O Hospital de Olhos Juiz de Fora completa 35 anos como referência na área da oftalmologia. Procurado por muitos pacientes para o tratamento de doenças como catarata, glaucoma e patologias da retina, o hospital também realiza cirurgias refrativas para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo – e tudo em um só local. O grande diferencial está justamente em oferecer consultas, exames e cirurgias em um único ambiente, com uma equipe de alto nível, preparada para acompanhar o paciente em todas as etapas de seus cuidados.
Pronto atendimento oftalmológico
Outro grande diferencial do hospital é o pronto atendimento oftalmológico, disponível inclusive aos sábados e feriados, para urgências e emergências oftalmológicas. Esse serviço é essencial para atender casos que exigem avaliação imediata, como traumas oculares, perda súbita de visão, dor intensa nos olhos, entre outros. “Essa estrutura coloca o hospital como referência no cuidado oftalmológico em toda a região da Zona da Mata, oferecendo suporte rápido e especializado quando os pacientes mais precisam”, destaca a médica Dra. Luciana Costa Cunha, que atende na instituição e é especialista em catarata.
Uma história de excelência
Toda essa trajetória começou com o oftalmologista Dr. Antônio Gabriel e sua esposa, a enfermeira e administradora Wania Costa, que fundaram o hospital. Desde então, seis médicos oftalmologistas da família, além de outros especialistas na equipe, aliam expertise e conhecimento técnico à empatia, sempre com o compromisso de manter a excelência no atendimento.
“O nosso diferencial está na continuidade dos cuidados e na confiança construída ao longo de gerações. Os pacientes que nos procuram sabem que estão em um ambiente acolhedor, onde o relacionamento é próximo e o cuidado é personalizado”, afirma a especialista.
Esse histórico permite que o hospital ofereça um acompanhamento completo, do diagnóstico ao tratamento, com uma visão integral da saúde ocular. “Problemas de visão como baixa acuidade visual, dor nos olhos, fotofobia e perda súbita de visão são sinais de alerta e exigem avaliação imediata. O envelhecimento da população também tem trazido mais casos de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), que requer diagnóstico e tratamento precoce para melhores resultados”, recomenda a médica.
Equipe altamente qualificada
As equipes do Hospital de Olhos são compostas por médicos oftalmologistas altamente qualificados, cada um especializado em áreas distintas da oftalmologia, como catarata, retina, cirurgia refrativa, córnea, glaucoma, oculoplástica e oftalmopediatria/estrabismo. Outro ponto forte dos profissionais da equipe são as atividades de ensino e de pesquisa, como, por exemplo, com o Prof. Dr. Leonardo Provetti, professor associado da disciplina de Oftalmologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e orientador da pós-graduação da UFJF e Universidade de São Paulo (USP/SP).
“Investimos constantemente em atualização e treinamento, participando de congressos nacionais e internacionais para garantir que estamos utilizando as técnicas mais avançadas e seguras”, conta Luciana.
Além disso, a equipe multidisciplinar é treinada para oferecer uma experiência acolhedora e segura para o paciente. Essa preparação é essencial para lidar com uma ampla gama de casos, desde consultas de rotina até cirurgias complexas, garantindo sempre o melhor resultado possível para os pacientes.
A equipe completa conta ainda com Dr. José Neto (especialista em retina), Dra. Flávia Felizardo (especialista em plástica ocular), Dra. Carolina Costa (especialista em cirurgia refrativa), Dr. Leonardo Provetti (especialista em retina e neuroftalmologia), Dr. Thalles Wilson (especialista em plástica ocular), Dra. Raíra Moraes (especialista em oftalmopediatria), Dra. Mariana Neves (oftalmologia geral), Dr. Rômulo Carvalho (oftalmologia geral).
Inovações e diferenciais
Investir em inovação é um princípio fundamental para o Hospital de Olhos. Como explica a especialista, a equipe está sempre buscando e incorporando novas técnicas cirúrgicas para oferecer os melhores tratamentos aos pacientes.
“Oferecemos cirurgias de catarata com tecnologia assistida por laser de femtossegundo, sistema digital Verion para o posicionamento personalizado das lentes intraoculares de alta tecnologia, como as lentes trifocais e de foco estendido, que proporcionam uma visão mais nítida em diferentes distâncias, melhorando significativamente a qualidade de vida e a independência dos óculos”, exemplifica.
Além disso, o centro médico conta com a moderna plataforma EX 500 para cirurgia refrativa a laser, incluindo a técnica PRK transepitelial (Streamlight). Em termos de equipamentos, o hospital reúne o que há de mais moderno em diagnóstico por imagem e cirurgia ocular, como: retinografia de grande angular, que permite a fotografia panorâmica da retina sem necessidade de dilatação pupilar, tomógrafos de coerência óptica (OCT), Microscópios cirúrgicos de alta definição; laser de femtossegundo; luz pulsada, utilizada no tratamento do olho seco, laser para cirurgias plásticas oculares e blefaroplastia.
“Esses avanços permitem tratamentos mais precisos, rápidos e com menor tempo de recuperação para os pacientes”, conta Luciana.
Ambiente acolhedor
Para tornar o ambiente ainda mais acolhedor, o hospital dispõe de um setor dedicado à oftalmopediatria, com um espaço infantil que proporciona um atendimento mais lúdico para as crianças. Já são mais de três décadas como referência para oferecer o melhor cuidado ocular na região, que se preocupa com cada detalhe para cuidar da visão de seus pacientes com excelência e dedicação.
“Seja para consultas de rotina, diagnósticos complexos ou procedimentos cirúrgicos avançados, os pacientes encontram no hospital um ambiente acolhedor, seguro e preparado para atender às suas necessidades em todas as fases da vida”, afirma a médica.
Para marcar consultas e saber mais informações sobre o Hospital de Olhos, basta entrar em contato via telefone (32 3257-5400/ 32 3512-9862/ 32 98702-1696), conferir o site ou Instagram @hospitaldeolhosjuizdefora.