a implantação de medidas protetivas aos seus trabalhadores, contribuindo para o achatamento da curva de contágio, a Unidade de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) do Serviço Social da Indústria (SESI) em Juiz de Fora, que integra a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), está realizando consultorias para traçar planos de ações eficazes e personalizados conforme a realidade de cada empresa, inclusive, quanto à realização do home office.

As consultorias oferecidas pela unidade acontecem de forma digital e abrangem dois temas: segurança e saúde no trabalho e ergonomia para adequação de processos e trabalho em home office. “Por meio destes serviços de consultoria, mesmo em meio à pandemia, o SESI reafirma sua missão de promover a qualidade de vida, prestando serviços integrados de educação e responsabilidade social empresarial que contribuam realmente para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria de todo o Estado de Minas Gerais”, destaca o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro.

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Segurança e saúde do trabalhador

(Foto: Divulgação FIEMG)

A consultoria em Segurança e Saúde no Trabalho estabelece adaptações para que as empresas possam se adequar às normas e às medidas protetivas para prevenir a proliferação da Covid-19 e controlar os riscos de exposição dos trabalhadores, como as que estão presentes no ofício do Ministério da Economia nº 1088/2020, que trata das “Orientações gerais aos trabalhadores e empregadores em razão da pandemia da Covid-19”. A gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI JF, Tatiane Moreira, explica que a equipe de especialistas da entidade desenvolveu protocolos de reconhecimento do nível de risco dos ambientes de trabalho, com base em investigações sobre o impacto que a pandemia vem causando à saúde e à produtividade dos trabalhadores.

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“A identificação destes fatores pode ser feita de diferentes formas, de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. Dentre as estratégias, estão: formas de comunicação e de orientação aos funcionários; treinamentos sobre uso correto, higienização e conservação dos equipamentos de proteção individual (EPIs); protocolos para evitar aglomerações e cuidados de higiene; e monitoramento da saúde dos trabalhadores”, elenca.

Ainda nesta modalidade, Tatiane ressalta que o trabalho pode incluir outras frentes, como o tratamento dado pela empresa aos trabalhadores pertencentes aos grupos de risco; as condições de ventilação dos ambientes de trabalho e os cuidados com profissionais de saúde dentro da empresa, já que atuam na linha de frente de combate ao coronavírus. “E ainda há a avaliação do atendimento da empresa em relação às obrigações legais de saúde e segurança no trabalho.”

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Ergonomia: Adequação ao home office

A prática da ergonomia dentro das indústrias e das empresas, e também no home office, é o tema de outra consultoria promovida pelo SESI. O objetivo é ajudar as organizações a melhorarem a eficiência, a confiabilidade e a qualidade das suas operações conforme as capacidades e as limitações de cada indivíduo, com base nas mudanças físicas e organizacionais ocorridas no ambiente de trabalho em razão da pandemia.

Segundo Tatiane, no ambiente interno das empresas, a consultoria em ergonomia do SESI investiga estes impactos e auxilia no direcionamento de melhorias na saúde, no processo e na produtividade do industriário e, consequentemente, da empresa.

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No âmbito do trabalho remoto, são desenvolvidos processos estruturados de implantação ou reestruturação, trazendo transformações culturais positivas. “A equipe de ergonomistas do SESI procura identificar os recursos necessários e quais estratégias deverão ser adotadas para permitir que os trabalhadores tenham uma melhor experiência com o trabalho em casa e possam aproveitar melhor os benefícios que a modalidade oferece, exercendo suas atividades de forma eficiente e se adaptando à nova rotina”, ressalta.

As orientações nesta consultoria medem desde os aspectos organizacionais – jornada de trabalho e pausas durante o trabalho, por exemplo – até a indicação de mobiliários e equipamentos adequados ao indivíduo e que atendam aos critérios estabelecidos pela Norma Regulamentadora da ergonomia, a NR-17.

Ao final das consultorias, a equipe do SESI apresenta um documento com as informações referentes aos itens analisados, seguido de um plano de ação contendo os pontos de atenção e os procedimentos a serem realizados. “O SESI também conta com a prestação de serviços em gestão, que compreende acompanhar e auxiliar na implementação das ações propostas. As empresas interessadas podem entrar em contato com a unidade de SST do SESI JF por telefone ou por e-mail”, afirma Tatiane.

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Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 550 – 9º andar, Centro. Juiz de Fora – MG
Telefone:
(32) 3239-2213
Site: www.fiemg.com.br
E-mail: t.moreira@fiemg.com.br

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