A Esdeva Indústria Gráfica lançou sua nova marca, em um movimento que simboliza a evolução constante da empresa e sua adaptação às demandas do mercado moderno.
Mesmo que a empresa seja uma das maiores e mais tradicionais do setor gráfico no Brasil, todo o processo de elaboração da nova identidade visual foi extremamente dinâmico e, em cerca de um mês, foi possível dar forma e tecer o que a Esdeva representa para todos os envolvidos.
Essa rapidez remete, ainda, a um dos pilares da companhia, assim como a qualidade dos resultados, as soluções personalizadas e o compromisso com práticas sustentáveis: a pontualidade garantida, com a entrega dos serviços sempre realizada dentro dos prazos rigorosos.
Segundo os sócios da empresa Triunfae, Fábio Guedes e Alexandre Mendonça, como resultado imediato da modernização, grandes players que realizavam operações com a Esdeva no passado já retornaram. “A médio prazo, estamos redefinindo as estratégias comerciais para alcançar novos mercados. E, a longo prazo, a consolidação da marca Esdeva em todo o setor editorial, tabloides e revistas a nível nacional”, projetam.
Projeto reflete nova era
Para isso, claro, a contribuição das ideias do time foi fundamental ao refletir a nova era. Já a necessidade do movimento surgiu com a revitalização interna da Esdeva, que precisava ser visto também externamente.
Na nova identidade, acompanham o slogan histórico “indústria gráfica” as cores Ciano, Amarelo, Magenta e Preto, padrão de cores usado para o sistema de impressão, de forma que as artes sejam passadas para o papel com fidelidade. O projeto foi executado pela Baskara, agência que trabalha a comunicação de maneira integrada, também sediada em Juiz de Fora.
Capacitação da equipe
Com tradição – palavra que, na empresa, significa “excelência contínua” – de mais de 40 anos no mercado, a maior indústria gráfica de Minas Gerais funciona em um espaço de 25 mil metros quadrados de área construída e é composta por mais de 600 colaboradores. Por isso, nesse novo momento, a capacitação de todo o time comercial também recebeu investimento, promovendo uma série de cursos de aperfeiçoamento em vendas.
Os funcionários, agora, estão mais ativos em feiras e congressos, para se manterem próximos do mercado e levarem as novas tendências ao restante do time. Além disso, os cursos com novas abordagens e estratégias para aprimorar o relacionamento com os clientes são realizados com nomes que são referência em vendas e marketing, como Thiago Concer, Fabio Oliveira, Leonardo Castelo e Raphael Lassance.
“Recentemente, nosso time participou do Sales Club, onde intensificou ainda mais o modelo da máquina de venda dentro do setor comercial. Trazer mais conhecimento e novos horizontes à equipe tem impactado positivamente nosso atendimento com os clientes”, frisam Fábio e Alexandre.
Variedade de serviços
O esforço é necessário para que a equipe consiga entender e atender ainda melhor as necessidades específicas de cada cliente, já que a lista de serviços prestados é grande, e vai desde materiais editoriais até promocionais. Só na seção de impressos, são produzidos livros, apostilas, revistas, catálogos, álbuns, cadernos, calendários, agendas, jornais, folhetos, folders, flyers, cartazes e panfletos.
Além disso, ainda existem dez tipos de acabamentos especiais e outros sete de dados variáveis e digitais, como chatbot, disparos de SMS e e-mail. Muitos clientes ainda não sabiam da possibilidade de contratação desses serviços e, agora, já começam a receber com mais intensidade as novas ideias, após as capacitações.
A melhor forma que os leitores da Tribuna têm para conhecerem os serviços da Esdeva é na compra do próprio jornal, que é feito no parque gráfico. Os sócios da Triunfae lembram, ainda, que a Esdeva está com o novo site, em que é possível ter conhecimento de todo o portfólio, desde impressos aos digitais.