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Ansal descobre o que motoristas querem de presente dos usuários

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Alexandre Alves Lima: “cooperação” (Foto: Divulgação/Ansal)
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“Gostaria de receber, no Dia do Rodoviário, um sorriso e um bom dia”. O pedido feito pelo motorista de ônibus Jonatan Teodoro Ferreira de Souza, é simples, mas bastante significativo. A correria do dia a dia, somada ao imediatismo e à pressa, tem feito com que as pessoas sejam menos cordiais e prestem menos atenção naqueles que são os responsáveis por transportá-las até os seus compromissos. E para descobrir o que poderia transformar a labuta de seus profissionais menos estressante, a Ansal perguntou aos seus funcionários o que gostariam de ganhar no Dia do Rodoviário. O resultado final da campanha pode ser conferido nas redes sociais da empresa, tanto no Facebook quanto no Instagram.

Jonatan Teodoro Souza: “um sorriso” (Foto: Divulgação/Ansal)

O grande motivador desta ação, segundo a supervisora de recursos humanos da Ansal, Cláudia Ferreira, foi mostrar que ali, entre o banco e o volante, existe um ser humano, com necessidades como qualquer outro. “O ônibus é uma máquina, mas quem o conduz é o motorista, que tem família, sentimentos, problemas, vontade de ir ao banheiro, sente fome e frio. Assim como qualquer profissional que precisa suprir essas necessidades no seu horário de trabalho, os motoristas também precisam desses momentos. A diferença é que esses momentos ocorrem entre uma viagem e outra, nos pontos finais de cada linha, e é neste instante que a população cobra da empresa, colocando na conta do motorista a culpa de sua falta de planejamento e atrasos”, explica.

Miguel Virgílio Ferreira: “um bom dia” (Foto: Divulgação/Ansal)

Cláudia acrescenta que, para que o trânsito funcione de forma efetiva, todos os personagens envolvidos – motoristas, cobradores e usuários do transporte coletivo – precisam reconhecer o seu papel no trânsito e não deixar a carga negativa de todas as intercorrências cair sobre os profissionais do volante. “A população cobra muito, sendo que os motoristas são os que menos se envolvem em acidentes de trânsito. Eles têm responsabilidade sobre as suas carteiras de habilitação, pois não podem ter pontuação, por exemplo. Aqui na Ansal realizamos treinamentos periódicos para que eles fiquem ainda mais cientes do seu ofício”, pontua.

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Para garantir a boa prestação do serviço na cidade, a Ansal busca apurar todas as reclamações recebidas pela ouvidoria. “É um setor bastante atuante, e investigamos a procedência das mesmas por meio de vídeos e de tacógrafo. Em caso afirmativo, chamamos a atenção do profissional. Acontece que a maioria das reclamações não procede, principalmente aquelas que têm relação com atrasos. As pessoas precisam, antes de tudo, ver o que é real e o que é mistificação, assumindo as responsabilidades sobre os seus atos, principalmente em relação ao trânsito e ao transporte público”, reforça Cláudia.

Café da manhã oferecido pela Ansal a seus funcionários marca o Dia do Rodoviário (Foto: Divulgação/Ansal)

Um elogio pode mudar o dia

Estudiosos do comportamento humano afirmam que fazer e receber um elogio pode transformar a autoestima das pessoas, além de servir como estímulo para realizarem suas atividades com mais motivação e felicidade. Durante o processo de coleta das respostas, a Ansal percebeu que seus trabalhadores esperavam pequenos gestos por parte dos usuários. O motorista Miguel Virgílio Ferreira, que participou das entrevistas, destacou que um “bom dia”, uma “boa tarde” e uma “boa noite” são essenciais para tornar o serviço menos desgastante. “A gente trabalha esperando receber um cumprimento, um elogio, um ‘por favor’ e um ‘obrigado’. Não custa nada dizer essas palavras.”

Além da cordialidade, o também motorista Alexandre Alves Lima disse que gostaria de ganhar mais senso de cooperação. “As pessoas precisam ser mais humanas e entender que tudo tem o seu tempo e sua hora. A gente espera que elas reconheçam o trabalho do rodoviário e da empresa. Queremos que elas evitem sujar o ônibus e danificá-lo. A empresa não tem só lucro, tem despesa também. Cada um precisa fazer a sua parte para as coisas melhorarem.”

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Café da manhã especial para os funcionários

Café da manhã oferecido pela Ansal a seus funcionários marca o Dia do Rodoviário (Foto: Divulgação/Ansal)

Para comemorar o Dia do Rodoviário, a Ansal promoveu, na última quinta-feira (25), um café da manhã especial em suas garagens e nos pontos de apoio espalhados pela cidade. O objetivo foi homenagear todos os seus trabalhadores e selar a campanha alusiva à data, reforçando ainda mais o compromisso com o bem-estar deles e de toda a população. Recentemente, a Ansal realizou a renovação de parte de sua frota, com a substituição de 30 carros, com tecnologia que torna o trajeto ainda mais confortável para todos. Todos os 227 ônibus contam com sistema wi-fi, acessibilidade e bancos estofados.

Nota da redação: Na matéria, faltou a informação de que o kit lanche entregue aos rodoviários no café da manhã realizado na quinta-feira (25), nas garagens e ponto de apoio da Ansal, foi distribuído pelo Sinttro JF. A Ansal complementou o kit com a entrega de bombons.

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Confira o resultado da campanha nas redes sociais da Ansal
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