
Joana Darc Valente Duarte, coordenadora clínica da especialização no IESPE (Foto: Isabela Amaral)
Unir a função à estética sempre foi o objetivo da odontologia que, recentemente, ganhou mais uma área de atuação: a harmonização orofacial. Em janeiro deste ano, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a abordagem como especialidade odontológica, por meio da Resolução 198/2019. A publicação garantiu a titulação ao cirurgião-dentista, dando a ele mais respaldo a seu trabalho e, também, mais segurança ao paciente que busca este tipo de atendimento. Se você é dentista e deseja ingressar neste segmento, o Instituto de Especialização e Extensão (IESPE), em parceria com o Instituto Harmonize, inaugura a primeira pós-graduação em Harmonização Orofacial de Juiz de Fora. As inscrições estão abertas, e as aulas começam no dia 20 de maio.
A especialização em Harmonização Orofacial consiste em habilitar o cirurgião-dentista a realizar procedimentos que proporcionem um planejamento facial e eficaz para o paciente. “É uma nova face da odontologia e visa equilibrar os procedimentos funcionais e estéticos para um trabalho completo, melhorando a função mastigatória e o visual. Até então, trabalhávamos a estética dentro de duas especialidades: na periodontia, abordando a cirurgia para corrigir a linha da gengiva, e na dentística, com elaboração de lentes de contato dentais e outros recursos. Com a harmonização, o dentista pode aliar a essas atuações – oral e dental – o equilíbrio dos músculos com a utilização, por exemplo, da toxina botulínica, o popular botox”, explica a coordenadora da especialização do IESPE e sócia do Instituto Harmonize, Joana Darc Valente Duarte.
Aulas teóricas e práticas
Além da toxina botulínica – já usada na odontologia para o tratamento de casos de bruxismo e cefaleias tensionais para reduzir a força muscular e, consequentemente, o desconforto -, o curso vai abranger outras técnicas, como a aplicação de preenchedores e fios faciais, procedimentos biofotônicos e/ou laserterapia, tratamento de lipoplastia facial (bichectomia), bioestimuladores e cirurgias para a correção dos lábios.
O curso oferecido pelo IESPE e Instituto Harmonize é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e segue todas as determinações do CFO para garantir o seu reconhecimento, bem como carga horária de 500 horas, divididas em aulas teóricas, práticas e laboratoriais. “A clínica começa logo no terceiro módulo (mês) de curso e segue até o final. Neste ambiente, o aluno fará atendimento aos pacientes, com auxílio dos professores. O propósito é fazer com que o dentista trabalhe bastante, pois é esta prática que dará a ele respaldo e segurança para atuar legalmente em seu consultório”, comenta Joana.
Outra recomendação é formar turmas pequenas, com no máximo 12 alunos, e oferecer um corpo docente especialista na área. Para isso, o Instituto Harmonize reuniu 13 professores que são referência em Harmonização Orofacial de Norte a Sul do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Blumenau, por exemplo -, com reconhecimento nacional e internacional.
“Trazer pessoas com linhas de estudo diferentes enriquece a formação e a especialidade, além de proporcionar aos alunos contato com outras experiências, sem precisar sair de Juiz de Fora, que é o foco do IESPE: oferecer formações inéditas na cidade”, aponta o diretor do IESPE, Walbet Vianna Jr. As aulas da especialização em Harmonização Orofacial ocorrem em três encontros mensais, realizados às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 18h, no Harmonize. O curso tem duração de 18 meses.
Outras áreas de atuação
A especialização em Harmonização Orofacial é a primeira pós-graduação voltada, especificamente, para odontologia. Em breve, o IESPE pretende lançar outras formações na área de saúde bucal em parceria com o Harmonize, que irão se somar aos mais de 40 cursos de pós-graduação e mais de 150 cursos de extensão presentes em seu portfólio nas áreas de arquitetura e urbanismo, educação, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, gastronomia, gestão, medicina, nutrição e psicologia.
IESPE
Para valores das mensalidades e inscrições, acesse www.iespe.com.br
Telefone (32) 3216-1224
Avenida Rio Branco 3.480/ 3° andar, Alto dos Passos