Ícone do site Tribuna de Minas

Como financiar o sonho do curso superior

tribuna matricula 1
tribuna matricula 3
Interesse de estudantes por linhas de crédito aumenta com o incremento da oferta (Foto: Gal Oliveira)
PUBLICIDADE

No próximo dia 19 de fevereiro começam as inscrições para o novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que traz novas regras com juro zero para quem tem renda per capita de até três salários mínimos e nota no ENEM – (entre 2010 e 2017) –  de, no mínimo, 450 pontos, sem zerar a redação. Outras duas modalidades serão oferecidas para quem tem renda per capita de até cinco salários mínimos. A novidade promete acirrar ainda mais a disputa pela linha de crédito governamental que tem encolhido nos últimos anos e, em 2018, terá oferta de apenas 100 mil vagas para todas as instituições de ensino superior do país.

Mas felizmente nem só de FIES vive o estudante que deseja realizar o sonho de concluir um curso superior numa instituição privada de renome, como é o caso do Instituto Vianna Júnior. Além do Pravaler, opção de financiamento privado, o Vianna tem sua própria linha de crédito com juros zero, para auxiliar quem não tem condição financeira de custear integralmente a mensalidade. A novidade, lançada ano passado, é voltada para quem pretende ingressar na instituição em 2018, ou seja, novos alunos, explica o gerente financeiro, Luís Fernando Zacaron.

PUBLICIDADE

O financiamento direto do Vianna é feito de forma escalonada. Nos primeiros dois anos, o universitário pode financiar 50% do valor da mensalidade. Nos períodos seguintes, a instituição financia quarenta por cento e, no final do curso, trinta por cento. Com correção pelo IPCA e início do pagamento após a conclusão da faculdade em prazo semelhante ao período de duração do curso escolhido, a linha de crédito própria do Vianna Júnior está entre as que possuem o menor índice de correção. Com a baixa oferta do novo FIES, a instituição avalia a flexibilização das exigências, como nivelar o percentual financiado em 50% durante todo o curso, assim como alterar as regras relacionadas a fiadores.

PUBLICIDADE

Além do financiamento, o Vianna também oferece condições especiais com desconto de 30% na mensalidade, durante todo o curso, para alunos que estão na segunda graduação e para aqueles que vieram transferidos de outra faculdade. Dependendo do curso, o percentual pode chegar a 50% por meio do Prouni, Quero Bolsa ou Educa + Brasil. Para quem não desfruta de qualquer destes benefícios, concede até 15% de desconto na mensalidade para quem paga até o dia 5 de cada mês.

Educação a distância nos planos para 2018

A realização do sonho de fazer um curso superior ficará mais próxima em 2018 com o incremento da oferta da educação a distância pelo Vianna Júnior. A diretora presidente, Mariângela Vianna, explica que serão oferecidos não apenas cursos de curta duração, como também de extensão.

PUBLICIDADE

“2018 será o ano da grande preparação, para que ingressemos fortemente coma pós-graduação em nível de mestrado em 2019”, diz.Segundo ela, o incentivo para a educação a distância não é apenas um objetivo claro do Ministério da Educação. “É, de fato, a grande oportunidade para que milhares de pessoas consigam se realizar profissionalmente”, acrescenta Mariângela.

“Quando alguém escolhe uma faculdade, tem o desejo de contribuir com a sociedade, de melhorar o mundo. Ou seja, essa pessoa tem um propósito. Oferecemos linhas de financiamento estudantil, porque tudo o que fazemos é dar condições para que essas pessoas realizem seus sonhos”, afirma a diretora presidente, ao apontar a atenção voltada para a empregabilidade, como um dos grandes diferenciais na atração de novos alunos.

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile